Secretaria da Cultura

Programação


Nova Fotografia | Street Shot

O programa anual Nova Fotografia busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho.

Para a quinta edição de 2013 o fotógrafo Jonas Bellinello Tucci apresenta a série Street Shot. Com um olhar voltado ao cotidiano da cidade e seus habitantes, o fotógrafo apresenta retratos que registram momentos instantâneos e únicos da metrópole.

A proposta do artista, apaixonado por retratos e por pessoas, é documentar a sua cidade, São Paulo. “Fotografar o cotidiano, a rua, o instantâneo sempre foi emocionante para mim”, explica Jonas. “Registrar minha cidade e sua época pela fotografia de rua, vem se tornando um estudo de conflitos interpessoais”, complementa.

De acordo com Ronaldo Ribeiro, editor da revista National Geographic Brasil e que apresenta este ensaio do artista, Jonas subverteu a nova ordem. “Em vez de ocultar-se para flagrar os transeuntes urbanos que lhe interessam, decidiu retratá-los com o ímpeto de um ladrão de imagens. Sua fotografia contém expressões de assombro. A verdade de Jonas é a explosão de sentimentos interpessoais de cada rosto perdido na multidão. Nossa cara de espanto, de medo, de escárnio, de revolta”. 

Sobre Jonas Tucci
Participou em 2009 da "Mostra Original de Fotografia", homenagem aos 455 anos da cidade de São Paulo. E novamente em 2011 com a série "Conterrâneos". Viajou para Londres, Berlim, Madri, Países Bascos, onde expôs na "Galeria Tiresies" em Barcelona o projeto "Mirror", de categoria Fine Art, resultado do seu vicio pelo Street Shoot, fotografia de rua. Colabora no mercado editorial com seus ensaios e retratos de celebridades.

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som