Secretaria da Cultura

Programação


Exposições 2018

PRÓXIMAS EXPOSIÇÕES

Quando o cinema se desfaz | Março e abril de 2018

Com curadoria de Ricardo Resende (ex-diretor do CCSP e atual diretor do Museu Bispo do Rosário/RJ), a mostra apresenta uma pesquisa em torno da coleção de Solon Ribeiro, artista que realiza trabalhos que colocam em foco a problemática da imagem fotográfica. Nos anos 1990, ele herdou de seu pai uma coleção de mais de trinta mil fotogramas de cinema. O material começou a ser reunido, ainda nos anos 1950, por seu avô, Ubaldo Uberaba Solon, dono de uma sala de exibição no interior do Ceará. Na exposição, os fotogramas são deslocados de seu ambiente original. Com isso, o artista retira das imagens a simbologia da representação e permite que as informações ali contidas produzam novos impactos visuais.

Maio Fotografia no MIS 2018 | De abril a junho de 2018

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som  dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. Em 2018, a mostra Maio Fotografia no MIS acontece entre os dias 21 de abril e 17 de junho. Durante o período todos os espaços expositivos do Museu serão tomados por obras de artistas singulares e fundamentais na história da fotografia. A edição de 2018 do Maio Fotografia apresenta trabalhos de Walter Carvalho, José Oiticica Filho e do norte-americano Sandro Miller, que traz uma série de fotos do ator John Malkovich em releituras de imagens icônicas. Uma mostra com obras do Acervo do MIS e outra selecionada por meio da convocatória Nova Fotografia 2018 completam a programação.

Quadrinhos | 14 de novembro de 2018 a 31 de março de 2019

Em 1938, quando Superman apareceu pela primeira vez nos quadrinhos, ninguém imaginou que este seria um evento que transformaria a cultura pop e que ecoaria até os dias de hoje. Oitenta anos depois, no final de 2018, o MIS abre uma grande exposição com artes originais, revistas e itens raros para contar a história das HQs no Brasil e ao redor do mundo. A mostra tem curadoria de Ivan Costa, cofundador da Chiaroscuro Studios e sócio da CCXP - Comic Con Experience, um dos maiores eventos mundiais nesta área. A exposição percorre o universo das HQs e suas relações com o cinema e o audiovisual. A exposição fica em cartaz até 2019, quando a primeira história em quadrinhos brasileira (e uma das primeiras do mundo), As aventuras de Nhô-Quim ou impressões de uma viagem à corte, completa 150 anos.

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização