Secretaria da Cultura

Programação


Première Clara.mem | Núcleo Experimental de Cinema MIS

O MIS realiza a première gratuita do filme de ficção científica "CLARA.mem". O curta-metragem é resultado da produção coletiva e da vivência realizada pelo Núcleo Experimental de Cinema do MIS, que selecionou, por meio de convocatória, interessados em compor a equipe responsável por todas as etapas de execução da obra. Esta é a segunda edição do projeto, que em 2016 produziu o curta de terror "O experimento".

Desta vez, dentre mais de 1400 candidatos, 17 participantes foram selecionados para participar do projeto, atuando nas mais diversas funções técnicas e criativas do cinema: diretor, produtor, roteirista, direção de arte editor/montador, diretor de fotografia, efeitos visuais/computação gráfica e edição de som/som direto. Todo o trabalho foi executado entre os meses de fevereiro e junho deste ano, em São Paulo. 

Os selecionados também participaram de encontros com diretores e produtores de grande importância para o cinema nacional, com o objetivo de debater o processo criativo e de produção de um filme: Jotagá Crema (um dos roteiristas e um dos diretores de "3%", primeira série Original Netflixbrasileira); Vera Hamburger (diretora de arte); Carlos Ebert (diretor e fotógrafo de cinema); Heitor Dhalia (diretor e roteirista); e Sara Silveira (produtora cinematográfica - em 1991, fundou a produtora Dezenove Som e Imagens, junto com o cineasta Carlos Reichenbach).

A exibição acontece no dia 22 de julho, sábado, às 20h, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência na bilheteria do Museu.



O filme
Em CLARA.mem (2017, Brasil, 9'30", dir. Alison Zago e Márcio Schimming), Alberto acorda sentindo-se um pouco estranho. Arruma-se como de costume, mas, ao cruzar a porta de saída de seu apartamento, é automaticamente levado de volta para dentro. Por mais que tente sair, acaba sempre voltando ao mesmo lugar. CLARA.mem é um curta-metragem sobre o passado, o presente e o futuro e a capacidade de manipulação do homem sobre esse elemento da vida.

SERVIÇO
DATA 22 de julho, sábado
HORÁRIO 20h
LOCAL Auditório MIS (172 lugares)
INGRESSO Gratuito (retirada 1h antes na Recepção MIS)
CLASSIFICAÇÃO 12 anos

FICHA TÉCNICA - CLARA.MEM
ELENCO - IGOR ARMUCHO, LUIZA PORTO, MONALISA ELENO, e ROBERTO REZENDE
ROTEIRO - ANGELO DIAS e DAGUITO RODRIGUES
DIREÇÃO - ALISON ZAGO e MÁRCIO SCHIMMING
ASSISTENTE DE DIREÇÃO - DANIEL PATRICK MARTINS
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA - ALLYSON ALAPONT e THIAGO JAI HO HAN
PRODUÇÃO - BEATRIZ COELHO e JAILSON RAMOS
DIREÇÃO DE ARTE - DÉBORA FILGUEIRAS e MARINA EISENHAUER
MONTAGEM - ALISON ZAGO, MÁRCIO SCHIMMING, CLARA FERRARI e RICHNERALLAN T SANTOS
EFEITOS VISUAIS - ALISON ZAGO, ANDRÉ DE FREITAS FELDBERG e EDUARDO PINHEIRO ESTIVAL
SOM DIRETO - JULINHA CERIONE e PEDRO MACEDO
DESENHO DE SOM E MIXAGEM - PEDRO MACEDO
PREPARADORA DE ELENCO - NARA SAKARÊ
TRILHA ORIGINAL - ARTHUR JOLY
NÚCLEO EXPERIMENTAL DE CINEMA DO MIS - VANESSA FERREIRA

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização