Secretaria da Cultura

Programação


XV Mostra de Cinema Atual Espanhol

Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha e com o apoio do Instituto Cervantes, o MIS recebe a XV Mostra de Cinema Atual Espanhol nos dias 11, 12 e 13 de outubro. Este ano, a Mostra acontece em nove capitais brasileiras e traz os títulos: "A noiva", "Desnorteados", "Sete minutos depois da meia-noite", "A colmeia" e "Doñana. 4 estações".

"A noiva" adapta, com uma fotografia de qualidade, uma das obras mais importantes de Federico García Lorca, “Bodas de Sangre”. Além disso, em "Sete minutos depois da meia-noite", realidade e animação se misturam com grande originalidade. Por sua vez, "Desnorteados" mostra com ironia a realidade da juventude atual espanhola como consequência da recente crise econômica. Como nas edições anteriores, a Mostra inclui um documentário, que desta vez descreve o valor ecológico do Parque Nacional de Doñana, o mais antigo da Espanha. 

Por fim, a Mostra traz uma homenagem aos quarenta anos da promulgação da Constituição de 1978 - que deu inicio à etapa democrática na Espanha. Para isso, foi selecionado o filme "A colmeia", de Mario Camus. Ainda que seja um filme produzido nos anos do movimento “contracultural” conhecido como “La Movida”, o longa apresenta uma linguagem diferente e menos atrevida que outras propostas da época. Porém, aborda temas de atualidade que, durante a época da ditadura franquista, foram censurados - como foi a homossexualidade, a prostituição e o sexo. Ganhadora do Urso de Ouro no Festival de Berlin de 1983, a obra deu uma grande projeção internacional ao cinema espanhol. 

PROGRAMAÇÃO
11/10, QUINTA
19h | A Noiva (2015) | Diretora: Paula Ortiz / Gênero: Drama, Romance / Duração: 93 min. / C.I.: 12 anos. Desde pequenos, Leonardo, o noivo e a noiva formaram um triangulo inseparável, mas, quando se aproxima a data do casamento, as coisas se complicam porque entre ela e Leonardo sempre houve algo mais que amizade. A crescente tensão entre ambos é como um elo invisível que não se pode explicar, tampouco se pode romper.

12/10, SEXTA
16h | Sete minutos depois da meia-noite (2016) | Diretor: J. A. Bayona / Gênero: Drama / Duração: 100 min. / C.I.: 12 anos. Após a separação de seus pais, Connor, um menino de 12 anos, terá que ocupar-se das tarefas de casa, pois sua mãe está com câncer. Frente a isso, o menino tentará superar seus medos e fobias com a ajuda de um monstro, mas suas fantasias terão que enfrentar-se não somente com a realidade, mas também com sua fria e calculista avó. Com este novo trabalho J.A. Bayona fecha sua trilogia sobre as relações entre mães e filhos que iniciou com “El Orfanato” e continuou com “Lo imposible”.

18h | Doñana. 4 estações (2014) | Diretor: Javier Molina Lamothe / Gênero: Documentário / Duração: 90 min. / C.I.: Livre. Este documentário fala sobre o ciclo anual de um símbolo natural da Espanha, o Parque Nacional de Doñana que fica na região de Andaluzia. É um relato que mostra a biodiversidade e as mudanças estacionais.

13/10, SÁBADO
19h | Desnorteados (2015) | Diretor: Nacho G. Velilla / Gênero: Drama, Comédia / Duração: 102 min. / C.I.: 10 anos. Hugo e Braulio, dois jovens com formação universitária, cansados de não encontrar trabalho na Espanha, decidem emigrar para a Alemanha após assistir “Espanhóis pelo mundo”, um programa que apresenta histórias de sucesso de espanhóis emigrantes. Porém, logo eles descobrirão que perseguir o sonho alemão pode ser muito apavorante.

21h | A colmeia (1982) | Diretor: Mario Camus / Gênero: Drama / Duração: 105 min. / C.I.: 12 anos. “La Colmena”, baseada no libro homónimo de Camilo José Cela, é um reflexo da áspera e dolorosa realidade após a guerra civil espanhola. A ação tem lugar no café "La Delicia" de Madri, em plena pós-guerra espanhola.

Siga o MIS nas redes sociais

Museu da Imagem e do Som

Av. Europa, 158, Jd. Europa

São Paulo - SP, Brasil

CEP 01449-000

11 2117 4777

Realização