handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Seis análises sociológicas e estéticas no cinema

O curso aborda a análise fílmica e estética do cinema em seis filmes de ficção, do gênero dramático, produzidos nas duas últimas décadas, tendo como eixo condutor a temática pela história e pela teoria crítica sociológica. Serão exibidos os seguintes filmes, seguidos da análise realizada pelo professor a partir da temática exposta:

Segunda-feira ao sol (Los Lunes al Sol, Dir. Fernando León de Aranoa, Espanha, 2002, 113 min): aborda como a reestruturação produtiva espanhola atacou os trabalhadores da indústria naval.

O corte (Le Couperet, Dir. Costa-Gavras, Bélgica/França, 2005, 122 min): filme do consagrado diretor grego Costa-Gavras que faz uma excelente reflexão sobre a corrosão do caráter na sociedade ultraconcorrencial do capitalismo avançado.

Biutiful (Biutiful, Dir. Alejandro González Iñarritu, México/Espanha, 2010, 130 min): fala sobre os imigrantes superexplorados em Barcelona que realizam trabalhos clandestinos para sobreviver

Bem-vindo (Welcome, Dir. Philippe Lioret, França, 2009, 110 min): trata do preconceito racial e dos fluxos migratórios originados por guerras ou outras catástrofes a partir de seu protagonista, um iraquiano que viaja clandestinamente do Iraque à Albânia e, de lá, à França, até chegar a Londres.

Persépolis (Persepolis, Dir. Marjane Satrapi, França, 2007, 95 min): cinebiografia em animação realizada pela artista Marjane Satrapi sobre a Revolução Iraniana, que acabou oprimindo as mulheres e a esquerda política devido ao fundamentalismo religioso, afetando os costumes de toda uma nação por gerações.

Afterimage (Afterimage, Dir. Andrzej Wajda, Polônia, 2016, 98 min): último filme do consagrado diretor Wajda, aborda a cinebiografia de Wladyslaw Strzeminski, artista de vanguarda que viveu grandes dificuldades na Polônia da era stalinista devido ao jdanovismo que imperou nas concepções esquemáticas artísticas àquela altura no Leste Europeu.

Público-alvo: Interessados por cinema e teoria sociológica maiores de 18 anos.

Sobre o professor

Claudinei Cássio de Rezende é professor de História da Arte  e de História, Trabalho e Cultura na PUC-SP, doutor e mestre em Ciências Sociais pela Unesp (Fapesp), bacharel e licenciado em Ciências Sociais e licenciado e especialista em História. Pesquisador do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (NEHTIPO - PUC/SP CNPq) vinculado à linha de pesquisa Ontologia, História e Arte. Possui um livro publicado pela Editora Unesp, escolhido pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais da Unesp. Realizou pós-doutorado em História Moderna. (http://lattes.cnpq.br/6120520597159844)

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos