MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Simpósio Global Strike: Arte e ativismo em rede

Evento, que acontece no dia 5 de outubro, traz três mesas de debate com especialistas para discutir questões acerca da arte, mídia e política na atualidade. 

Data

05/10/2016

Horários

a partir das 10h

Em outubro, o MIS apresenta o Simpósio Global Strike: Arte e ativismo em rede. O encontro traz debates com especialistas em diversas áreas, que discutirão questões da contemporaneidade com foco em arte, mídia e política, tais como: as aproximações entre manifestações estéticas e políticas; a ambiguidade e o paradoxo da ideia de greve no contexto pós-industrial; a dissolução de fronteiras entre o digital e o analógico; a espetacularização do registro, e dos mecanismos de controle e vigilância; entre outros. 

O evento é fruto de um projeto do pesquisador e artista Clayton Policarpo, em desenvolvimento na residência 2016 do NECMIS  – Núcleo de Estudos Contemporâneos do MIS, coordenado por Luiz Felipe Pondé, que visa desenvolver pesquisas na área de humanidades aplicadas a produtos de mídias audiovisuais, com a intenção de estimular a pesquisa sistemática de um tema, associando-a à realização de um produto de audiovisual para o mercado artístico.

Global Strike
se articula em três diferentes momentos, sendo estes intercambiantes: uma convocatória para ações de desconexão dos meios de produção, consumo e vigilância; paralisações com duração de 5 minutos; e criação e recebimento dos relatos produzidos durante os períodos de desconexão. A somatória de tais fases busca questionar a pressão produtiva e as alternativas de liberdade nas sociedades contemporâneas. O Simpósio marca o início da etapa de convocatória, e está organizado em três mesas de discussão, com especialistas de diversas áreas. 

 Confira a programação completa:
 
10h
Mesa: Manifestações Multitudinárias
Palestrantes: Luana Geiger, Maria Collier de Mendonça e Tulio Malaspina
Frente à emergência de movimentos sociais e organizações espontâneas na reinvindicação de direitos e contestação da arbitrariedade na política, propomos um estudo de ações multitudinárias, em um âmbito histórico e sociológico; bem como as experimentações de caráter estético que se geram nesse contexto. Interessa-nos atos que ocorrem nas fissuras de sistemas hierárquicos pré-estabelecidos, tais como protestos em ‘espações’ públicos, movimentos occupy, e manifestações populares.
 
14h30
Mesa: O não-lugar da arte: arte e ativismo político
Palestrantes: Claudio Bueno, Marcelo Denny, Sergio Basbaum, Rafael Pagatini
As aproximações entre práticas estéticas e ativismo trazem a tona questões como: o que é arte e qual sua função social. Os limites entre estética e política apresentam-se por vezes de maneira difusa, ao tempo que permitem trabalhos artísticos que, além da demanda de uma ação intelectual dos participantes, acontecem em contextos definidos socialmente de maneira provisória.
 
19h
Mesa: Ambivalência das mídias: participação social, vigilância e controle
Palestrantes: Lucia Santaella, Luiz Felipe Pondé, Diogo Andrade Bornhausen
O aspecto mercadológico da internet é um de seus principais vetores de evolução e crescimento. Em seu funcionamento, a rede web extrapola a perspectiva idealizada em seus primórdios: para além de um ambiente de distribuição de conhecimento e possibilidades de ruptura de uma estrutura hierárquica de comunicação; tornou-se um sistema de vigilância e controle que não pode ser ignorado.
 
Sobre os palestrantes
 
Luiz Felipe Pondé
É filósofo, escritor e ensaísta, pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv. Pondé é coordenador do NECMIS, e professor da PUC-SP e FAAP. É também colunista da Folha de S. Paulo e autor dos livros Do pensamento no deserto, Conhecimento na desgraça e O Homem insuficiente (EdUsp), e Crítica e profecia (Editora 34). Seu mais recente livro é Filosofia para corajosos (Editora Planeta).
 
Lucia Santaella
É pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 39 livros, entre os quais: Matrizes da linguagem e pensamento: Sonora, visual, verbal (Iluminuras/Fapesp, Prêmio Jabuti
2002), Mapa do jogo. A diversidade cultural dos games (org., Ed. Cengage Learnin, Prêmio Jabuti 2009), entre outros. Recebeu ainda os prêmios Sergio Motta em Arte e Tecnologia (2005) e Luis Beltrão, maturidade acadêmica (2010).
 
Diogo Andrade Bornhausen
Doutorando e Mestre em Comunicação e Semiótica na linha de pesquisa ‘Cultura e Ambientes Midiáticos’ pela PUC–SP, Especialista em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Vice-diretor do Arquivo Vilém Flusser São Paulo, Diretor Presidente do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia – CISC e Professor de Teorias da Comunicação (Graduação e Especialização) na Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Alvares Penteado/SP.
 
Cláudio Bueno
É artista visual e professor, doutor em Artes Visuais pela ECA-USP, 2015, com a tese intitulada “Campos de Invisibilidade”. Participou de exposições e residências nacionais e internacionais, como “Videobrasil em Contexto”, 2012 (Delfina Foundation/Londres e Casa Tomada/São Paulo), “Where the streets have no name”, Hessel Museum of Art/CCS Bard (Nova York); “Grau Zero”, Paço das Artes (São Paulo).
 
Rafael Pagatini
Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Mestrado em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo no Departamento de Artes Plásticas. Artista plástico e pesquisador com experiência na área de Artes, com ênfase em Prática de Artes, realizou exposições no Brasil e exterior.
 
Sergio Basbaum
É músico, bacharel em Cinema pela Universidade de São Paulo (1994), mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), com Pós-Doutorado em Filosofia pela UNESP. Atualmente é docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
 
Marcelo Denny
Professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP, responsável pelas disciplinas “Maquiagem e Caracterização”, “Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I a V”, ministra as disciplinas “Cenografia e IndumentáriaI e II” e “Práticas Performativas”. Doutor em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo.
 
Luana Geiger
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: arte pública, instalação, escultura contemporânea, arte-tecnologia e expografia.
 
Maria Collier de Mendonça
Doutora (2014) e Mestre (2010) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Realizou estágio de doutorado sanduíche na York University, em Toronto, Canadá (2013), com bolsa Capes. Bacharel em Comunicação Social com Habilitação para Publicidade e Propaganda pela ESPM-SP (1993).  Trabalhou nas áreas de atendimento, planejamento e pesquisa das agências de publicidade e institutos de pesquisa: Ogilvy & Mather, Young & Rubicam, Talent, Research International, Loducca e JW Thompson.
 
Tulio Malaspina
É formado em comunicação social com especialização em marketing, trabalha como consultor em planejamento estratégico e mobilização. É fundador da SustentaLab e colaborador na Escola de Ativismo. Integra a equipe do Update Politics (http://updatepolitics.cc
 
Governo do Estado de SP