Secretaria da Cultura

Acervo


O acervo do MIS conta com mais de 200 mil itens. São fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além dos livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e VHS que formam o acervo biblioteconômico.

O Centro de Memória e Informação do MIS (CEMIS) é o núcleo do Museu responsável pela documentação, conservação, difusão e pesquisa dos seus acervos museológico, arquivístico e biblioteconômico. Também cabe ao CEMIS a digitalização das coleções de fotografias e vídeos.

Consulta ao Acervo

Com o processo de documentação dos acervos, realizado através do inventário de seus itens, foi desenvolvido um Banco de Dados que tem por objetivo reunir as diversas tipologias que formam a coleção, dinamizar o trabalho técnico e permitir a recuperação da informação, ampliando e diversificando as possibilidades de acesso. 

Para auxiliá-lo em sua pesquisa, parte das informações do Banco de Dados estará disponível a partir de agora. A equipe está padronizando os dados dos acervos e de suas tipologias para que a recuperação das informações do sistema seja efetiva e eficiente. Os registros disponibilizados estão em constante revisão e contamos com a sua colaboração para aprimorá-los, o que pode ser feito através do Fale conosco ou do email midiateca@mis-sp.org.br.

A consulta ao acervo pode ser realizada na Midiateca, que é o espaço de pesquisa às cópias de áudios, vídeos e fotografias do acervo museológico e ao acervo biblioteconômico, em uma sala de pesquisa equipada com televisores, aparelhos de DVD, CD, VHS e fita cassete.

Horário da Midiateca - terça a sábado, das 12h às 19h, domingos e feriados das 14h às 18h
Para mais informações e agendamentos de pesquisa entre em contato através do email midiateca@mis-sp.org.br ou do Fale Conosco.


O MIS lança o Catálogo seletivo eletrônico da série dossiês de eventos culturais e o Guia eletrônico de fundos e coleções do acervo arquivístico. Essas publicações técnicas são importantes instrumentos que auxiliarão os pesquisadores a conhecer e a localizar os documentos que compõe o acervo arquivístico do MIS.