Secretaria da Cultura

Programação


Lambe-lambe: os fotógrafos de rua na São Paulo dos anos 70

O Maio Fotografia no MIS chega a sua quarta edição e ocupa, pelo quarto ano consecutivo, todos os espaços do Museu, com uma programação que engloba quatro exposições principais, além de duas mostras e uma instalação interativa.

Em homenagem aos 45 anos da criação do MIS, a exposição Lambe-Lambe – os fotógrafos de rua na São Paulo dos anos 70, resgata uma das primeiras coleções de seu Acervo. A coleção, elaborada por dois estudantes, é composta pela documentação dos fotógrafos de rua em atividade no início da década de 1970. Ela registra um ofício, naquela época, em vias de extinção e que hoje faz parte da memória de São Paulo.

A exposição, com curadoria e pesquisa de Isabella Lenzi e assistência de Juliana Caffé, é composta por cerca de 80 ampliações fotográficas e 80 cromos coloridos, além de depoimentos de fotógrafos sobre seus trabalhos à época e, ainda, uma câmera Lambe-Lambe original - todos provenientes do Acervo da instituição.

Os Lambe-Lambes, como ficaram conhecidos, surgiram na cidade no início do século XX. Eram fotógrafos que utilizavam uma máquina com o laboratório acoplado, o que lhes permitia revelar instantaneamente as fotografias tiradas nos jardins e praças. Tiveram maior prosperidade nas décadas de 1940 e 1950, mas, em decorrência das transformações urbanas e do maior acesso à fotografia, no início dos anos 70 já eram considerados figuras raras e folclóricas.

Elaborada pela equipe do MIS nos primeiros anos de existência do museu e composta pela documentação fotográfica e oral dos fotógrafos Lambe-Lambes em atividade no início da década de 1970 em São Paulo, a  mostra explicita a preocupação em registrar uma atividade em vias de extinção e de extrema importância para a cidade. Assim, ao retomar essa coleção, o MIS recupera sua história e afirma o desejo de funcionar como um centro de documentação e pesquisa. 

? Este evento faz parte de Maio Fotografia no MIS 2015.

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização