Secretaria da Cultura

Programação


Pontos MIS | Abril

 O MIS apresenta a programação de março do Pontos MIS, programa que leva sessões de cinema e oficinas de audiovisual gratuitas para municípios de São Paulo. Com uma seleção especial de curtas e longas-metragens, o projeto, que está em seu segundo ano, apoia a criação de espaços alternativos de exibição em cidades do Estado para promover o acesso ao cinema e a formação de público.


Neste mês o projeto recebe filmes como Piaf - Um Hino ao Amor, com a vencedora do Oscar de 2008 de melhor atriz, Marion Cotillard. O filme conta a história da vida da cantora Edith Piaf, que apesar de ter sucesso internacional e dinheiro, também ganhou a constante vigilância da opinião pública.
O programa apresenta também novas oficinas como Haikai Audiovisual, abordando o universo da produção e criação de uma obra audiovisual a partir da linguagem dos poemas “haikais” (forma poética de origem japonesa, que valoriza a objetividade), a oficina será ministrada por Letícia Kamada e Lígia Kamada; Linguagem Audiovisual – Introdução à Técnica e Linguagem do Audiovisual, oficina ministrada por Flavio Brito, que traça nesse encontro um panorama do processo criativo e produtivo de uma obra audiovisual, da idéia inicial, à finalização e exibição; e Introdução à Produção Cinematográfica Digital Independente, mostrando técnicas de baixo custo que podem ser utilizadas em curta metragens, publicidade, programas de TV e videoclipes. No final os participantes produzirão um curta-minuto (ministrada por Raphael Martinez).
 
Para o ano de 2013 o programa também realiza a Residência Pontos MIS. Escolhidos através de uma convocatória, que terá inscrições abertas no site do MIS do dia 10 de abril a 24 de maio de 2013, o MIS vai acolher dez residentes paulistas, ou que residam no Estado de São Paulo. Durante uma semana os escolhidos assistirão aulas e palestras nas dependências do museu e farão visitas a empresas e instituições ligadas ao audiovisual. Após a semana de aula, os residentes voltarão para as suas cidades, produzirão seus filmes de curta-metragem e poderão voltar ao MIS para a edição do material.
 
Programas
 
Programa 1
5 Minutos (direção Quico Meirelles, 2011, 6 min)
Elenco: Maria Flor e Juliano Cazarré
Classificação: livre
Quando Laura e Rui, um casal brasileiro que mora em Londres, vai a um pub e encontram o local fechado, começam a discutir sobre o que pode acontecer em 5 minutos.
 
Os 12 Trabalhos (direção Ricardo Elias, Brasil, 2007, 90 min)
Elenco: Sidney Santiago, Flávio Bauraqui, Vera Mancini e Vanessa Giácomo
Classificação: 12 anos
Heracles é um jovem negro, que vive na periferia de São Paulo e gosta de desenhar. Há dois meses ele deixou a Febem e agora procura uma ocupação. Por indicação de seu primo Jonas, Heracles passa a trabalhar como motoboy. Em seu período de experiência, ele precisa realizar 12 tarefas pela cidade de São Paulo, que o impele a lidar com o preconceito, a burocracia e sua própria falta de malícia no novo serviço.
 
Programa 2
Pimenta (direção Eduardo Mattos, 2010, 13 min)
Elenco: Sandra Corveloni, Gustavo Mattos, Eduardo Melo, Ricardo Bittencourt, Rogério Brio, Lílian Blanc e Júlia Paladino Lobo.
Classificação: livre
Interior da Bahia. Anos 60. Não fosse a garrafa de pimentas que seu pai ganhara de presente, seria uma tarde qualquer para Zeca. Era uma garrafa linda, mas muito perigosa. Ele tinha que se livrar dela.
 
O Contador de Histórias (direção Luiz Villaça, Brasil, 2009, 100 min) 
Elenco: Maria de Medeiros, Malu Galli, Jú Colombo, Marco Antonio, Paulo Henrique, Clayton dos Santos da Silva, Cabelinho de Fogo e Chico Diaz.
Classificação: 12 anos
O filme relata a trajetória de Roberto Carlos Ramos que, nos anos 1970, é deixado pela mãe em uma entidade assistencial. Considerado irrecuperável pela diretora da entidade, para a pedagoga francesa Margherit Duvas, Roberto representa um desafio. Determinada a fazer do menino o objeto de seu estudo, ela tenta se aproximar dele, fazendo surgir uma relação de amizade e ternura, que coloca em xeque a descrença de Roberto em seu futuro.
 
Programa 3
Ernesto no País do Futebol (direção André Queiróz e Thaís Bologna, 2009,14 min)
Elenco: Andrés Nigoul, Cacá Caldas, Fábio da Bola, Jackson Oliveira, Joaquim César, Lucas L. Kweller, Malu Bazan, Matheus Fagundes, Nicolas Bollini, Prata, Sérgio Pardal, Sérgio Siviero e Victor Filgueiras
Classificação: livre
Em ano de Copa do Mundo, o que poderia ser pior para um garoto argentino do que morar no Brasil? 
 
Os Xeretas (direção Michael Ruman, Brasil, 2001, 90 min)
Elenco: Fábio Lins, José Eduardo Gomes, José Luiz Batistella e Fábio Henrique
Classificação: 8 anos
Duda, Tato e Nick, amigos inseparáveis conhecidos como os Xeretas, encontram uma menina com um símbolo tatuado, e descobrem que ela faz parte do povo Aleph. Para retornar ao seu mundo, ela precisa de um medalhão, que é a chave dos portais. Os Xeretas resolvem ajudá-la, indo à busca dos ladrões que roubaram o medalhão que estava em um museu de São Paulo.
 
Programa 5
Dona Cristina Perdeu a Memória (direção Ana Luiza Azevedo, Brasil, 2002, 13 min)
Elenco: Lissy Brock e Pedro Tergolina
Classificação: livre
Antônio, um menino de 8 anos, descobre que sua vizinha Cristina, de 80, conta histórias sempre diferentes sobre a sua vida, os nomes de seus parentes e os santos do dia. E Dona Cristina acredita que Antônio pode ajudá-la a recuperar a memória perdida.
Antes que o Mundo Acabe (direção Ana Luiza Azevedo, Brasil, 2009, 100 min)
Elenco: Pedro Tergolina, Bianca Menti, Eduardo Cardoso, Caroline Guedes, Eduardo Moreira, Janaína Kremer e Murilo Grossi
Classificação: 12 anos
Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: como lidar com uma namorada que não sabe o que quer, como ajudar um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade onde vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que ele nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas  primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que ele pensa.
 
Programa 6
Vida Maria (direção Márcio Ramos, 2009, 9 min)
Classificação: livre
Produzido em computação gráfica 3D, o curta-metragem mostra personagens e cenários modelados com texturas e cores pesquisadas e capturadas no Sertão Cearense, no Nordeste do Brasil, criando uma atmosfera realista e humanizada. Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos e envelhece.
 
Narradores de Javé (direção Eliane Caffé, Brasil, 2003, 100 min)
Elenco: José Dumont, Nelson Dantas, Nelson Xavier e Matheus Nachtergaele
Classificação: 12 anos
Moradores de Javé, povoado ameaçado de extinção - pois será encoberto pelas águas de nova hidrelétrica - se unem para reconstruir, com testemunhos da memória oral, sua história. O fazem com muito humor e picardia, ora com grandeza épica, ora com deboche. O presepeiro Antonio Biá faz as vezes de um Homero sertanejo.
 
Programa 7 
Ilha das Flores (direção Jorge Furtado, 1989, 12 min)
Elenco: Paulo José e Ciça Reckziegel
Classificação: livre
Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. Ilha das Flores segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.
 
Houve Uma Vez Dois Verões (direção Jorge Furtado, Brasil, 2002,75 min)
Elenco: Ana Maria Mainieri, André Arteche, Pedro Furtado e Julia Barth
Classificação: 14 anos
Chico, adolescente em férias na "maior e pior praia do mundo", encontra Roza num fliperama e se apaixona. Transam na primeira noite, mas ela some. Ao lado de seu amigo Juca, Chico procura Roza pela praia, em vão. Só mais tarde, já de volta a Porto Alegre e às aulas de química orgânica, é que ele vai reencontrá-la. Chico quer conversar sobre "aquela noite", mas Roza conta que está grávida. Até o próximo verão, ela ainda vai entrar e sair muitas vezes de sua vida.
 
Programa 8
Desentralha S.A. (direção Maurício Castaño, 2010, 11 min)
Classificação: livre
Dois irmãos são obrigados pela mãe a desaparecer com o desenho maravilhoso que fizeram na parede do quarto. Quem poderá ajudá-los nessa tarefa impossível?! Desentralha S.A.! Essa empresa mirabolante tira as crianças de qualquer encrenca.
 
A Profecia dos Sapos (direção Jacques-Rémy Girerd, França, 2003, 90 min)
Classificação: livre
Quarenta dias e quarenta noites de chuva - o mundo já viveu um dilúvio desses e, agora, está acontecendo tudo novamente. Os sapos, que anunciaram a catástrofe, tentam alertar os humanos. Fugindo da chuva, os vovôs Ferdinand e Juliette levam o netinho Tom e a amiguinha Lili para um enorme celeiro, que depois do temporal se transforma em uma Arca de Noé improvisada. Nessa inacreditável casa flutuante, eles reúnem os animais da fazenda e os bichos do zoológico da vizinhança. O mundo é inundado e tudo que eles têm para comer são 28 toneladas de batatas. Animais carnívoros e herbívoros precisam viver em paz para sobreviver. Como fazer? Inicia-se uma fantástica e divertida aventura.
 
Programa 9 
Anachronique (direção Mario Masetti, 2011, 15 min)
Elenco: Marco Aurélio e Bebel Ribeiro
Classificação: livre
Anachronique conta, de maneira nonsense, o quase encontro não realizado de dois tímidos enamorados. Ela, uma vendedora de uma floricultura sem clientes, parada no tempo, e ele um cliente que casualmente aparece na floricultura. O diálogo quase absurdo, que nos faz perceber influências de Beckett, mas com um fortíssimo e bem humorado componente brasileiro, dá o tempero necessário para todo esse contexto. 
 
Proibido Proibir (direção Jorge Durán, Brasil, 2007, 105 min)
Elenco: Alexandre Rodrigues, Caio Blat, Maria Flor e Edyr Duqui
Classificação: 16 anos
Paulo e Letícia estão apaixonados, sendo ela a namorada do melhor amigo de Paulo, Leon. Embora sejam universitários, eles não podem escapar da violência que domina o Brasil. Ao tentar salvar a vida de um menino que testemunhou um assassinato cometido por policiais, Leon é gravemente ferido. Ajudado por Letícia, Paulo o opera em casa e lhe salva a vida. A dolorosa experiência aprofunda os laços de amizade do trio e une finalmente Paulo e Letícia.
 
Programa 10
Aconteceu no Bixiga (direção Marcela Chamlian, 2012, 12 min)
Elenco: Sérgio Mamberti, Branco Mello, Terence Júnior, Rodrigo Alves, Henrique Caetano e Priscila Oliveira
Classificação: livre
Em meio à tradicional Festa da Nossa Senhora Achiropita em São Paulo, três garotos, moradores do bairro do Bixiga, resolvem roubar a santa para provar o valor deles a um poderoso mafioso da região.
 
Meninos de Kichute (direção Luca Amberg, Brasil, 2009, 100 min)
Elenco: Werner Schünemann, Vivianne Pasmanter, Arlete Salles e Lucas Alexandre
Classificação: livre
Meninos de Kichute conta a história de Beto, um menino de 12 anos que vive com seus pais e irmãos, em um bairro operário do Brasil. Seu grande sonho é o de se tornar um importante jogador de futebol; na realidade, ele quer mesmo é “ser o goleiro da seleção brasileira”. No entanto, seu sonho se esbarra com o radicalismo de seu pai, Lázaro, que vê o jogo como um grande pecado.
 
Programa 11
Dov’è Meneghetti? (direção Beto Brant, 1989, 12 min)
Elenco: Luiz Ramalho, Toni Lopes, Ligia Cortez, Eliana Fonseca, Rosi Campos e Mario Cesar Camargo
Classificação: livre
Uma fuga rocambolesca do célebre anarquista Gino Amleto Meneghetti, que apavorava os paulistanos abonados na década de 1920.
 
Titãs – A Vida Até Parece Uma Festa (direção Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, Brasil, 2009, 100 min)
Com: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto
Classificação: 12 anos
Os Titãs contam sua própria história. Quando o disco “Cabeça Dinossauro” foi lançado, Branco Mello comprou uma câmera já pensando em fazer um documentário e com seus companheiros de banda começou a registrar tudo que acontecia com eles naquele momento de explosão musical dos anos 80. O resultado é um filme com ritmo de aventura, cenas inéditas da vida dentro e fora dos palcos, gravações de álbuns antológicos e de grandes sucessos desde os primórdios até hoje em dia.
 
Programa 12
Françoise (direção Rafael Conde, 1998, 22 min)
Elenco: Débora Falabella e Fernando Ernesto
Classificação: Livre
Uma garota chamada Françoise. Um viajante esperando a partida. Dois solitários numa estação rodoviária.
 
VIPs (direção Toniko Melo, Brasil, 2010, 95 min) 
Elenco: Wagner Moura, Arieta Corrêa, Gisele Fróes, Juliano Cazarré, Norival Rizzo, Roger Gobeth, João Francisco Tottene, Amaury Júnior e Jorge D’Elía
Classificação: 16 anos
Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Assim passa a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes. Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono de uma empresa de aviação, durante um carnaval em Recife. Na mesma ocasião, chega a ser entrevistado no programa do apresentador Amaury Jr., que caiu na conversa do golpista. Marcelo circulou pelas altas rodas da sociedade. Foi preso diversas vezes e escapou outras tantas.
 
Programa 13
A Hora Vagabunda (direção Rafael Conde, 1998, 17 min)
Elenco: André Brasil, Cynthia Falabella e Luiz Fireball
Classificação: 12 anos
Um dia na vida de um jovem cineasta em conflito com a sua arte. Ele sabe que os obstáculos para realizá-la são muitos e que a cidade é apenas um deles. Mas ele não vai desistir sem pelo menos se arriscar.
 
Virando Bicho (direção Alexandre Carvalho e Sílvia Fraiha, Brasil, 2012, 75 min)
Com: Renan Campari, Erick dos Santos, Samara Viana, Ana Deise de Souza, Olívia Zanetti e Carolina Fairbanks
Classificação: 14 anos
Documentário sobre o sistema de ingresso dos jovens brasileiros nas Universidades. Com uma visão bem humorada e realista, o filme acompanha a vida de seis jovens que estão se preparando para o vestibular. O foco está nos cursos preparatórios de diferentes faixas sociais a fim de investigar as dificuldades dos jovens brasileiros de alta, média e baixa renda para ingressar numa boa Universidade. O filme também mostra a difícil realidade dos jovens que pertencem a algumas minorias, como os índios, que vivem afastados dos grandes centros.
 
Programa 14
Lápide (direção Paulo Morelli, 1997, 17 min)
Elenco: Denise Fraga e Antonio Calloni
Classificação: 12 anos
Um casal discute sobre amor, morte e a compra de um túmulo.
 
Reflexões de Um Liquidificador (direção André Klotzel, Brasil, 2010, 80 min)
Elenco: Ana Lucia Torre, Selton Mello, Fabiula Nascimento, Aramis Trindade, Marcos Cesana e Germano Haiut
Classificação: 18 anos
Um filosófico liquidificador nos conta de sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Seu marido, Onofre, desapareceu há alguns dias, e ela decide ir à polícia dar queixa do sumiço. Em meio a reflexões sobre a vida e as diferenças entre os objetos e os seres humanos, o liquidificador nos conta como tudo começou. Quando Onofre desaparece, os vizinhos e amigos do casal, como a fogosa Milena, querem ajudar. Mas Elvira só confia no liquidificador. Ainda mais que a polícia começa a desconfiar de assassinato, e o investigador Fuinha se encarrega do caso, disposto a tudo para descobrir a verdade.
 
Programa 15
Imminente Luna (direção Maurício Lanzara, 2000, 25 min)
Elenco: Raul Cortez, Bruno Alves, Emílio di Biasi e Luís Melo 
Classificação: 12 anos
Ernesto e Mathias são dois velhos que dividem um quarto num asilo. Ernesto não sai da cama. Mathias olha para fora e conta histórias que vê. Ernesto, rabugento e introspectivo, vai aos poucos se envolvendo nas histórias que Mathias lhe conta.
 
Canta Maria (direção Francisco Ramalho Júnior, Brasil, 2006, 94 min)
Elenco: Marco Ricca, Vanessa Giácomo, Edward Boggiss, José Wilker, Rodrigo Penna e Aloísio de Abreu
Classificação: 14 anos
Baseado em romance passado no final dos anos 30 no Nordeste brasileiro, o filme narra os amores da órfã Maria. Ela se apaixona por Filipe, um amansador de cavalos que vive num sítio com seu sobrinho, Coriolano, que se encanta pela jovem. O ciúme de Filipe destrói essas paixões, separando-os.
 
Programa 16 - MINI FESTIVAL ARGENTINO
Elsa & Fred – Um Amor de Paixão (direção Marcos Carnevale, 2005, 106 min)
Elenco: China Zorrilla, Manuel Alexandre e Federico Luppi
Classificação: 12 anos
Uma incomum e divertida história de amor crepuscular. Fred é um senhor recém viúvo e apático que vê a sua vida ser completamente transformada ao conhecer a extravagante Elsa, uma inquietante senhora com espírito jovial e aventureiro. 
 
Não é Você, Sou Eu (direção Juan Taratuto, 2004, 105 min)
Elenco: Diego Peretti, Luis Brandoni, Soledad Villamil e Cecília Dopazo
Classificação: 12 anos
Recém casado, Javier decide ir morar com a esposa em Miami e lá recomeçar a vida. Mas, indo para o aeroporto, ele recebe um telefonema da mulher, que viajou antes, confessando uma traição e avisando sobre o fim do casamento. Javier, em crise profunda, arranja um cãozinho de estimação para ajudá-lo a superar o trauma até encontrar um novo amor.
 
Quem Disse Que é Fácil? (direção Juan Taratuto, 2007, 105 min)
Elenco: Diego Peretti, Carolina Peleretti e Laura Pamplona
Classificação: 14 anos
Um homem solteiro, solitário e obcecado por sua organização pessoal, apaixona-se por uma nova vizinha, uma fotógrafa bonita e desorganizada que se descobre grávida, mas não sabe quem é o pai da criança.
 
Programa 17
Godofredo (direção Eva Furnari, 2009, 5 min)
Classificação: livre
Godofredo é um grande ogro, verde e desajeitado, que vive numa floresta fantástica. Suas atitudes são marcadas pela intuição, emoção e curiosidade. É como uma criança curiosa no corpo de um grandalhão. Godofredo encontra um interruptor que acende tudo o que ele encontra pela frente. Ele reage instintivamente, revelando para nós um olhar novo, cheio de humor, sobre um objeto de nosso cotidiano. 
 
Os Trapalhões e o Mágico de Oróz (direção Victor Lustosa e Dedé Santana, Brasil, 1984, 93 min)
Elenco: Renato Aragão, Mussum, Dedé Santana e Zacarias
Classificação: livre
Desesperados com a falta de comida e a miséria no Nordeste, os amigos Didi, Soró e Tatu partem para a cidade. No caminho, encontram um Espantalho abandonado que deseja possuir um cérebro. Seguindo, descobrem o Homem de Lata, cujo problema é a falta de um coração. Juntos, chegam à cidade de Oróz, local castigado pela seca e dominado pelo tirano Coronel Ferreira. O delegado Leão, a única autoridade que poderia tomar uma atitude, não faz nada por ser covarde.”
 
Programa 18
Naiá e a Lua (direção Leandro Tadashi, 2010, 13 min)
Classificação: Livre
Elenco: Brandina Benites Guarani e Liviane Arã Mirim de Lima
A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.
 
Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (direção Adriano Stuart, Brasil, 1978, 89 min)
Elenco: Renato Aragão, Mussum, Dedé Santana e Zacarias
Classificação: Livre
Vindo do espaço, o príncipe Flick pede a ajuda dos Trapalhões para libertar o planeta onde vive do domínio do malvado Zuco. Ele oferece uma recompensa aceita pelos quatro amigos, que embarcam em uma nave espacial pilotada por um monstro peludo chamado Bonzo. 
No planeta, usam artimanhas e vencem Zuco, mas não conseguem salvar a vida da Princesa Myma, que havia sido raptada pelo bandido. Ela deve ser substituída no trono por Loya, justamente a namorada de Didi, que conheceu durante a aventura no planeta estranho. 
 
Programa 19
Carlitos e Mabel Assistem às Corridas (direção Charles Chaplin, 1914, 10 min)
Elenco: Charles Chaplin e Mabel Normand
Classificação: Livre
Isso sim é que é corrida maluca. Prepare-se para as situações mais incríveis e hilárias interpretadas por Carlitos e Mabel Normand, uma dupla do barulho que marcou época nos primórdios do cinema mudo.
 
Os Fantasmas Trapalhões (direção J. B. Tanko, Brasil, 1987, 83 min)
Elenco: Renato Aragão, Mussum, Dedé Santana e Zacarias
Classificação: Livre
Os amigos Didi, Dedé, Mussum e Zacarias vendem artesanato na beira da estrada quando são surpreendidos por uma perseguição de carros. Após um acidente, socorrem o velho Giovanni que, antes de morrer, revela o esconderijo de uma fortuna. É o dinheiro roubado de um banco na Itália pelo qual é oferecida uma recompensa de cinco milhões de dólares. Com a ajuda do delegado Augusto, os quatro vão em busca do dinheiro em um castelo assombrado e distante. No encalço deles, estão os bandidos e, durante a aventura, Didi se apaixona pela cigana Ruth, e Augusto, pela jovem Leila. Para enfrentar os obstáculos, eles contam com a ajuda do fantasma Nicolas.
 
Programa 20
Frankenstein Punk (direção Cao Hamburger e Eliana Fonseca, 1986, 12 min)
Classificação: livre
A história de Frank, uma criatura diferente, nascida ao som da música "Singing in the rain", que parte em busca da felicidade. 
 
Bibi, a Bruxinha (direção Hermine Huntgeburt, Alemanha, 2002, 102 min)
Elenco: Sidonie von Krosigk, Maximilian Befort, Katja Riemann, Ulrich Noethen e Corinna Harfouch
Classificação: livre
A bruxinha Bibi está contente, pois salvou duas crianças de um incêndio. Mal sabe que, ao ser premiada pelo conselho de magia por sua ação de heroísmo, atrai a inveja da malvada  bruxa Rabia, que fará de tudo para prejudicar sua vida e de sua família. Mas Bibi não desiste. Ao lado de seu amigo Florian e de outras bruxinhas, ela vai enfrentar Rabia e seu gato falante Kater. Será uma deliciosa e engraçada batalha com direito a muitas feitiçarias.
 
Programa 21
O Troco (direção André Rolim, 2008, 11 min)
Elenco: Cinira Fiuza, Liéser Touma e Siomara Schröder
Classificação: livre
Uma atendente de telemarketing tenta convencer um casal a adquirir mais um produto de sua empresa. 
 
Dupla Confusão (direção Francis Veber, França, 2003, 85 min)
Elenco: Gérard Depardieu, Jean Reno, Richard Berry, André Dussollier e Leonor Varela
Classificação: 10 anos
Ruby é um ladrão que, após esconder seu roubo mais recente, é capturado e preso. Na cadeia, ele conhece Quentin, um homem tagarela e tapado que se torna seu amigo. Ruby consegue fugir, sendo obrigado a levar Quentin consigo. Já fora da prisão, Ruby passa a perseguir seus antigos parceiros de crime, para se vingar da morte da mulher que amava e também para recuperar o dinheiro roubado antes que eles o encontrem.
 
Programa 22
O Sanduíche (direção Jorge Furtado, 2000, 12 min)
Classificação: 12 anos
Elenco: Felippe Monnaco, Janaína Kramer Morra, Milene Zardo e Nelson Diniz
Os últimos momentos de um casal, a hora da separação. O fim de alguma coisa pode ser o começo de outra. Outro casal, os primeiros momentos, a hora da descoberta. Encontros, separações e um sanduíche. No cinema o sabor está nos olhos de quem vê. 
 
Dirigindo no Escuro (direção Woody Allen, EUA, 2002, 112 min)
Elenco: Woody Allen, George Hamilton, Téa Leoni, Debra Messing, Mark Rydell, Treat Williams e Tiffani Thiessen
Classificação: 14 anos
Val Waxman é um genial cineasta vencedor de dois Oscar, mas que não faz sucesso há anos.  Ellie, sua ex-mulher, é a namorada do poderoso produtor de um grande filme, que indica Val para dirigí-lo. Pouco antes de começar as filmagens, ansioso com a oportunidade de voltar aos grandes dias, ele adquire uma estranha cegueira psicológica. Ajudado por um intérprete chinês e sem saber o que está fazendo, Val inicia as filmagens e engraçadas confusões começam a acontecer.
 
Programa 23
Bammersach (direção Ana Mara Abreu e Michael Ruman, 1984, 9 min)
Classificação: 14 anos
No meio da noite, nasce Bummerbaby, uma criatura verde que rasteja pela calçada. Por alguns instantes, a personagem fica observando suas unhas que nascem e dentes que crescem. Então, se transforma em Bammerteen, assumindo formas e personalidades diferentes.
 
O Escorpião de Jade (direção Woody Allen, EUA, 2001, 110 min)
Elenco: Woody Allen, Dan Aykroyd, Helen Hunt, Wallace Shawn e Charlize Theron
Classificação: 14 anos
Um investigador inseguro e um homem esperto, que se odeiam mutuamente, foram hipnotizados por um homem desonesto que usa o escorpião de jade para fazê-los roubar jóias.
 
Programa 24
Minhocas (direção Paolo Conti, 2006, 16 min)
Classificação: livre
Quando a criança está pronta para perguntar, os adultos podem não estar preparados para responder. O dilema do questionamento, enfrentado por pais e filhos, é o assunto dessa família de minhocas.  Júnior está crescendo e ainda não conseguiu do pai, da mãe e do avô nenhuma resposta convincente para uma questão que não pára de intrigá-lo: por que é proibido cavar para cima? 
 
Kirikou – os Animais Selvagens (direção Michel Ocelot e Bénédicte Galup, França, 2005, 75 min)
Classificação: livre
Na África Ocidental, nasce um menino minúsculo, cujo tamanho não alcança nem o joelho de um adulto, que tem um destino: enfrentar a poderosa e malvada feiticeira Karabá, que secou a fonte d'água da aldeia de Kirikou, engoliu todos os homens que foram enfrentá-la e ainda pegou todo o ouro que tinham. Para isso, Kirikou enfrenta muitos perigos e se aventura por lugares onde somente pessoas pequeninas poderiam entrar.
 
Programa 25
Eu Não Sei Andar de Bicicleta (direção Diogo Florentino, 2009, 15 min)
Classificação: 10 anos
Elenco: Helio Barbosa, Leonardo Telles, Pagu Leal, Vitor Ângelo Berti e Yasmin Afonso
O filme retrata a história do renascimento de Jorge, um garoto de 12 anos que ficou paraplégico em um acidente. 
 
Rebobine, Por Favor (direção Michel Gondry, EUA, 2008, 102 min)
Elenco: Jack Black, Mos Def, Danny Glover e Mia Farrow
Classificação: 12 anos
Funcionário de uma locadora de fitas VHS desmagnetiza sem querer todo o acervo da loja. Para atender aos desejos de alguns poucos e fiéis clientes, ele e um amigo regravam de forma caseira filmes como "Robocop", "O Rei Leão" e "Conduzindo Miss Daisy", e viram a sensação do bairro.
 
Programa 26
Ímpar Par (direção Esmir Filho, 2005, 17 min)
Classificação: Livre
Elenco: Adriana Seiffert, Alvise Camozzi, Imara Reis, José Rubens Chachá e Sarah Oliveira
Em meio a pés que vão e vem, cores e cordas de violino, o sapateiro de um pequeno vilarejo procura o par perfeito, em uma fábula de amor e sapatos.
 
Tudo Pela Honra (direção Gérard Krawczyk, França, 2003, 99 min)
Elenco: Vincent Perez, Penélope Cruz, Didier Bourdon, Helene de Fongerolles e Michel Muller
Classificação: 14 anos
Fanfan La Tulipe é um hábil espadachim que para fugir do casamento se une ao exército do Rei Luis XV. Tendo como aliada Adeline La Franchise, uma trambiqueira que o acompanha em fugas sensacionais e que prevê que ele se casará com uma das filhas do rei, eles formam uma dupla impagável. A dupla tem como inimigo o sargento Fier-à-Bras, comandado por um coronel que tem como paixão a nuca de Fanfan. 
 
Programa 27
Squich! (direção Flavio Del Carlo, 1993, 15 min)
Classificação: 12 anos
Elenco: Flávio de Souza e Iara Jamra
Misturando desenhos e atores, Squich!  conta a história de um publicitário maluco, que numa noite de trabalho é atacado por sua própria imaginação, transformada em desenhos de monstros e fantasmas.
 
Quem Quer Ser Um Milionário? (direção Danny Boyle, Inglaterra/EUA, 2008, 120 min)
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor e Irffan Khan
Classificação: 12 anos
Jamal é um jovem pobre que está prestes a se tornar um milionário no "Show do Milhão" da TV Indiana. Mas como esse garoto simples da favela sabe todas as respostas? Será armação? Interrogado pela polícia, ele nos conta sua incrível história: a morte da mãe, a vida na rua ao lado do irmão e a paixão que ele tem desde criança pela bela Latika. Conseguirá Jamal provar sua inocência e ganhar o prêmio e o coração de sua amada?
 
Programa 28
Veneta (direção Flávio Del Carlo, 1980, 5 min)
Classificação: 14 anos
Proletários são explorados por burgueses no interior de um gigantesco prédio-robô.  A situação fica cada vez pior até que um dia eles tomam uma atitude.
 
Piaf – Um Hino de Amor (direção Olivier Dahan, França/Rep. Tcheca/ Inglaterra, 2007, 140 min)
Elenco: Marion Cotillard, Emmanuelle Seigner e Gérard Depardieu
Classificação: 14 anos
Essa é a extraordinária vida da cantora Edith Piaf, de menina abandonada pela mãe, até o seu reconhecimento internacional, tornando-se uma das maiores intérpretes de todos os tempos.
Da infância à glória, do triunfo ao desespero, de Belleville a Nova York, a janela para a alma da artista e o coração de uma mulher e seu incrível destino. Ela foi intensa, frágil e indestrutível, pronta para fazer qualquer sacrifício pela sua arte. 
 
Programa 29
Tzubra Tzuma (direção Flávio Del Carlo, 1983, 13 min)
Classificação: 14 anos
Uma nave em formato de pássaro sobrevoa vários lugares com diferentes crenças e religiões.
 
O Escafandro e a Borboleta (direção Julian Schnabel, França/EUA, 2007,112 min)
Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze e Max Von Sydow
Classificação: 16 anos
A extraordinária história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista ELLE que, em 1995, aos 43 anos, sofreu um derrame que paralisou todo seu corpo, com exceção do seu olho esquerdo. Preso em um corpo sem movimento, mas completamente lúcido, ele se adapta para contar sua incrível história de vida. 
 
Programa 30
A Revolta dos Carnudos (direção Eliana Fonseca, 1991, 15 min)
Classificação: 14 anos
Elenco:  Edson Celulari, Eliana Fonseca e Gerson de Abreu
Neste mundo de aparências, pacientes de uma clínica de emagrecimento se revoltam e resolvem provar que podem ser felizes do jeito que são. O estopim do movimento é a secreta paixão do galã diretor da clínica por uma das cheinhas pacientes. 
 
Bonecas Russas (direção Cédric Klapisch, França/ Inglaterra, 2005, 125 min)
Elenco: Romain Duris, Kelly Reilly, Audrey Tautou, Cécile de France e Kevin Bishop
Classificação: 16 anos
Continuação do sucesso Albergue Espanhol, este filme reúne o diretor Cédric Klapisch com o mesmo elenco do filme anterior para narrar os eventos que dão sequência à história de Xavier e seus amigos.
Agora com trinta e poucos anos, Xavier trabalha como escritor de telenovelas e jornalista free-lancer, mas sonha poder ser livre para escrever suas próprias histórias. Ele continua em contato com sua ex-namorada Martine, agora mãe solteira. Dividido entre a bela e problemática Wendy, a amiga britânica, e uma estonteante modelo, Xavier conta com a ajuda de Isabelle, sua amiga lésbica, para encontrar o verdadeiro amor.
 
Programa 31
 Flores Partidas (direção Jim Jarmusch, EUA, 2005, 105 min)
Elenco: Bill Murray, Jeffrey Wright e Sharon Stone
Classificação: 12 anos
Don Johnston é um solteirão inveterado de 50 anos, recém- saído de mais um namoro. O recebimento de uma carta cor-de-rosa anônima, que lhe informa que possui um filho de 19 anos vai levá-lo aos Estados Unidos em busca do filho desconhecido. Nessa viagem, que acaba sendo uma busca existencial também, Don reencontra quatro ex-namoradas, mas será que alguma delas lhe trará resposta sobre o seu filho?  

OFICINAS
“A Música do Filme – Das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema”
Com Tony Berchmans
O objetivo da oficina é apresentar ao participante o universo da música de cinema em vários aspectos: as origens e a evolução da composição musical no cinema, a importância da música na narrativa cinematográfica, os compositores de trilha sonora e finalmente os novos olhares e tendências da composição da música do cinema contemporâneo.
20 vagas a partir de 16 anos

“Cinema: Arte das Transformações”
Com Cássio Starling
A oficina visa apresentar o impacto das mutações técnicas desde o nascimento do cinema: das imagens em movimento que anunciaram a invenção do cinematógrafo no século 19 ao 3D e ao digital que reinventam o modo de fazer e ver filmes no século 21. Esta viagem no tempo mostrará como o movimento, as cores, o som, a fotografia e os computadores modificaram a aparência e o sentido do que, mesmo assim, continuamos chamando de “cinema”. Por meio da apresentação de fragmentos de filmes de todas as épocas, os participantes entenderão como o cinema se transformou e inventou seu futuro.
50 vagas a partir de 14 anos

“Documentário – A Formação de Uma Identidade”
Com Paola Prestes
A oficina tem como objetivo apresentar o documentário como uma ferramenta de construção da identidade. Serão apresentados os conceitos básicos do documentário, a possibilidade de desenvolver um olhar sensível e crítico, as implicações do registro de conhecimento em um suporte audiovisual e as questões éticas dentro dele. Serão feitos exercícios práticos envolvendo a elaboração de uma pauta de entrevista e a gravação de quatro depoimentos capturados por celulares e câmeras fotográficas, que serão assistidos por todos em sala de aula.
20 vagas a partir de 14 anos

“Documentário Fantástico”
Com o Núcleo Educativo do Museu da Imagem e do Som
Trazendo como referência o curta-metragem “Ilha das Flores”, a oficina propõe a produção de vídeos de curta duração com telefones celulares a partir de histórias reais ou do imaginário local. A oficina tem como objetivo abordar a proposta de um mocumentário, ou seja, um tipo de filme onde eventos fictícios são apresentados no formato de documentário, misturando a ficção com a realidade.
40 vagas a partir de 12 anos

“Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”
Com Gustavo Falqueiro
Partindo da concepção que a imagem fotográfica possui uma história e uma tradição, a oficina tem como objetivo apresentar a fotografia como fruto de investigação de diversas áreas do saber, como a ciência e arte, e que esses saberes estão contidos no aparelho e na imagem fotográfica.  E, assim, os participantes serão convidados a se colocarem como sujeitos criadores de imagens, fundindo a intenção de quem fotografa com a imagem que se pode construir.
30 vagas a partir de 14 anos

“Fotografar Melhor”
Com Inaê Coutinho
A oficina oferece ao participante a possibilidade de explorar melhor seu equipamento fotográfico por meio da análise de imagens significativas da história da fotografia e através da realização de exercícios práticos. Será feito um resgate das características visuais que a fotografia traz da pintura, investigando o fenômeno cultural da perspectiva. Em seguida serão apresentados componentes técnicos da câmera fotográfica, como o obturador e o diafragma. Por fim, haverá uma saída fotográfica pelos arredores para explorar as funções da câmera e assim buscar a qualidade estética possibilitada por ela.
20 vagas a partir de 14 anos

“Luz, Câmera... Ficção!”
Com Juliana Panini
O objetivo da oficina é instigar a reflexão acerca do processo de criação e concepção das obras audiovisuais. Pretende-se, desse modo, estimular a criatividade e o olhar crítico no desenvolvimento de uma pequena obra de ficção, atividade na qual ocorrerão debates e discussões acerca do bom uso das ferramentas de linguagem e de produção audiovisual.
12 vagas a partir de 16 anos

“Oficina de Enquadramento”
Com Renato Bulcão
A narrativa cinematográfica é composta por planos que são justapostos para construir a ideia de tempo. O objetivo desta oficina é familiarizar os participantes às noções básicas de enquadramento e apresentar os diferentes tipos de planos e suas variações. Após a compreensão dos conceitos básicos de composição e gramática cinematográfica, será realizado um exercício prático no qual os alunos captarão uma sequência de planos que serão exibidos e comentados pelo professor.
20 vagas a partir de 14 anos

“Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica” 
Com Melissa Szymanski
A oficina tem como objetivo a introdução dos participantes às regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, os participantes conhecerão a “regra dos terços”, a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos de grande importância para uma linguagem bem trabalhada. Além disso, haverá uma parte prática com câmeras digitais e/ou analógicas para que os participantes possam treinar os conceitos mostrados em aula.
20 vagas a partir de 16 anos

“Oficina de Produção Audiovisual”
Com Paulo Aragão
Unindo teoria e prática, a oficina apresenta as principais etapas envolvidas na realização de uma obra audiovisual, da ideia à exibição. Os participantes aprenderão que, mesmo com poucos recursos – mas com planejamento, criatividade, dedicação e uma boa história – podem criar suas próprias produções para cinema, televisão ou internet.
20 vagas a partir de 14 anos 

“O Cinema dos Meus Sonhos”
Com Christian Saghaard
Na oficina “O Cinema dos Meus Sonhos” os participantes realizam vídeos baseados em seus próprios sonhos. Os vídeos são roteirizados, gravados, editados, finalizados e exibidos durante o período da oficina, que tem como objetivo despertar a sensibilidade para o reconhecimento da linguagem audiovisual, utilizando celulares e câmeras como ferramentas de expressão.
28 vagas a partir de 7 anos

“Oficina Luz, Câmera e Educação”
Com Anderson Lima
Envolvidos diretamente na concepção e produção de um curta, os jovens desfrutarão de um contato direto com os equipamentos de um filme, participando efetivamente de todos os processos de criação, do roteiro à exibição.
20 vagas a partir de 14 anos

“Os Atores na História do Cinema”
Com Pedro Maciel Guimarães
Os atores são a face mais facilmente perceptível dos filmes. Contar a história do cinema através deles significa investigar como evoluíram os métodos de interpretação desde o cinema mudo, passando pelo cinema clássico até o cinema moderno; como a presença dos atores influencia no processo criativo do diretor e na recepção do filme pelo espectador; quais as grandes parcerias entre atores e diretores de cinema. A oficina se propõe a fazer um percurso histórico e estético pela história do cinema através da exibição de trechos de filmes de diferentes épocas e nacionalidades.
40 vagas a partir de 16 anos

Projeto Dogma – mais próximo do cinema cru
Com Leandro Watanabe
A oficina tem como objetivo a aproximação do público com o universo do cinema. Serão apresentadas técnicas referentes à criação cinematográfica utilizando o conceito “Dogma” para que, por meio de aparelhos celulares, os participantes realizem um curta-metragem em plano sequência, sem cortes e sem o auxílio de edição. O curta terá de 5 a 10 minutos e será totalmente produzido pelos participantes, desde a etapa do roteiro, criação, atuação, direção até a gravação.
30 vagas a partir de 14 anos

“Reflexos – Som, Imagem & Drama”
Com Thais Fantauzzi
Estímulos visuais e sonoros são fonte de inspiração para uma oficina de dramatização.
Os conceitos apresentados em um filme se tornarão altamente dinâmicos através de uma
sequência de vivências que trabalha corpo, mente e voz.  Faremos exercícios de percepção,
jogos lúdicos e improvisações dirigidas. Tudo isso será argumento para um roteiro
criado e encenado pelos participantes.
20 vagas a partir de 14 anos

“Uma Vida Muito Animada: Experimentando Animação Stopmotion no Computador”
Com Gilberto Caserta e Joaquim 3 Rios
A oficina tem como objetivo resumir a história da animação cinematográfica no Brasil, mostrando a evolução técnica acontecida nas quatro décadas que precederam o “boom” da Computação Gráfica, contado através da vida de um criador, produtor e diretor do cinema de animação brasileiro. Os participantes terão oportunidade de experimentar algumas técnicas de animação e utilizar softwares gratuitos para produzir suas próprias animações.
30 vagas a partir de 8 anos

CIDADES
Álvares Machado (programa 24 + “Uma Vida Muito Animada: Experimentando Animação Stopmotion no Computador”)
Prefeitura Municipal de Álvares Machado
Praça da Bandeira, s/nº, Centro
Data: 21/03
Horário: 13h às 17h

Americana (programa __ + “Oficina de Enquadramento”)
Museu de Arte Contemporânea - MAC
Avenida Brasil, 1293, Jardim São Paulo
Data: 28/03
Horário: 9h às 13h

Amparo (programa 11 + “Oficina de Enquadramento”)
Fundação São Pedro
Rua Roma, 480. Jardim Itália
Data: 28/03
Horário: 15h30 às 19h30

Anhumas (programa 24 + “Uma Vida Muito Animada: Experimentando Animação Stopmotion no Computador”)
Biblioteca Municipal
Rua Domingos Ferreira de Medeiros, 445, Centro
Data: 22/03
Horário: 13h às 17h

Apiaí (programa 12 + “Documentário Fantástico”)
Centro Cultural de Apiaí
Rua 21 de Abril, s/nº, Centro
Data: 11/03
Horário: 14h às 18h


Araçoiaba da Serra (programa 25 + “Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”)
Oficina Cultural Paulo Betti
Rua Pedro Nolasco Vieira, 120, Centro
Data: 08/03
Horário: 14h às 18h

Artur Nogueira (programa 12 + “Luz, Câmera... Ficção!”)
Centro Cultural Tom Jobim
Rua São Sebastião, 300, Centro
Data: 12/03
Horário: 8h às 12h
Arujá (programa 12 + “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica”)
Espaço das Artes – Sala de Cinema
Rua Rodrigues Alves, 90, Centro
Data: 15/03
Horário: 18h às 22h

Avaré (programa 19 + “Cinema: Arte das Transformações”)
Clube Avareense de Cinema
Rua Rio de Janeiro, 1763, Centro
Data: 19/03
Horário: 18h às 22h

Bariri (programa 22 + “Oficina Luz, Câmera e Educação”)
Casa da Cultura Eugênio Gatto Neto
Avenida XV de novembro, 505, Centro.
Data: 12/03
Horário: 18h às 22h

Barra do Chapéu (programa 20 + “Documentário Fantástico”)
Escola Municipal Leonor Mendes de Barros
Rua Professor Paulo Francisco de Assis, 82, Centro
Data: 12/03
Horário: 8h às 12h

Barretos (programa 12 e 16 + “Documentário – A Formação de Uma Identidade”)
Centro Cultural Osório Falleiros da Rocha
Rua 20, 864, Centro
Data: 18/03
Horário: 18h às 22h

Bertioga (programa 21 + “Cinema: Arte das Transformações”)
Casa da Cultura
Avenida Thomé de Souza, 130, Centro
Data: 26/03
Horário: 13h às 17h

Bilac (programa 7 + “Projeto Dogma – mais próximo do cinema cru”) 
Centro Cultural e Educacional Prof. João Chaim Reseke Filho.
Rua 7 de Setembro, 645, Vila Lavínia
Data: 06/03
Horário: 13h às 17h

Bofete (programa 25 + “O Cinema dos Meus Sonhos”) 
Centro Cultural José Francisco Vieira
Avenida Ernesto Eburneo, 100, Centro
Data: 27/03
Horário: 8h às 12h

Borborema (programas 14 e 24 + “Oficina Luz, Câmera e Educação”)
Anfiteatro da Prefeitura Municipal 
Praça José Augusto Perotta, s/nº - Centro
Data: 11/03
Horário: 13h às 17h

Brodowski (programa 25 + “Oficina de Enquadramento”)
Cineclube Cândido Portinari
Praça Martim Moreira, 142, Centro
Data: 14/03
Horário: 18h às 22h

Cachoeira Paulista (programa 11 + “Oficina de Produção Audiovisual”)
Auditório Leonardo Ribeiro Pinto
Avenida Silva Caldas, s/nº, Vila Carmem
Data: 19/03
Horário: 18h às 22h

Caiabu (programa 22 + “Uma Vida Muito Animada: Experimentando Animação Stopmotion no Computador”)
Biblioteca Pública Municipal de Caiabu
Rua Manoel Berto do Nascimento, s/nº, Centro
Data: 20/03
Horário: 13h às 17h

Caiuá (programa 19 + “Os Atores na História do Cinema”)
Plimec de Caiuá
Avenida Osvaldo Cruz, 200, Centro
Data: 06/03
Horário: 8h às 11h30

Caiuá Agrovila (programa 18 + “Os Atores na História do Cinema”)
Centro Comunitário - Agrovila III
Avenida Osvaldo Cruz, 200, Centro
Data: 06/03
Horário: 13h30 às 17h30

Capela do Alto (programa 21 + “A Música do Filme – Das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema”)
Escola Coronel Pedro Dias de Campos
Rua João Felipe, 200, Centro
Data: 16/03       Horário: 9h às 13h
Casa Branca (programa 25 + “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica” )
Cine Teatro 
Rua Lucio Leonel, 449, Centro
Data: 05/03
Horário: 13h às 17h

Chavantes (programa 5 + “O Cinema dos Meus Sonhos”)
Centro Cultural Wadia Mansur
Avenida Conceição, 277, Centro
Data: 26/03
Horário: 8h às 12h

Dobrada (programa 24 + “Reflexos – Som, Imagem & Drama”)
Centro Cultural Maria Rosa Morano
Rua Baptista Barbieri, 1355, Centro
Data: 08/03
Horário: 8h às 12h

Dois Córregos (programas 12 e 24 + “A Música do Filme – Das Origens aos Novos Olhares Sobre a Música de Cinema”)
Centro Cultural Nilson Prado Telles
Avenida Dom Pedro I, 302, Centro
Data: 09/03
Horário: 14h às 18h

Echaporã (Programa 11 + Projeto Dogma – mais próximo do cinema cru)
Centro Cultural Jairo Costa e Silva
Praça Riodante Fontana, 62, Centro
Data: 20/03
Horário: 18h às 22h

Eldorado (programa 19 + “Documentário Fantástico”)
Aldeia Cultural
Avenida Caraitá, 312, Centro
Data: 13/03
Horário: 8h às 12h

Espírito Santo do Pinhal (programa 18 + “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica” )
Theatro Avenida
Avenida Oliveira Mota, 51, Centro
Data: 07/03
Horário: 14h às 18h

Estrela D´Oeste (programa 24 + “Oficina Luz, Câmera e Educação”)
Centro Comunitário Mentor Cotrim
Rua Espírito Santo, 530, Jardim São Paulo
Data: 20/03
Horário: 8h às 12h

Flora Rica (programa 15 e 18 + “Fotografar Melhor”)
CSU (Centro Social Urbano)
Rua Maria Ignez de Lima, 313 Centro
Data: 05/03
Horário: 8h às 12h

Flórida Paulista (programa 12 + “Fotografar Melhor”)
Auditório Celso de Castro Scaf
Praça Gerson Veronesi Ferracini, 10, Centro
Data: 06/03
Horário: 13h às 17h

Garça (programa 5 + “Oficina Luz, Câmera e Educação”)
Biblioteca Municipal de Garça
Avenida Doutor Rafael Paes de Barros, n° 522 - Vila Williams.
Data: 27/03
Horário: 18h às 22h

Guaiçara (programa 11 + “Projeto Dogma – mais próximo do cinema cru”)
Estação Criatividade Vereador Geraldinho da Silva
Avenida 9 de Julho, s/n, Pátio da Rodoviária
Data: 07/03
Horário: 18h às 22h

Guapiaçu (programa 20 + “Documentário – A Formação de Uma Identidade”)
Biblioteca Municipal
Rua Rui Barbosa, 605, Centro
Data: 20/03
Horário: 13h às 17h

Guaraci (programa 12 e 19 + “Documentário – A Formação de Uma Identidade”)
Câmara Municipal de Guaraci
Avenida Natal Pastrez, 55, Jardim Acapulco 
Data: 19/03
Horário: 13h às 17h
Guararema (programa 25 + “Oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica” )
Auditório Mário Caserta - Estação Literária Profª Mª de Lourdes Evora Camargo
Rua 19 de Setembro, 233, Centro
Data: 16/03
Horário: 13h às 17h

Guariba (programa 5 + “Reflexos – Som, Imagem & Drama”)
Anfiteatro do Hospital Regional
Rua Primo Roma, 1650, Jardim Boa Vista
Data: 06/03
Horário: 13h às 17h

Guarujá (programa 18 + “Cinema: Arte das Transformações”)
Anfiteatro Ferreira Sampaio
Rua Oswaldo Aranha, nº 800, Jardim Maravilha
Data: 27/03
Horário: 13h às 17h

Herculândia (programa 18 + “Fotografar Melhor”)
Herculândia Clube
Rua XV de Novembro, 202, Centro
Data: 08/03
Horário: 13h às 17h

Igarapava (programa 22 + “Oficina de Enquadramento”)
Anfiteatro José Ernesto Junqueira de Barros
Praça Altino Arantes, s/n, Centro 
Data: 12/03
Horário: 13h às 17h

Ilhabela (programa 20 + “Documentário Fantástico”)
Centro Educacional e Cultural
“Prefeito Roberto Fazzini" Av. Riachuelo, 1929 
Data: 20/03
Horário: 14h às 18h

Ilha Solteira (programa 23 + “Oficina Luz, Câmera e Educação”)
Museu e Sala de Convenções Nara Lúcia Nonato
Praça dos Paiaguás, 135, Centro
Data: 18/03
Horário:  18h às 22h

Indiana (programa 21 + “Uma Vida Muito Animada: Experimentando Animação Stopmotion no Computador”)
Centro Cultural - Antiga Estação da FEPASA
Rua João Freire, s/n, Jardim Primavera
Data: 21/03
Horário: 18h às 22h

Iperó (programa 25 + “Fotografia – Diálogos Entre Ciência e Arte”)
Polo Cultural
Rua Luiz Rossi, 107, Jardim Irene
Data: 07/03

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  • Governo do Estado de São Paulo