Secretaria da Cultura

Programação


O Mundo de Tim Burton

Entre fevereiro e junho de 2016, o MIS será ocupado por uma das exposições mais aguardadas: O Mundo de Tim Burton. A exposição explora toda a gama do trabalho criativo de Tim Burton e apresenta desde desenhos da primeira infância até sua carreira consolidada como diretor. A exposição O Mundo de Tim Burton foi organizada pelo Museu da Imagem e do Som e pela curadora independente Jenny He, em colaboração com a Tim Burton Productions.

A mostra reúne cerca de quinhentos itens incluindo obras de arte e esboços raramente ou nunca vistos, pinturas, storyboards e bonecos de sua vasta filmografia, que inclui Edward mãos de tesoura, O estranho mundo de Jack, Batman, Marte Ataca!, Ed Wood, Os fantasmas se divertem, entre outros, e de projetos não realizados e pouco conhecidos que revelam seu talento como artista, ilustrador, fotógrafo e escritor.

A retrospectiva de trabalhos de Tim Burton foi originalmente montada pelo MoMA em 2009 e depois viajou para as cidades de Melbourne, Toronto, Los Angeles, Paris e Seul. Após estas paradas O Mundo de Tim Burton se aprofundou na temática de Burton, seus assuntos e sua perspectiva criativa única, apresentando mais de 150 novas obras não vistas na exposição anterior. Depois de paradas em Praga, Tóquio, Osaka e Brühl, Alemanha, onde está em exibição no Museu Max Ernst, até Janeiro de 2016, o MIS será a primeira instituição da América Latina a sediar esta exposição.
 
A exposição O mundo de Tim Burton é apresentada pela Cielo, com patrocínio da Multiplus; Deutsche Bank; Outback Steakhouse, Forever 21 e apoio do TozziniFreire Advogados, Movida e Petz.

Exposição prorrogada!

Devido ao enorme sucesso de público e a inúmeros pedidos, a exposição O mundo de Tim Burton será prorrogada até o dia 5 de junho!
 
 
Spotify
“Sou Tim Burton e me sinto em casa aqui no Brasil”. Assim como os brasileiros fizeram com que o cineasta se sentisse à vontade por aqui, o Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Spotify e o próprio Tim Burton também querem te deixar ainda mais envolvidos com a exposição O Mundo de Tim Burton, em exibição até o dia 15 de maio.
 
A playlist O Mundo de Tim Burton | Humores possui uma trilha sonora escolhida pelo próprio Tim Burton. São músicas que ele curte e que representam seu talentoso trabalho, para você curtir enquanto visita a exposição. Além dessa lista, também é possível ouvir as trilhas que fizeram parte dos principais filmes do criativo diretor: O Mundo de Tim Burton.
 
As duas playlists estão disponíveis no perfil do MIS no Spotify, em inglês e português, e são conteúdos exclusivos da plataforma. Por isso mesmo, o visitante tem wi-fi grátis no MIS para ouvir a playlist. É só separar o fone de ouvido e se preparar para uma visita ainda mais surreal ao universo de Tim Burton.
 
Multi MIS
Ao longo da exposição "O Mundo de Tim Burton", o Multi MIS, o canal de vídeos do Museu da Imagem e do Som no YouTube no YouTube, apresenta uma série de registros exclusivos com bastidores da mostra, curiosidades da montagem e muito mais. Acesse, assista e inscreva-se! 
 
Sobre Tim Burton
Timothy Walter Burton nasceu em 25 de agosto de 1958, em Burbank, sul da Califórnia (EUA). Quando era adolescente, entediado com a vida nos subúrbios, Burton se divertia pintando, desenhando e fazendo curtas. Em 1976, iniciou seus estudos no California Institute of The Arts e alguns anos depois, em 1979, entrou para a The Walt Disney Company onde conseguiu um emprego como estagiário de animação. 
 
A carreira cinematográfica de Burton começou em 1985 na Warner Bros, com As Grande Aventuras de Pe-wee, Beetlejuice (1988) e Batman (1989), e sua reputação como um autor com um estilo visual único foi alcançada mundialmente com os sucessos de crítica e de bilheteria de Edward Mãos de Tesoura (1990) e The Nightmare Before Christmas (1993). Em seus 18 longas, Burton explorou os mais variados e díspares gêneros como biografia Ed Wood (1994), ficção-científica, Marte Ataca! (1996), horror A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999), fantasia Big Fish (2003), animação em stop-motion A Noiva Cadáver (2005), literatura infantil Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) e musical Sweeney Todd (2007).
 
Além do cinema, Burton realizou trabalhos para a televisão, comerciais, lançou livros e também empreendeu na internet. Para a televisão fez Aladdin e a Lâmpada Maravilhosa (1984) e Alfred Hitchcock Presents: The Jar (1986), comerciais para a  Hollywood Gum e Timex; na internet criou a web série The World of Stainboy (2000) e no campo musical dirigiu o videoclipe de Bones (2006), música da banda The Killers. Em 1997, publicou o livro ilustrado The Melancholy Death of Oyster Boy and The Other Stories e em 2003, a editora norte-americana Dark Horse Comics apresentou os bonecos colecionáveis Tragic Toys for Girls and Boys. Embora seja conhecido, sobretudo como cineasta, Burton tem prosseguido com seus projetos pessoais como ilustrador, pintor e fotógrafo.

Os visitantes podem esperar muitas surpresas. Entre as novidades estão a expografia especial, criada pela equipe do museu em parceria com a Caselúdico, e uma nova divisão das seções originalmente criadas. O Mundo de Tim Burton conta ainda com uma sala inédita que revela quais foram as inspirações que influenciaram o cineasta em seu trabalho. O espaço foi montado a partir de uma lista feita por Tim Burton. Entre os itens estão pôsteres promocionais dos filmes King Kong (1976) e Frankenstein (1931), uma cópia do quadro A noite estrelada, de Vincent van Gogh, e uma foto de Edgar Allan Poe. A mostra traz ainda uma sala dedicada a projetos não realizados, e outra, à sua filmografia.
 

 

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som