Secretaria da Cultura

Programação


Mostra Meryl Streep

Em comemoração aos 65 anos da atriz americana Meryl Streep, o MIS apresenta, na semana do Dia Internacional da Mulher, a Mostra Meryl Streep.

Contendo os filmes mais marcantes da carreira da atriz, tida como uma das mais talentosas de todos os tempos, a mostra faz um panorama das interpretações mais emblemáticas de sua trajetória no cinema. Destacam-se na programação O franco atirador, filme que rendeu à atriz seu primeiro Oscar como atriz coadjuvante em 1979; A escolha de Sofia, pelo qual recebeu o Oscar de melhor atriz principal; Manhattan, seu único filme dirigido por Woody Allen; Dúvida, contando com sua precisa e austera interpretação como uma freira na década sessenta, além da comédia de humor negro, A morte lhe cai bem, ícone do gênero nos anos 1990, além da versão para o cinema do musical Mamma mia!

 
4 de março, terça
15h
A mulher do tenente francês 
(The French Lieutenant's Woman)
dir. Karen Reisz, 1981, 124 min, Reino Unido, 16 anos, DVD
Um filme, ambientado no século 19, tem como enredo a história de um biólogo que está noivo e se apaixona por Sarah, cuja melancolia o faz deixá-lo depois de um curto, mas intenso caso. Os atores vivem uma relação que acontece paralela a de seus personagens.
 
17h20
Manhattan
(Manhattan)
dir. Woody Allen, 1979, 96 min, EUA, 14 anos, Bluray
Um escritor de meia-idade divorciado passa por uma situação constrangedora quando sua ex-mulher decide viver com uma amiga e publicar um livro, no qual revela assuntos íntimos muito particulares do casamento deles.
 
19h20
O franco atirador
(The Deer Hunter)
dir. Michael Cimino, 1978, 182 min, EUA, 18 anos, Bluray
Três amigos se preparam para lutar na Guerra do Vietnã onde são submetidos a torturas físicas e mentais. De volta para casa, um deles percebe que a guerra não afetou apenas sua vida, mas trouxe consequências trágicas para a vida de todos.
 
5 de março, quarta
16h 
Kramer vs. Kramer
(Kramer VS. Kramer)
dir. Robert Benton, 1979, 105 min, EUA, 14 anos, Bluray
Ted Kramer é um homem para quem o trabalho sempre vem antes da família. Sua mulher, insatisfeita com esta situação sai de casa, deixando o filho do casal. Um tempo depois sua mulher reaparece exigindo a guarda da criança e os dois vão para o tribunal lutar pela custódia do filho.
 
18h
As horas
(The hours)
dir. Stephen Daldry, 2002, 114 min, EUA/Inglaterra, 14 anos, 35mm
Em três períodos diferentes vivem mulheres ligadas ao romance "Mrs. Dalloway". A autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão, uma dona de casa americana, que não consegue parar de ler o livro e uma editora que lida com um amigo e amante no passado que está prestes a morrer.
 
20h
Mamma mia!
(Mamma mia!)
dir. Phyllida Lloyd, 2008, 108 min, EUA/Reino Unido, 10 anos, Bluray
Numa ilha na Grécia, a jovem Sophie está prestes a se casar e como não conhece seu pai biológico, envia convites para três homens desconhecidos, para que compareçam a seu casamento. Ao chegarem sua mãe é surpreendida, passando por curiosas e divertidas situações para não revelar quem é o pai de sua filha.
 
6 de março, quinta
16h30
Dúvida
(Doubt)
dir. John Patrick Shanley, 2008, 104 min, EUA, 16 anos, Bluray
Uma escola no Bronx, nos anos sessenta, aceitou recentemente seu primeiro aluno negro, devido a mudanças políticas. A diretora suspeitas que o padre estaria dando atenção demais ao novo aluno. Esta suspeita é o suficiente para ela travar uma cruzada moral contra ele, tentando a qualquer custo expulsá-lo da comunidade.
 
18h30
As pontes de Madison
(The bridges of Madison County)
dir. Clint Eastwood, 1995, 135 min, EUA, 16 anos, DVD
Após a morte de Francesca Johnson, no interior do Iowa, seus filhos descobrem um forte envolvimento que tivera com um fotógrafo da National Geographic, durante visita à cidade. Esta descoberta leva os filhos a questionarem a conduta de sua mãe e seus próprios casamentos.
 
21h
A morte lhe cai bem
(Death becomes her)
dir. Robert Zemicks, 1992, 104 min, EUA, 14 anos, Bluray
Uma egocêntrica atriz rouba de uma amiga o noivo, um renomado cirurgião plástico. Sentindo-se cada dia mais velha, toma uma poção da juventude, com resultados inimagináveis. Ela descobre que sua ex-amiga também faz uso da magia e começam assim uma briga pelo médico que dura o tempo de precisarem se unir contra seus terríveis efeitos colaterais.
 
7 de março, sexta
17h
Um grito no escuro
(A cry in the dark)
dir. Fred Schepisi, 1988, 120 min, EUA/Austrália, 16 anos, DVD
Um dingo, espécie de cachorro selvagem leva o bebê de um casal num acampamento na Austrália. Inicia-se uma busca desenfreada, mas o corpo da criança nunca mais é achado. A mídia levanta diversos boatos em torno do que realmente aconteceu e os pais acabam tendo que ir à justiça provar que são inocentes.
 
19h
Adaptação
(Adaption)
dir. Spike Jonze, 2002, 114 min, EUA, 14 anos, DVD
Um roteirista foi contratado para adaptar para o cinema o romance "The Orchid Thief", de Susan Orlean. Além das dificuldades de uma adaptação de livro em roteiro cinematográfico, ele precisa lidar com sua depressão e com seu irmão gêmeo, que também sonha em ser roteirista.
 
21h
A escolha de Sofia
(Sophie’s choice)
dir. Alan J. Pakula, 1982, 150 min, EUA, 18 anos, Bluray
Um jovem aspirante a escritor vai morar no Brooklyn. Lá conhece Sofia Zawistowska, que é polonesa e fora prisioneira em um campo de concentração e seu namorado, um simpático judeu americano. Em pouco tempo tornam-se amigos, mas ele nem desconfia dos segredos que Sofia guarda e do comportamento estranho de seu namorado.

Ingressos à venda na Recepção MIS e pelo site: www.ingressorapido.com.br

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  • Museu da Imagem e do Som