handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

MIDIATECA

A Midiateca é o espaço de pesquisa ao acervo MIS, abriga cópias em CDs e DVDs do acervo museológico assim como o acervo bibliográfico.

O acervo bibliográfico é formado por livros, catálogos, periódicos, áudios e vídeos que possuem estreita relação com as temáticas encontradas no acervo museológico: fotografia, cinema, música, artes visuais, rádio e televisão. A construção desse acervo também se relaciona com os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Museu, dessa forma há publicações sobre a cidade de São Paulo - seus bairros e sua história - sobre o circo no Brasil e sobre a cultura popular brasileira, por exemplo.

Também é possível encontrar no acervo bibliográfico obras consideradas raras. Tratam-se de publicações com tiragem reduzida de até 300 exemplares, edições de luxo, obras esgotadas e exemplares com anotações manuscritas, incluindo dedicatórias.

Localizado no térreo do Museu, esse espaço multimídia é dotado de sala de pesquisa equipada com televisores, aparelhos de CD, DVD, VHS e fita cassete, além de um computador para acesso ao Acervo Online.

Orientações ao pesquisador

A pesquisa é gratuita e não é necessário agendamento. Para melhor preservar o acervo do Museu, não é permitida a entrada com alimentos e bebidas de qualquer espécie, bem como com bolsas, sacolas, mochilas e pastas.

O acervo está disponível apenas para consulta local. Acesse aqui para informações sobre reprodução e uso de obras e documentos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terças a sábados — 12h às 19h
Domingos e feriados — 14h às 18h

CONTATO

midiateca@mis-sp.org.br

Livros, catálogos e periódicos

A coleção conta com mais de 5 mil livros e cerca de 2600 catálogos. É possível consultar catálogos de mostras e festivais de cinema, exposições e outros eventos relacionados à cultura, realizados nos últimos 50 anos, tanto em instituições paulistas como de outros estados do Brasil.

Também estão disponíveis catálogos das exposições produzidas pelo MIS, como Memória Paulistana (exposição que inaugurou a sede do Museu), Ecos do século (que comemorou os 30 anos do MIS) e outras mais recentes, como O mundo de Tim Burton.

Cinema, fotografia e música brasileira são os temas que podem ser pesquisados na coleção de periódicos, tratam-se de revistas especializadas, nacionais e internacionais, com caráter tanto informativo quanto técnico. Há publicações clássicas como a Cahiers du Cinèma, a Iris e a Super 8 Filmmaker, e outras contemporâneas tais como a ARS - Revista do Programa de Pós- graduação em Artes Visuais da ECA-USP, a Serrote e a Devires Cinema e Humanidades.

Áudio e video

Na Midiateca do MIS é possível escutar aos primeiros registros em áudio produzidos pela equipe do MIS na década de 1970, tais como a entrevista de Tarsila do Amaral, o debate sobre a semana de arte moderna na residência de Guiomar Novaes e as entrevistas com os fotógrafos lambe-lambe que atuavam nos parques de São Paulo.

Também pode-se ter acesso ao resultado de todos os projetos de História Oral realizados pelo Museu ao longo de sua história, registrados tanto em áudio quanto em vídeo.

O acervo também conta com DVDs de filmes nacionais e estrangeiros, dos gêneros animação, documentário, ficção, experimental e institucional. Produções realizadas por meio dos editais do PROAC, assim como os filmes da extinta Programadora Brasil, que reúne cerca de 970 títulos de produções brasileiras, também podem ser acessados.

Acervo Christian Pettermann

Christian Petterman (1966 - 2016) foi jornalista e crítico de cinema. Mais de 600 itens de seu acervo pessoal, entre livros CDs e DVDs, foram doados ao MIS e agora estão disponíveis aos frequentadores do Museu.

Obras raras

Dentre as publicações consideradas raras presentes no acervo bibliográfico encontram-se tiragens de gravuras de Lasar Segall, Newton Navarro, Maria Bonomi e Renina Katz.

A coleção de obras raras está disponível para pesquisa mediante agendamento. Saiba mais sobre o agendamento de pesquisas.