MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Gestão de acervos filmográficos

Maria Fernanda Curado Coelho, mestre em conservação audiovisual pela USP, aborda os conceitos essenciais da conservação, catalogação e difusão de acervos audiovisuais.

Data

19/05/2010

Retirar ingresso com 1 hora de antecedência.

Com Maria Fernanda Curado Coelho

Esta palestra, que integra a Semana Nacional de Museus, aborda os conceitos essenciais da conservação, catalogação e difusão de acervos audiovisuais. O evento se focará no cotidiano do arquivo e suas reflexões são aplicáveis tanto na gestão dos arquivos com imagens fotoquímicas quanto eletrônicas (analógicas ou digitais).

Desde o surgimento do cinema em 1895, a imagem em movimento tornou-se uma veículo essencial para a percepção da realidade, especialmente nas culturas ocidentais. O mundo de hoje é inimaginável sem o cinema, a televisão, o vídeo, DVD, etc. Os acervos filmográficos – ou audiovisuais – são constituídos de objetos extremamente frágeis e exigem procedimentos específicos para sua conservação.

Sobre Maria Fernanda Curado Coelho
Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), pós-graduada em Museologia pelo Instituto de Museologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e bacharel em Comunicação Social com Especialização em Cinema, Rádio e TV pela Fundação Armando Álvares Penteado/FAAP. Há 30 anos trabalha na Cinemateca brasileira, atualmente no setor de preservação. Como professora convidada, ministra a disciplina Gestão de Arquivos Audiovisuais na pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) desde 2004.

Governo do Estado de SP