Secretaria da Cultura

Educativo


O Núcleo Educativo do MIS atua no segmento da educação não-formal sistematizada, desenvolvendo projetos de formação crítica para alunos, professores e público geral através de visitas mediadas, oficinas, cursos, palestras e diversas outras ações.

A equipe é composta por educadores de diferentes áreas acadêmicas e possui formação continuada, atualizando-se no cenário da arte-educação e desenvolvendo pesquisas e ações específicas para cada exposição em cartaz.

A maior dedicação do Núcleo são as VISITAS MEDIADAS.

As visitas mediadas têm duração de 90 minutos, ocorrem nas exposições do museu, e são sempre conduzidas por um educador com formação no assunto. Elaboradas para diversos perfis de grupos – escolares, universitários e instituições sociais – as visitas apresentam os conteúdos do museu através de metodologias específicas para diferentes faixas etárias e ciclos escolares. 

O agendamento é realizado através do preenchimento do Formulário de visitas neste link

Outros programas

Formação de professores – Ao longo do ano, são realizados seis encontros para professores. Estes encontros, em formato de workshop, visam oferecer possibilidades de trabalho em sala de aula para os conteúdos das exposições do MIS, dessa forma, o professor consegue preparar seus alunos antes da visita, e dar continuidade aos assuntos abordados no museu.
Em 2015, os encontros serão realizados nos meses de abril, maio, junho, julho, agosto e setembro.

Projeto Acessa MIS – Com edições trimestrais, o Acessa MIS, projeto de acessibilidade, busca a aproximação de públicos com deficiências ao universo cultural do museu, através de visitas mediadas e atividades práticas.

Projeto MIS+60 – Atendendo a crescente demanda, o Núcleo Educativo desenvolve visitas especiais para público idoso com atividades de ateliê. As instituições interessadas podem efetuar normalmente o agendamento, especificando a faixa etária no formulário.

Cineclube do Educativo - Projeto mensal de formação de público com exibição de filme acompanhado por debate com educadores do museu. A seleção de filmes é feita para apresentar clássicos do cinema ao público adolescente. Acontece toda segunda sexta-feira de cada mês, sem necessidade de inscrição prévia.

Diálogos MIS – Grupo mensal de discussões com o Núcleo Educativo aberto ao público. Em 2015, serão lidos e discutidos textos clássicos de fotografia e cinema, em paralelo às exposições em cartaz do museu.

Projeto Hyperlink – Desenvolvido em parceria com escolas da rede pública, o projeto consiste em uma visita educativa com duração de dois dias, na qual os alunos realizam oficinas práticas e participam de bate-papo com artistas em cartaz no MIS, na exposição Nova Fotografia.

Oficinas mensais – Todos os meses, o Núcleo realiza ao menos uma oficina audiovisual aberta ao público, aos sábados. A programação pode ser consultada em nossa página no facebook e no site.

Quer saber mais sobres os projetos do Educativo MIS? Nos escreva no e-mail: educativo@mis-sp.org.br e acompanhe nossa página no Facebook