Secretaria da Cultura

Programação


Retrospectiva Jean-Pierre Jeunet

Em parceria com o Festival Varilux de Cinema Francês, o MIS apresenta a Retrospectiva Jean-Pierre Jeunet, roteirista e diretor de, entre outros, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O primeiro longa metragem de Jeunet foi o cult Delicatessen, que integra a retrospectiva do diretor junto com outros de seus cinco filmes e um curta-metragem, a partir do dia 18 de abril. Produziu Ladrão de Sonhos, cujo sucesso lhe rendeu o convite para dirigir um filme da franquia Alien, e com Amélie Poulain alcançou reconhecimento internacional.

Jeunet teve sua primeira câmera, uma Super 8, aos 17 anos, quando estudava animação na Cinémation Studios. Fazia pequenos filmes e alguns vídeos publicitários na época, quando conhece aquele que seria seu grande colaborador e co-diretor de vários de seus filmes, Marc Caro. Os trabalhos de Pierre-Jean Jeunet possuem uma estética própria, explorando o universo do fantástico com filmes que transitam por diversos gêneros – drama, suspense, ficção. Jeunet também produziu vários curtas-metragens e realiza alguns trabalhos para o mercado de publicidade, como o comercial do perfume Channel nº5, estrelado por Audrey Tautou, além de já ter dirigido alguns videoclipes.

O diretor esteve no MIS no dia 8 de abril para o lançamento nacional de seu longa-metragem Uma Viagem Extraordinária seguido de um bate-papo com o público. 

O filme, o primeiro de Jeunet produzido para 3D, conta a história do pequeno T.S. Spivet, que resolve viajar sozinho de seu rancho de Montana para a capital Washington a fim de receber um prêmio. A jornada infantil é o mote de Jeunet para, por meio da mente desse pequeno inventor de 10 anos, estilizar a América, assim como fez com Paris em Amélie, criar uma atmosfera de sonho e, conforme diz o próprio diretor, construir, de maneira sensível, uma história sobre a estranheza dos seres e questões da vida.

Confira a programação completa:

08 de abril, terça
19h
Lançamento do filme Uma Viagem Extraordinária 
Bate-papo com o diretor após a exibição
 
18 de abril, sexta
19h
Micmacs, um plano complicado 
 
21h
Delicatessen + Foutaises 
 
19 de abril, sábado
14h30
Ladrão de Sonhos 
 
16h30
Eterno Amor 
 
19h
Delicatessen + Foutaises 
 
21h
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
 
20 de abril, domingo
15h
Delicatessen + Foutaises 
 
17h
Ladrão de Sonhos
 
19h
Micmacs, um plano complicado 
 
Foutaises
Comédia, dir. Jean Jeunet, França, 1989, 9 min, P&B, Blu-ray, livre
Precursor de Delicatessen, nesse curta-metragem Dominique Pinon (Delicatessen) narra várias coisas de que gosta e de que não gosta.
 
Delicatessen
Comédia Sci-Fi, dir. Jean Jeunet e Marc Caro, França, 1991, 97 min, Blu-ray, 16 anos
Uma comédia melancólica e de humor-negro que se passa em um mundo pós-apocalíptico devastado pela fome, mais especificamente em um apartamento em cima de uma delicatessen onde mora um açougueiro que mata pessoas para alimentar seus inquilinos.
 
Ladrão de Sonhos
(La Cité des Enfants Perdus) | Aventura/Fantasia, dir. Jean Jeunet e Marc Caro, França/Espanha/Alemanha, 1995, 102 min, Blu-ray, 12 anos
Numa cidade portuária, crianças desaparecem, levadas por ciclopes que as entregam ao professor Krank, vítima de uma deficiência cerebral que não o deixa sonhar. Em seu laboratório, numa plataforma marítima, ele tenta roubar os sonhos das crianças. Porém, Krank apenas consegue pesadelos. Quando o seu pequeno irmão é levado, One, um corajoso marinheiro, decide partir em busca do garoto, com a ajuda da pequena Miette, chefe dos orfãos da cidade.
 
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
(Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain) | Comédia romântica, dir. Jean Jeunet, França, 2001, 120 min, Blu-ray, 14 anos
Amélie (Audrey Tautou) é uma garota inocente e ingênua de Paris, que cresceu isolada das outras pessoas por causa de seus pais que a achavam frágil demais. Com a morte dos dois, Amélie arranja um emprego de garçonete e começa a realizar pequenos gestos para tornar mais felizes as pessoas ao seu redor, e assim conhece alguém capaz de mudar a sua vida.
 
Eterno Amor
(Un Grand Dimanche de Fiançailles) | Drama, dir. Jean Jeunet, França, 2004, 134 min, Blu-ray, 14 anos
Após o término da 1ª Guerra Mundial, a jovem Mathilde (Audrey Tautou) aguarda notícias de seu noivo, Maneth (Gaspard Ulliel). Ela fica sabendo que Maneth integrou um grupo de cinco soldados que, individualmente, provocaram sua própria mutilação para deixarem a frente de batalha. Os cinco são condenados à morte pela Corte Marcial e, após serem levados a uma trincheira francesa, são deixados no território existente entre o local em que estavam e a trincheira alemã. Apesar de todos serem considerados mortos, Mathilde acredita que Maneth está vivo e começa uma busca por pistas dele.
 
Micmacs, um plano complicado
(Micmacs) | Comédia, dir. Jean Jeunet, França, 2009, 115 min, Blu-ray, 16 anos
Bazil (Dany Boon) nunca teve sorte com armas. Quando criança, uma mina terrestre matou seu pai. Já adulto, foi atingido por uma bala perdida em pleno trabalho, numa locadora. Ao se recuperar, torna-se uma bomba-relógio, pode morrer a qualquer momento. Sem conseguir recuperar o antigo emprego, passa a viver nas ruas de Paris até ser acolhido por um grupo de vendedores de ferro-velho, que vive como se fosse uma família e cujos integrantes têm poderes surpreendentes. Bazil logo se enturma e inicia nova vida. Mas, ao passar por um rua onde há dois edifícios enormes de cada lado, Bazil percebe que serem as sedes das empresas fabricantes de armas que arruinaram sua vida. Então, decide se vingar.
 
Uma Aventura Extraordinária
(The Young and Prodigious Spivet) | Aventura, dir. Jean Jeunet, França/Canadá, 2013, 105 min, DCP, livre
T.S. Spivet vive num rancho isolado de Montana com sua família, a mãe cientista, o pai cowboy, e a irmã mais velha que sonha ser Miss América. Garoto superdotado e apaixonado por ciência, ele inventa a máquina de movimento perpétuo. Então, recebe um telefonema inesperado do Smithsoniam Institute, dizendo que havia sido premiado por sua descoberta e o esperavam para a premiação. Sem dizer nada à família, ele parte sozinho para receber o prêmio, atravessando os EUA num trem de mercadorias para chegar a Washington, D.C.. Mas ninguém imagina que o feliz premiado só tem dez anos e carrega um segredo tão pesado.

Sujeito à lotação da sala - retirada de ingressos com uma hora de antecedência na Recepção MIS

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som