Secretaria da Cultura

Programação


Crítica de cinema

O curso destina-se a estudantes de jornalismo e cinéfilos em geral. Tem como proposta estudar as diferentes técnicas utilizadas por alguns dos principais críticos de cinema na abordagem de um filme e as inúmeras possibilidades de diálogo de uma obra. Estuda ainda os textos sobre cinema produzidos ao longo das últimas décadas e a evolução da própria linguagem cinematográfica. Textos de diferentes críticos sobre um mesmo filme também serão comparados, preferencialmente com opiniões opostas, de modo a entender os fatores que influem na apreciação fílmica. 

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre o professor
Formado em jornalismo pela PUC-SP em 1989, Marcelo Lyra passou por quase todos os editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador do Jornal do Brasil, Revista de Cinema, revista Bizz e outros. Atualmente é crítico do jornal Valor Econômico, da revista Língua Portuguesa e do site Cinequanon. É autor do livro Cinema Como Razão de Viver.

Inscrições encerradas

Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
 
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
 
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
 
→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.
 
Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som