Secretaria da Cultura

ROJO®NOVA - Cultura Contemporânea


  • Tofer Chin

  • Yochai Matos

  • Base V

  • Para comemorar seus 40 anos, o MIS acolhe o novo projeto da ROJO® em São Paulo - a ROJO®NOVA - Cultura Contemporânea, uma mostra multidimensional de cultura contemporânea.  ROJO®NOVA é uma mostra em construção em que o processo criativo é evidenciado em um constante work in progress, gerando uma combinação de arte visual, experimentalismo, técnicas contemporâneas, recursos tecnológicos e arrebatamento.

    Serão sete semanas apresentando uma experiência inédita no mundo, reunindo, em todos os espaços do MIS, expressões que ressaltam a diversidade cultural da arte contemporânea. Mais de 50 artistas entre jovens talentos e profissionais aclamados na cena da nova arte contemporânea mundial - Mark Jenkins, Maya Hayuk, Krink, Kit Webster, Flávio Samelo, Ryuichi Kurokawa, Robert Seidel, Fuck Buttons, Tunng, Sin Fang Bous, Isan, Objeto Amarelo, entre outros - se revezarão nos espaços Expositivo e Redondo. Em grupos de sete por semana, trabalharão em colaboração, ocupando os espaços em camadas, de forma que a exposição esteja sempre viva e só seja finalizada na última semana, quando ocorrerá uma grande festa de encerramento.

    A mostra ROJO®NOVA - Cultura Contemporânea será composta de vários ingredientes: artistas, instalações, “Frescos”, Art Performances, Audiovisuais, Arte Sonora & Música, Sessões de Warm Up. A emoção de cada um desses componentes e sua interatividade estarão representadas em múltiplas dimensões. Da ilustração feita à mão à arte digital, da imagem em movimento à convergência multimídia, da transgressão de limites e formatos ao improviso ao vivo.

    O projeto engloba ainda uma série de workshops ministrados pelos artistas e curadores participantes. A proposta é que o público participante possa construir um diálogo mais próximo com os conceitos da exposição. Confira a programação ao lado.

    Assista aos vídeos do projeto.

    Para comemorar o sucesso das sete semanas do festival multidimensional ROJO®NOVA , no dia 15 de agosto (domingo), das 17h30 às 21h, o MIS será palco de uma grande festa aberta ao público. Será a festa de encerramento da mostra multidimensional, um “finissage” que apresentará o resultado do work in progress proposto pelo festival. Reunindo os artistas que participaram do festival e convidados, o evento também marcará o lançamento da revista/catalógo ROJO®NOVA, que será distribuída na festa, além de contar com apresentações especiais e coquetel Absolut.

    Sobre a ROJO®
    Com a ideia inicial de oferecer um espaço para jovens artistas divulgarem seus trabalhos, mas sem as imposições conhecidas pelo mercado, David Quiles Guilló fundou a ROJO® em 2001, em Barcelona. Nove anos depois, a ROJO® é uma das organizações culturais mais ativas do panorama artístico mundial e gerencia e fomenta uma rede cultural e criativa, dedicada exclusivamente a promoção da arte e criatividade. Saiba mais em www.rojo-nova.com.

  • Eventos relacionados

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  •  
  • Museu da Imagem e do Som