Secretaria da Cultura

Comissionados


Katia Maciel

Artista, pesquisadora e professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Núcleo de Tecnologia da Imagem. Em 2001 realizou o pós-doutorado em Artes Interativas na Universidade de Walles, Inglaterra. Entre os seus livros publicados, destacam-se “Transcinema” (contracapa, 2007) “Redes sensoriais” (em parceria com André Parente, contracapa, 2003) e “O pensamento de cinema no Brasil” (2000). Kátia Maciel realiza filmes, vídeos e instalações e participou de exposições no Brasil, na Inglaterra, no México, na Alemanha e na China.

01/2009
Cássio Vasconcellos

Nasceu em São Paulo (1965), estudou fotografia na escola Imagem-Ação (1981). Participou da mostra coletiva "Arte/Cidade" em 1994 e 2002. Em 2002, foi premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 1995, recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte. Sua obra faz parte de coleções da Biblioteca Nacional de Paris, França; Museu de Belas Artes, Houston, EUA; Coleção Polaroid, Cambridge, EUA; Fogg Museu de Arte, Cambridge, EUA; Museu de Arte Moderna, São Paulo e Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro; Museu de Arte de São Paulo (MASP); Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires, Argentina, entre outros.

10/2008
Bill Seaman

Americano, do estado de Missouri, é mestre em Ciências e Artes pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e PhD em Arte Interativa pela Universidade de Wales. Foi professor em várias instituições na Austrália e nos Estados Unidos e é atualmente titular do programa de graduação em Midia Digital na Rhode Island School of Design. Já fez exposições na Europa, Canadá, Austrália, Japão e também no seu país. Ganhou vários prêmios internacionais: bolsa do National Endowment for the Arts (United States, 1987), bolsa do ZKM (Zentrum für Kunst und Medientechnologie, Karlsruhe, Germany, 1994), prêmio Ars Electronica (seção arte interativa de Linz, Áustria, 1992 e 1995) e primeiro prêmio do Berlin Video/Film Festival (seção arte multimídia, 1995). Seus trabalhos podem ser encontrados em vários museus públicos e privados, incluindo o Museu de Arte Moderna, de Nova Iorque (MoMA). Seaman também é conhecido por suas performances e vídeos como S.HE (1983), Water Catalogue (1984), Shear (1986), Boxer's Puzzle (198

08/2008
Daniel C. Howe

Americano, é artista digital e pesquisador do Midialab da New York University, onde atualmente completa sua tese de PhD em sistema generativos literários. Seus projetos recentes incluem RiTa library, um software de linguagem generativa em tempo real; Bisociation Engine, um trabalho em associação com Bill Seaman, e TrackMeNot, um firewall de web arte que você pode baixar no seguinte endereço mrl.nyu.edu/~dhowe/trackmenot . Além de seus conhecimentos em artes visuais e audioarte, Daniel tem mestrado em Literary Arts e Mídias Interativas. Atualmente, ele leciona Mídia Digital no Rhode Island School of Design.

08/2008