Secretaria da Cultura

Programação


Introdução à fotografia como arte - Módulo II

A história da fotografia contemporânea, em determinada medida, é também a história da arte deste período. Ao menos desde o início dos anos 1960, artistas de diversas correntes – e com intenções distintas - passaram a incorporar a técnica fotográfica a seus trabalhos. Mesmo considerando o importante papel da fotografia como mediadora em movimentos como a land art ou no registro de performances, este curso se propõe a analisar e debater principalmente aqueles autores que fizeram da fotografia o suporte principal para suas obras. Neste segundo módulo do curso, trataremos das correntes responsáveis por reposicionar o fotográfico no campo da história da arte, começando pelas apropriações da Pop Art até chegar nos trabalhos dos artistas brasileiros do século XXI, passando pela fotografia contemporânea produzida na Europa e nos EUA.

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre os professores:

Amana Salles é fotografa, Bacharel em Fotografia (Senac/ SP), pós-graduada em Comunicação Jornalística (PUC/SP) e mestranda em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Docente desde 2009, desenvolve e ministra aulas de fotografia em cursos técnicos e livres. Expos seus trabalhos em mostras coletivas como “Caixa Preta”, no MIS e “Acesso à Terra no Brasil” na Universidade de Harvard. Atualmente pesquisa as relações entre a linguagem cinematográfica e as fotorreportagens da revista Life.

Ângelo Manjabosco nasceu em 1984, na cidade de Três de Maio, interior do Rio Grande do Sul. Vive em São Paulo desde 2007. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (Unijuí, RS, 2006), pós-graduado em Fotografia (Senac, SP, 2009) e mestrando em Estética e História da Arte (Universidade de São Paulo). Recentemente colaborou como pesquisador nas exposições Fronteiras Incertas (MAC USP, 2013) e Claudia Andujar, no lugar do outro (Instituto Moreira Salles, 2015). Foi professor de fotografia no Senac/SP entre 2009 e 2014. Pesquisa atualmente a produção dos fotógrafos norte-americanos que trabalharam para a revista Realidade (1966-1974), da Editora Abril. Publicou artigos sobre fotografia na Folha de São Paulo e na revista ZUM. Participou de exposições coletivas no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Recebeu menção honrosa no Festival Paraty em Foco 2015, categoria multimídia.

Clique aqui para se inscrever

 Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas

Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera

Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula

Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização