Secretaria da Cultura

Programação


Sacola Alternativa

O MIS, em parceira com a Balaclava Records, apresenta a primeira edição da Sacola Alternativa. O evento reúne gravadoras independentes e selos nacionais em atividade, para exposição e venda de lançamentos exclusivos de seus artistas. 

A feira tem como objetivo aproximar músicos e produtores que movimentam o mercado fonográfico. O projeto idealizado por Fernando Dotta e Rafael Farah, sócios da Balaclava Records, reunirá 18 gravadoras e selos nacionais independentes que tenham relevância no cenário musical. Entre elas estão a 180 Selo Fonográfico (Passo Fundo/ RS) Midsummer Madness (Rio de Janeiro/RJ) e Submarine Records &Norópolis (Belo Horizonte/ MG), além da anfitriã Balaclava Records. A ideia é expor e vender lançamentos exclusivos dos artistas que representam materiais do catálogo, como LPs, CDs, EPs, DVDs e fitas K7, além de materiais de merchandising. Artistas responsáveis pela arte de cartazes de produções da cena alternativa do país e internacional também vão expor seus trabalhos. 
 
Para esta tarde musical também estão programadas mesas de debate com profissionais do mercado da música, entre os temas estão A história dos selos e seus modelos de negócio e O fortalecimento do streaming e venda digital X o retorno às mídias físicas. O Auditório LABMIS receberá o documentário nacional Guerrilha Gerador, sobre a ocupação de músicos em locais públicos, além de uma compilação das Balaclava Sessions, um registro ao vivo num estúdio de São Paulo com as bandas Sebadoh (EUA) e Mac DeMarco (Canadá).
 
A iniciativa busca aproximar músicos e produtores que movimentam o mercado fonográfico e cultural no país, valorizando o trabalho dessas empresas independentes em seus diferentes modelos de negócio. É também uma oportunidade de apresentar ao público quem são os responsáveis por trás dos lançamentos mais interessantes da atualidade, além de instigar o empreendedorismo e o método "faça você mesmo" que deu origem aos selos participantes.
 
A banda carioca Séculos Apaixonados, que faz parte do casting da Balaclava, se apresenta no encerramento do evento, às 20h, no Auditório MIS.
 
Confira abaixo os 18 selos participantes
 
180 Selo Fonográfico (Passo Fundo/RS)
40% Foda/Maneiríssimo (Rio de Janeiro/RJ)
Balaclava Records (São Paulo/SP)
Brasilis Grooves (São Paul/SP)
Brava (São Paulo/SP)
Dissenso Records (São Paulo/SP)
Goma Gringa Discos (São Paulo/SP)
Hearts Bleed Blue (São Paulo/SP)
Highlight Sounds (São Paulo/SP)
Honey Bomb Records (Caxias do Sul/RS)
Läjä Records (Vitória/ES)
Midsummer Madness (Rio de Janeiro/RJ)
Outprint (São Paulo/SP)
RISCO (São Paulo/SP)
Submarine Records & Norópolis (Belo Horizonte/MG)
Transfusão Noise Records (Vila dos Teles/RJ)
UIVO Records (São Paulo/SP)
Vinyl-Lab (São Paulo/SP)
 
Artistas e Ilustradores expositores (cartazes e pôsteres):
Bárbara Scarambone
Dani Hasse
Guto Nunes
Marcelo Ramalho
Muto
Renan Benvenuti
 
Programação Auditório MIS | Mesas de bate-papo com profissionais do mercado da música
 
• 12h30 às 13h30 - A história dos selos e seus modelos de negócio
Debatedor: Marcelo Costa
Palestrantes: Fernando Dotta e Rafael Farah (Balaclava Records), Lê Almeida (Transfusão Noise Records), Gui Jesus Toledo (RISCO) e Fred Finelli (Submarine Records & Norópolis)
 
• 15h30 às 16h30 - O fortalecimento do streaming e venda digital X o retorno às mídias físicas
Debatedor: Marcelo Costa
Palestrantes: Márcio Cruz (ONErpm), Henrique Faleite (Deezer Brasil), Marcio Custodio (Locomotiva Discos), Arthur Joly (VinylLab)
 
• 18h30 às 19h30 - Indie Brasil: de onde viemos, para onde vamos
Debatedor: Marcelo Costa
Palestrantes: Alexandre Matias (Trabalho Sujo), Thiago Ney (IG), Dago Donato (Neu Club), Mancha Leonel (Casa do Mancha), Diogo Valentino (Supercordas) e Tim Bernardes (O Terno)
 
• 20h - Show: Séculos Apaixonados 
Com um pé no romantismo dos anos 1970 e 1980, e outro na irreverência da juventude atual, o Séculos Apaixonados é formado por um dreamteam de músicos de bandas cariocas independentes. Gabriel Guerra, Lucas Paiva, Felipe Vellozo, Arthur Braganti e João Pessanha já conduziram projetos musicais como Epicentro do Bloquinho, Baleia, Mahmundi, Letuce e Opala. Seu álbum de estréia “Roupa Linda, Figura Fantasmagórica” foi lançado em novembro de 2014 pelo selo Balaclava Records e ganhou destaque nas principais listas de melhores discos do ano no Brasil. A banda lançou um videoclipe para a faixa “Refletir É Inútil”.
 
Programação audiovisual Auditório LABMIS
 
• 14h às 15h15 - Guerrilha Gerador (Dir.Danilo Sevali, Brasil, 65', 2013)
Em plena efervescência do movimento Ocuppy que sacudiu o mundo nos últimos anos, músicos de Mogi das Cruzes e Sorocaba se juntam para criar um verdadeiro blitzkrieg sonoro. Utilizando geradores elétricos, eles montam seus shows em praças, ruas, parques ou qualquer outro lugar que lhes pareça possível. Basta que haja uma plateia pronta pra ouvir. Este documentário retrata uma maneira original de questionar o espaço público, os esquemas do show business e, principalmente, a relação comercial entre a arte e o público. Como protagonistas as bandas Hierofante Púrpura e INI.O filme foi selecionado para o Festival do Documentário Musical In-Edit 2013 e a sessão será apresentada pelo diretor Danilo Sevali. Confira aqui o trailer.

• 17h às 18h - Balaclava Sessions (Dir.Ricardo Spencer, André Peniche, Zelino Lanfranchi e Fábio Meirelles; Brasil, 60´, 2014)
O selo e produtora Balaclava Records, em parceria com a Brain Productions, trouxe ao Brasil as turnês inéditas do carismático canadense Mac DeMarco e dos americanos lo-fi Sebadoh em 2014. Durante suas passagens por São Paulo, gravaram sessões ao vivo no estúdio da Red Bull Station, com músicas e entrevistas, nas lentes de importantes diretores de videoclipes nacionais.

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som