Secretaria da Cultura

Programação


Josef Koudelka | Invasão 68 Praga

Tradicionalmente, o MIS dedica o mês de maio para a apreciação e reflexão da fotografia. Em 2014, a programação é composta por exposições de artistas internacionais e nacionais fundamentais para a história da fotografia.

Nesta mostra de 75 fotos em preto e branco, o tcheco Josef Koudelka (1938) registrou a invasão de Praga em 1968, retratando sete dias dramáticos, que se tornaram símbolo da luta pela liberdade. Em agosto daquele ano, aos 30 anos, Koudelka tinha acabado de voltar da Romênia, onde fotografou os povos ciganos, um tema que ele estava trabalhando há alguns anos, além de registrar peças de teatro. Ele havia acabado de abandonar uma carreira de sucesso como engenheiro aeronáutico, para dedicar-se completamente à fotografia.

Isso tudo mudou na noite de 21 de agosto, quando os tanques do Pacto de Varsóvia invadiram a cidade de Praga, acabando com a liberdade política de curta duração na Tchecoslováquia, que veio a ser conhecida como a Primavera de Praga. No meio da turbulência da invasão liderada pelos soviéticos, Koudelka saiu às ruas para documentar este momento crítico. Foi um importante ponto de virada em sua vida. As fotografias de Koudelka da invasão foram milagrosamente contrabandeadas para fora do país. Um ano depois chegaram a Nova York, e a Magnum Photos distribuiu as imagens, creditando-as a um fotógrafo tcheco desconhecido para evitar represálias. A intensidade e o significado das imagens levaram o fotógrafo, ainda anônimo, a ganhar o Prêmio Robert Capa. Dezesseis anos se passaram antes que Koudelka pudesse reconhecer com segurança a autoria.

A exposição, Invasão 68 Praga, que conta com curadoria de Irena Šorfová, da Art Link Praga, é composta por imagens selecionadas pessoalmente por Koudelka de seu extenso arquivo. A mostra, originalmente intitulada Invasion 68 Prague, foi organizada pela Aperture Foundation em colaboração com Josef Koudelka, e co-produzida pela Magnum Photos. Desde 2008, quando foi exibida pela primeira vez em Nova York, passou pelas cidades de Washington, Miami e Charlottesville (EUA), Cidade do México (México), Moscou (Rússia), Buenos Aires (Argentina) e Tóquio (Japão). 

» Este evento faz parte de Maio Fotografia no MIS 2014.

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som