Secretaria da Cultura

Programação


Uma história social da fotografia

A partir de um embasamento teórico que contempla múltiplas perspectivas analítica, o curso propõe apresentar um recorrido da história da fotografia que não dissocia a produção fotográfica de seus contextos históricos de produção. A interdisciplinaridade é uma característica marcante deste curso, pois serão investigadas certas homologias artísticas entre fotografia, música, artes plásticas e cinema.

Desta forma, pretende-se apresentar e discutir algumas das principais produções artístico-fotográficas verificadas na história da fotografia, buscando familiarizar o participante não apenas com a história do meio fotográfico mas também com seus contextos sócio-históricos de produção. As diversas maneiras de construção e representação da realidade pela ótica fotográfica serão investigadas, suscitando práticas investigativas e aparatos reflexivos para melhor apreciação das questões discutidas ao longo do curso.

Tópicos das aulas
>> O surgimento de uma nova arte; o Impressionismo e a fotografia.
>> A atualização do Realismo em Eugène Atget.
>> Fotografia e política: Berlim contra o nazi-fascismo.
>> Fotografia, poesia e música como crítica social.
>> Fotografia documental vs. Fotografia artística: a representação da experiência urbana moderna.
>> Fotografia e gênero: ecos surrealistas na América Latina.
>> Fotografia e arte urbana.
>> A Fotografia e a globalização: Martin Parr.

Sobre o professor
Marcos Fabris é bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário SENAC-SP e doutor pela FFLCH-USP, com pós-doutorado na Universidade de Columbia (Nova York), Université Paris Ouest Nanterre (Paris), MAC-USP, FFLCH-USP e UNIFESP (São Paulo). É autor dos livros Correspondências: pintura, fotografia e o retrato da modernidade, Trabalho da encenação – ensaios sobre fotografia norte-americana e Imagem e História.

 

Especial Maio Fotografia no MIS 2018: o aluno ganha uma visita guiada pelo professor à exposição em cartaz no Museu.

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições.

Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
 
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
 
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
 
→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.
 
Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização