Secretaria da Cultura

Programação


Dança no MIS | Agosto

No próximo sábado, o MIS realiza o Dança no MIS, programa mensal do museu. A edição traz a performance "Mãe Sagrada, Cheia de (des)Graça", de Ivan Monteiro, que será apresentada no Auditório MIS, às 19h30. A entrada é gratuita com retirada de senha com uma hora de antecedência na recepção do Museu.

"Mãe Sagrada, Cheia de (des)Graça" é um solo que procura fazer uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma critica à figura “eterna, imaculada e muitas vezes mal interpretada” da mãe. De acordo com o artista “o trabalho procura abrir questionamentos, tais como: pode-se por acaso se escolher ser mãe? Somente mulheres biológicas podem ser mães? Ser mãe é uma experiência que se estende para outros gêneros além do feminino? Este trabalho retrata a mãe, deusa e desgraçada, o sujeito e o adjetivo, o verbo e o objeto, o começo e o fim. Retrata a linearidade natural que foi perdida entre filho(a) e mãe quando o patriarcado/capital/propriedade passa a ter mais importância na sociedade – mais do que a linearidade de sangue, que nos conecta e deveria ser mais poderosa do que tudo.”

A performance se divide em pequenos atos que se coligam e se entrelaçam: atos de trabalho diário doméstico; atos de sacrifício materno em nome de seus filhos; atos de autoconhecimento e questionamento sobre o caminho que foi escolhido ao se tornar mãe. O material audiovisual utilizado na performance traz recortes de rituais religiosos que são tradicionalmente realizados na família do artista, na sua maioria feito pelo conjunto feminino da casa. A estas cenas são adicionados objetos decorativos típicos e sons do cotidiano de casas extremamente matriarcais que fazem alusão às origens de Ivan. 

Dança no MIS é realizado mensalmente, com curadoria de Natalia Mallo. O programa inclui programação site-specific, em que coreógrafos são convidados a escolher uma área do MIS para compor um trabalho em dança bem como a ocupação do auditório com espetáculos de repertório e novas criações.

Sobre Ivan Monteiro
Ivan Monteiro Feitosa (1986 - São Paulo) é performer, dançarino, artista multimídia e ativista. Com uma ampla vivência nas mais diferentes estampas culturais, fornecidas pelas várias esferas artísticas por onde permeia, Ivan tem graduação em Audiovisual (Anhembi-Morumbi - SP, BR); Artes Performaticas e Mediais (Academia de Artes de Zurique - ZH, SUIÇA) e Artes Plásticas (Universidade de São Paulo). Dentre os temas que o artista aborda em seus trabalhos, podem se destacar a pesquisa sobre (des)igualdade racial, de gênero, de identidade e como a construção ou a desconstrução dos mesmos são chave essencial para uma melhor sociedade. Seus trabalhos e colaborações com a mais variada seleção de artistas e performers internacionais já tomaram palcos e galerias na Suíça, Brasil e Estados Unidos.

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização