Secretaria da Cultura

Programação


Maio Fotografia no MIS 2018

Anualmente, o Museu da Imagem e do Som dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. A mostra Maio Fotografia no MIS 2018 fica em cartaz de 21 de abril a 17 de junho e apresenta cinco exposições:

Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homenagem aos mestres da fotografia é o resultado da parceria do fotógrafo Sandro Miller com o ator John Malkovich. Em 2013, Sandro Miller iniciou este projeto, que recria diversas fotografias icônicas para homenagear artistas que foram referência ao longo de sua carreira, entre eles, Annie Leibovitz, Bert Stern, Diane Arbus, Dorothea Lange e Robert Mapplethorpe. O MIS é a primeira instituição da América Latina a receber a mostra.

JOF apresenta a obra pioneira de José Oiticica Filho, marco na fotografia moderna brasileira. Dentre sua produção se destacam as microfotografias científicas feitas durante seu trabalho como entomologista, a forte atuação nos movimentos cineclubistas, a quebra com o pictorialismo, os experimentos com a abstração, as composições geométricas e as recriações fotográficas a partir de manipulação de negativos.

Retraço é um amplo panorama da obra de Walter Carvalho, reunindo imagens produzidas ao longo de quase cinquenta anos. Mais do que ensaios temáticos, estas fotografias são narrativas abertas a partir de suas continuidades e contrastes.

Uma exposição com obras do Acervo MIS - Era preciso esperar para saber - e outra da fotógrafa Olga Gaia, selecionada por meio da convocatória Nova Fotografia 2018, completam a programação.

PROGRAMAÇÃO PARALELA
Para as atividades marcadas com *, é necessário retirar o ingresso 1h antes na Recepção MIS.

20.04 a 17.06 - Mobgraphia
No dia 20 de abril, às 19h, acontece o Festival mObgraphia 2018 , onde serão anunciados os cinco finalistas e o vencedor das categorias abertas (arte em mobgrafia, documental, paisagem, preto e branco, retrato e street), além dos três finalistas e o vencedor da categoria Ensaio, com o tema Água. A exposição com os finalistas e os vencedores das categorias do Festival promovido pela mObgraphia Cultura Visual fica em cartaz no Museu ao longo de todo o Maio Fotografia no MIS 2018.

21.04 - Abertura: Ciclo de conversas
15h | Conversa com Walter Carvalho  | Local: Auditório MIS (172 lugares)*
17h | Conversa com Ronaldo Entler (curador da exposição Acervo MIS: Era preciso esperar para saber) | Local: Auditório MIS (172 lugares)*

05 e 06.05 - Foto Feira Cavalete
Horário: Sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 11h às 19h
Local: Área externa
Evento para amantes da fotografia, que reúne fotógrafos, galerias, editoras, selos independentes, artistas visuais e produtores. O objetivo é oferecer todo e qualquer objeto fotográfico: impressões, publicações, fotolivros, fotozines, livros de artistas, caixas de fotografias, fotos soltas e também roupas e serviços como impressão fine art, conservação de arquivos etc. A Foto Feira Cavalete é organizada pela DOC Galeria | Escritório de Fotografia.

05.05 - 1FOTO1HISTÓRIA
Horário: Sábado, às 15h
Local: Auditório MIS (172 lugares)*
A DOC Galeria e o Atraves apresentam a série 1FOTO1HISTÓRIA. Nela, 10 fotógrafos contam em 5 minutos a história de uma imagem que fizeram e que impactou as suas vidas. Os primeiros convidados são Tuane Fernandes, Rogério Assis, João Wainer, Drago, Cris Veit, Bruno Bernardi, Alexandre Orion, Yan Boechat, João Machado e Erico Hiller.

19.5 - Lançamento do livro Copo de luz, de Marcio Scavone
Horário: Sábado, às 15h
Local: Auditório MIS (172 lugares)*
À partir de um retrato de infância feito por seu pai escritor e fotógrafo modernista, o autor cria uma história biográfica por onde, em 22 capítulos, desfilam suas influências, referências, reflexões sobre a estética da fotografia seu passado e seu futuro. A obra é ricamente ilustrada por mais de 200 imagens de obras históricas e das fotografias de sua vasta e rica carreira. Este livro acabou sendo o passaporte do autor para ser eleito o primeiro fotógrafo a ocupar uma cadeira na renomada Academia Paulista de Letras.

25.5 - Palestra sobre fotografia contemplativa, com Yuri Bittar
Horário: Sexta, às 19h30
Local: Auditório LABMIS (64 lugares)*
A fotografia contemplativa é um caminho para alcançar uma percepção aberta, sair do automático e apreciar o mundo. Esta prática se origina de ensinamentos budistas e de meditação, é uma forma de ver o mundo sem conceitos prévios, fórmulas, definições e ansiedades, permitindo um encantamento com o cotidiano, com a beleza do ordinário, e entendendo que as boas imagens não estão no raro e no inusitado, mas em absolutamente tudo.

26.5 - Ciclo de conversas
15h | Conversa com Sandro Miller | Local: Auditório MIS (172 lugares)

27.05 - Maratona Infantil - Maio Fotografia

08 e 09.06 - Fórum de educação visual mObgraphia
Local: Auditório LABMIS (64 lugares)*
Além da exposição com os ganhadores do Prêmio mObgraphia 2018, a Mobgraphia promove também debates, mesas e oficinas como parte do Fórum de Educação Visual.
>> 08.06, às 17h | Zen e a arte da fotografia, com Cadu Lemos
>> 09.06, às 15h | Interfoto e a economia criativa, com Carlos Marien
>> 09.06, às 15h30 | A busca da fotografia como forma de expressão e cura, com Tina Gomes
>> 09.06, às 16h | Inserção e sobrevivência no mercado de arte, com Marcos Varanda
>> 09.06, às 16h30 | Fotografia de rua, com José Bassit

O MIS está com inscrições abertas para cinco cursos de fotografia: Uma história social da fotografia (03 de maio a 28 de junho), Fotografia contemporânea (02 a 30 de maio), Fotografia de rua (03 de maio a 21 de junho), Fotografia para câmeras compactas e smartphones (14 a 28 de maio) e Fotografia de paisagens (4 a 18 de junho). Os alunos inscritos nestes cursos ganham um ingresso e participam de visita guiada pelo professor à exposição Maio Fotografia no MIS 2018.

SOBRE O MAIO FOTOGRAFIA NO MIS

Criado em 2012, o projeto Maio Fotografia no MIS dedica cerca de dois meses por ano à fotografia, com todos os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas. Em suas seis edições figuraram importantes artistas, nacionais e internacionais, como André Kertész, Andy Warhol, Carlos Eber, Chico Albuquerque Claudio Edinger, Gregory Crewdson, Josef Koudelka, Martin Parr, Mauricio Lima, Valdir Cruz, Vivian Maier e Willy Ronnis.

 

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização