MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinematographo

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, em que as projeções de filmes mudos eram acompanhadas por trilha sonora executada ao vivo, o MIS promove o projeto mensal Cinematographo. Na edição de julho, o projeto conta com uma programação especial, que integra a programação da mostra de Georges Méliès. Ingressos à venda.

Data

15/07/2012

Horários

16h

Ingresso

R$ 4,00 (50% de desconto para estudantes)

 Ingressos esgotados

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, em que as projeções de filmes mudos eram acompanhadas por trilha sonora executada ao vivo, o MIS promove o projeto mensal Cinematographo. Na edição de julho, o projeto conta com uma programação especial, que integra a programação da mostra de Georges Méliès. 

O MIS apresenta um programa exclusivo com uma seleção de filmes do cineasta e ilusionista francês, ilustrados da maneira em que eram a princípios do séc. XX. A exibição de filmes como Voyage dans la lune, Impressionniste fin de siècle e Barbe Bleue será acompanhada pela improvisação de Lawrence Lehérissey ao piano e contará com a narração de sua bisneta, Marie-Hélène Lehérissey. O evento conta com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo e do Bureau Export de la Musique.

Sobre Georges Méliès
Georges Méliès (1861-1938) foi desenhista, mágico, diretor de teatro, decorador, ator, técnico, produtor-diretor-distribuidor de mais de 500 filmes entre 1896 e 1912. Durante quase vinte anos, Méliès reinou como mestre absoluto sobre o mundo da fantasia e dos truques cinematográficos. Sua contribuição para a Sétima Arte é essencial, porque ele abre à cinematografia, então nascente e quase exclusivamente documentária, as portas do sonho, da magia, da ficção. Méliès realiza um ato fundador ao unir o universo de Robert-Houdin à cronofotografia ou cinematografia de Marey e dos irmãos Lumière. Recentemente, o público pôde conhecer um pouco mais da história de Méliès com o filme A Invenção de Hugo Cabret (Hugo, Estados Unidos, 2011), de Martin Scorsese – obra que conquistou cinco Oscars neste ano. A referência ao cineasta também pode ser notada em diversas outras esferas artísticas. É o caso do videoclipe Tonight, Tonight (1996), da banda de rock norte-americana The Smashing Pumpkins, totalmente baseado em Viagem à Lua. Além do grande sucesso, o trabalho conquistou o prêmio de melhor videoclipe daquele ano no MTV Video Music Awards.
 
Governo do Estado de SP