Secretaria da Cultura

Programação


Conexão Cultural São Paulo

Em comemoração ao aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, o MIS promove pelo segundo ano consecutivo o Conexão Cultural. O evento reúne exposições, arte urbana ao vivo, música e gastronomia.

São Paulo é uma das principais capitais mundiais de arte urbana, e diariamente nos conectamos às mais variadas formas de manifestações - desde artes visuais, passando por músicos que se apresentam nas caçadas e nos metrôs, intervenções artísticas no cenário urbano, até chegarmos à gastronomia de rua que se espalha pela metrópole. O Conexão Cultural São Paulo chega ao MIS, novamente, para juntar todas as formas artísticas que se expressam nas ruas de São Paulo. 

Mais uma vez, o evento tem como marca a interação com o público, como acontece na Exposição Remixando com Eduardo Kobra, com murais selecionados pelo artista Eduardo Kobra, que fica exposta até 9 de fevereiro. Outro destaque é a instalação Memória Revelada, que convida o público a compartilhar suas lembranças – neste caso, fotos e filmes Super 8 – e construir um grande acervo de memórias coletivas e pessoais em um mural. Quem gosta de fotografias não pode perder, ainda, o concurso e a exposição Expressões Urbanas de São Paulo, que irá selecionar imagens feitas com a câmera Lomo para exposição no espaço Nicho.
 
Para completar a programação do Conexão Cultural São Paulo, não poderia faltar a parte gastronômica, sempre com renomados chefs preparando pratos que traduzem a diversidade paulistana. Nesta edição, o público conta com barracas de pastéis do Kioto, cachorros-quentes com salsichas artesanais de Dudu Borger e Paulo Yoller, além de tacos e tostadas da Lourdes Hernandez e ceviches e arepas, do restaurante Suri.

Festival de Clipes e Bandas
No mesmo dia, o MIS recebe os shows de encerramento do Festival de Clipes e Bandas, que contou com um concurso de videoclipes colaborativos e concurso de novos talentos. No dia 25, sexta-feira, acontece o show da cantora Blubell, às 19h, com abertura de uma das bandas selecionadas pelo Festival. 

Conheça a programação completa do Conexão Cultural:
 
Memória Revelada – minha história em uma imagem
13h às 22h | Espaço Expositivo Térreo
Fotos e os filmes sempre foram utilizados para registrar vínculos, lugares e situações de forma artística ou documental. No dia do aniversário de São Paulo, o público é convidado a trazer uma fotografia ou um filme em Super 8 para compor um mural. O autor ou proprietário da imagem pode interagir com a sua contribuição visual, fixando na fotografia um post- it com comentários, legendas ou mensagens.  
O resultado é um conjunto de fragmentos trazidos por pessoas que, de alguma forma, interagem ou interagiram com a cidade. Lembranças individuais que passam a ser coletivas quando se misturam.
Após a exposição, os participantes terão sete dias para retirar as fotografias. Caso as mesmas não sejam retiradas neste período, as imagens serão arquivadas no Museu.
 
Expressões Urbanas da Cidade de São Paulo
13h às 22h | Nicho (térreo)
A exposição Expressões Urbanas da Cidade de São Paulo, fruto de uma competição online organizada através de parceria entre O MIS, a Lomography e o projeto Conexão Cultural, privilegia as expressões dessa metrópole: sinalizações de rua, diferentes tribos e seus visuais, catadores de materiais recicláveis, repentistas, pixações, manifestações de rua, happenings, multidão nos coletivos, festas das tantas colônias imigrantes. Estão expostas vinte fotografias feitas com a câmera analógica Lomo selecionadas dentre as muitas que participaram da competição.
 
Remixando com Eduardo Kobra
crie um lambe-lambe a partir de algumas obras do artista
25.01 a 09.02
13h às 22h | Foyer do Auditório MIS (térreo)
A exposição é parte do projeto Conexão Cultural, que tem por objetivo integrar as pessoas e a cidade por meio da arte de rua, e é recebido pelo Museu da Imagem e do Som em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo.
Por meio de convocatória foram selecionados vinte artistas que realizaram releituras de três murais de Eduardo Kobra, artista paulistano conhecido pelos murais tridimensionais espalhados pela metrópole paulistana marcados pelo traço, luz, sombra e cores que criam uma relação entre uma atmosfera de nostalgia e a constante agitação característica dos grandes centros urbanos.
As vinte obras expostas mostram a criatividade e o talento desses artistas que tiveram a oportunidade de trabalhar a partir da obra desse artista que modifica a paisagem urbana por meio de sua arte.
 
O Bardo e o Banjo 
15h30 às 19h30 | área externa
Alinhar música tradicional a apresentações ao vivo, sem microfones, sem equipamentos eletrônicos e em praticamente qualquer lugar: essa é a ideia de O Bardo e o Banjo, o trio que se apresenta no MIS.

Gastronomia 
13h às 22h | área externa
Para completar a programação do Conexão Cultural São Paulo, não poderia faltar a parte gastronômica, sempre com renomados chefs preparando pratos que traduzem a diversidade paulistana. Nesta edição, o público conta com barracas de pastéis do Kioto, cachorros-quentes com salsichas artesanais de Dudu Borger e Paulo Yoller, além de tacos e tostadas da Lourdes Hernandez e ceviches e arepas, do restaurante Suri.
 
Arte ao Vivo 
com Cadu Mendonça
13h às 19h | área interna   
O público poderá assistir à criação de uma painel pelo artista Cadu Mendonça, que mistura une seu traço pessoal à linguagem do graffiti.  
 
Intervenção Curativos Urbanos
13h às 22h | área interna
O que você faria com um curativo para a cidade?  Um grupo de seis pessoas insatisfeitas com os rumos das metrópoles brasileiras resolveu se mobilizar e criar o projeto Curativos Urbanos, uma espécie de cura, por meio de esparadrapos gigantes, para as calçadas da cidade.

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  • Governo do Estado de São Paulo