Secretaria da Cultura

Programação


Panorama do cinema brasileiro

O objetivo do curso é levar o aluno à reflexão sobre a importância do conhecimento da história do cinema brasileiro, oferecendo ferramentas para a análise sobre as questões históricas representadas nos filmes brasileiros, sem deixar de considerar a estética que envolve os enquadramentos, a montagem e os elementos que compõem a mise-en-scène. Dessa maneira, o curso estimula o conhecimento sobre a estética do cinema brasileiro e sua fortuna crítica.

Objetivos:
>> Introduzir o aluno às possibilidades da análise fílmica e fomentar o debate sobre a produção do cinema brasileiro.
>> Dar visibilidade à história do cinema brasileiro através da análise da fílmica e de um estudo sobre a crítica cinematográfica é uma forma de fomentar o conhecimento sobre o cinema e sobre os acontecimentos históricos do país. Trazer uma reflexão sobre as escolhas estéticas e políticas dos filmes pode ser um significativo fator de emulação do conhecimento crítico para a sociedade. Assim, faz-se um convite para que o público reconheça em imagens o universo da produção dos filmes brasileiros, propondo uma ressignificação das diversas representações dos acontecimentos históricos em seus aspectos estéticos, políticos e sociais.

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições.

Sobre a professora: Daniela Gillone é professora e pesquisadora de cinema, com pós-doutorado pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenou cursos de extensão universitária promovidos pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL – Memorial da América Latina) e cursos livres pelo Museu da Imagem e do Som. Ministrou o projeto Click da Caixa e coordenou o TV Vila – ambos oficinas de fotografia e de produções audiovisuais com jovens das classes populares, financiados pela Caixa Econômica Federal em parceria com a Secretaria de Educação de Ribeirão Preto/SP, entre 1997 e 2005. É pesquisadora do grupo de estudos Cinema Latino-americano e vanguardas artísticas, vinculado a UNIFESP e ao CNPq.

 

 

Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
 
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
 
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
 
→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.
 
Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização