Secretaria da Cultura

Programação


Retraço | Walter Carvalho

As fotografias que compõem a exposição Retraço apresentam um amplo panorama da produção de Walter Caravalho. São imagens produzidas ao longo de quase cinquenta anos, que constituem, mais que ensaios temáticos, narrativas abertas a partir de suas continuidades e contrastes. O título da exposição, Retraço, evoca retrato e, também, resquícios, que tão traços da permanência de algo que iniciou sua existência lá atrás e permanece vivo como metáfora ou alegoria daquilo que foi captado pelo olhar do fotógrafo.

Retraço conta com obras da série JAИUS, que ocupa o Espaço Redondo do museu, imagens de seu trabalho no sertão nordestino, além de fotografias que compõem um projeto apelidado de Memória da forma, onde o fotógrafo brinca com os signos e símbolos da imagem fotográfica.

A curadoria é de Cristiane Almeida e Talita Virgínia, da equipe de Programação do MIS.

Sobre Walter Carvalho
Walter Carvalho (João Pessoa, PB, 1947) é fotógrafo e cineasta brasileiro. Herdeiro do Cinema Novo, formou-se em design gráfico pela Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). Desde 1972, desenvolve intensa atividade como profissional da imagem: em fotografia, no cinema e na TV. No cinema, foi responsável pela direção de fotografia de Lavoura arcaica, Abril despedaçado, Madame Satã, Central do Brasil e Amarelo manga. Seu percurso duplo de fotógrafo e cineasta se reflete em seu trabalho autoral, tentando captar momentos e criando “instantes continuados” por toda sua obra. Conta com diversas publicações, como Contrastes simultâneos (Cosac Naify), e exposições individuais e coletivas no currículo. Sua obra integra coleções como as do Museu de Arte do Rio (MAR), Maison Européenne de la Photographie (MEP), Coleção Pirelli / MASP e Instituto Moreira Salles. Integra a Photographers Encyclopaedia International, 1839 to present.

Maio Fotografia no MIS 2018
Anualmente, o Museu da Imagem e do Som dedica um espaço na agenda de programação para exposições exclusivamente de fotografias com obras de artistas nacionais e internacionais. A mostra Maio Fotografia no MIS 2018 fica em cartaz de 21 de abril a 17 de junho e apresenta, além desta, outras quatro exposições: JOFEra preciso esperar para saber, Be AwareMalkovich, Malkovich, Malkovich: homenagem aos mestres da fotografia.

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização