Secretaria da Cultura

Programação


The Core

O MIS apresenta The Core, escultura flutuante inédita no Brasil criada pelo artista contemporâneo polonês Adam Kalinowski. A instalação é um dos trabalhos da série The Sky Reaching, composta por grandes esculturas flutuantes que interagem com o ambiente em uma perspectiva estética e sensorial.

Uma estrutura de bambu sustenta os balões que ficam suspensos sob o telhado do Museu e trazem câmeras de vídeo que capturam imagens da cidade. Estabelecendo uma relação entre o ambiente externo e o interno, essas imagens podem ser vistas no Espaço Redondo do MIS.

A obra conta com a interferência do acaso ao incorporar os movimentos e intempéries da natureza em sua construção. Assim como em diversos outros trabalhos de Kalinowski, a alteração da relação de escala entre o objeto artístico, as pessoas e o ambiente está no centro de seu questionamento.

Nesta sexta (21), o público poderá acompanhar o processo de finalização da obra a partir das 14h.

Sobre Adam Kalinowski
Nasceu em Poznan (1959) onde vive e trabalha atualmente. Estudou Antropologia Cultural em The Adam Mickiewicz University em Poznan, Polônia, graduando em 1986. Autor de projetos outdoor e textos críticos. Organizador da próxima Bienalle Mediations de arte contemporânea na Polônia. Em 1998 ele criou e desde então preside a fundação artística que leva o nome de seu pai, o pintor construtivista Tadeusz Kalinowski.

Realização

  • Museu da Imagem e do Som
  • Museu da Imagem e do Som