Secretaria da Cultura

Programação


Debate | Refúgio, Moradia e Cidade

Em parceria com o MIS, a Bibliaspa (Biblioteca Centro de Pesquisa América do Sul - Países Árabes) e Grist promovem o debate Refúgio, Moradia e Cidade. O objetivo do evento é dar visibilidade à questão deslocamentos de refugiados e gerar reflexões e ao mesmo tempo permitir ao publico o acesso rico a novos conteúdos estéticos que se formam nesses cruzamentos populacionais. Para aquecer o bate-papo, acontece a exibição do documentário A Chave da Casa, às 19h.

Com a intensificação dos conflitos mundiais em plena era da globalização, a questão dos imensos deslocamentos de refugiados entre diversas nações já se tornou um dos principais problemas e desafios para as grandes cidades. Em São Paulo, nos últimos dois anos um fenômeno novo vem chamando a atenção da mídia oficial e redes sociais: a imersão de refugiados e estrangeiros dentro dos movimentos organizados de luta por moradia digna.  Em um país que lida com um grave déficit de moradia para seus próprios habitantes, tal realidade vem tecendo um novo panorama de problemas e questões de caráter urbano, político e humanitário que devem ser assumidos na pauta diária das políticas públicas e das gestões administrativas ligadas ao “direito à cidade”.
 
O evento se inicia às 19h, com a exibição do documentário A Chave da Casa - que acompanha a vinda de refugiados do Oriente Médio ao Brasil-, seguido pelo debate Refúgio, Moradia e Cidade. O ingresso é gratuito e deve ser retirado com 1h de antecedência na bilheteria do MIS. 
 
Participantes da mesa:
Carmen Silva (liderança do MSTC- Movimento dos Sem Tetos do Centro);
Luambu Pitchou (coordenador GRIST – Grupo de Refugaidos e Imigrantes Sem Teto); 
Isam Ahmad Issa (Presidente do Comite de Direito ao Retorno dos Palestinos no Brasil);  
Manuel Del Rio  (Presidente da  APOIO – Associação de Auxilio Mutuo);
Ola Taisir Alsaghir (refugiada síria);
Tradução Árabe/português: Paulo Farah (BIBLIASPA);
Mediador: Alessandro Azevedo  (Associação Raso da Catarina)
 
Sobre o filme
A Chave da Casa (2009, 52 minutos, Direção: Paschoal Samora e Stela Grizotti, Co-Produção: Grifa Filmes e RT2A) acompanha as últimas 48 horas de um grupo de palestinos no campo de refugiados de Al-Rweished, na fronteira entre a Jordânia e o Iraque, antes de partir para o Brasil. Deixam para trás parentes, amigos e um passado cheio de lembranças. Nove meses depois, o filme acompanha cinco deles em diversos pontos do Brasil, mostrando seus problemas de adaptação, seus temores em relação a família, o país e as incertezas e esperanças de um novo futuro. 
 

 

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização