Orientadores


Carlos Zibel

Mestre, Doutor e Livre-Docente em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP; professor associado na graduação e na pós-graduação junto aos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (desde 1978) e de Design (desde 2006) na FAU-USP. É líder do Grupo CNPq de Pesquisa Design, Ambiente e Interfaces e pesquisador no Grupo CNPq de Pesquisa História, Crítica e Linguagens do Design. Coordena as Pesquisas O Pensamento Contemporâneo nas Áreas Profissionais do Design, Artes e Arquitetura e, Arte, Cidade e Comunicação Visual: possíveis intervenções. Possui inúmeras publicações, participou de exposições nacionais e internacionais, curadorias, intervenções artísticas, Salões Oficiais e Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (BIASP) e possui premiações em artes plásticas, design e audio-visual. Foi curador do núcleo de arte contemporânea ArquiMob na 8ª BIASP.

Orientou os residentes Felipe Sztutman e Rodrigo Bellotto.

Gavin Adams

Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Oxford, Mestre em Gravura pela Royal College of Art e Doutor em Cinema, Rádio e TV pela ECA-USP. Atualmente é docente da Universidade Camilo Castelo Branco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas, atuando principalmente nos seguintes temas: visualidade, estereoscopia, imagem em movimento.

Orientou o residente Lot Amorós.

Gilbertto Prado

Artista multimídia, graduado em Engenharia e Artes Plásticas pela Unicamp e Doutor em Artes pela Universidade de Paris 1 Panthéon Sorbonne. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior como XVI Bienal de São Paulo, (setor: Mail Art, 1981); Mutations de l'image, Vidéothèque de Paris (1994); Arte e Tecnologia no MAC-USP (1995), Mediações no Itaú Cultural (1997), II Bienal do Mercosul (1999), Link_Age / MECAD, Barcelona; 9º Prix Möbius International des Multimédias, Pequim (2001); XXV Bienal de São Paulo (Net Arte, 2002); Cinético Digital no Itaú Cultural (2005). Publicou em 2003 o livro Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário, pelo Itaú Cultural. Foi Professor do Instituto de Artes da Unicamp e Professor Convidado da Universidade de Paris 8 (2004 e 2006). Desde 2001 é Professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, onde atualmente é Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Orientou o residente Claudio Bueno.

Henrique Parra

Graduado em Ciências Sociais pela USP, Mestre em Sociologia pela USP e Doutor em Educação pela UNICAMP. Atualmente se dedica a investigar as dinâmicas sociais de produção de conhecimentos no contexto de expansão das tecnologias digitais de informação e comunicação. Destaque para a relação homem-máquina (interfaces e linguagem visual); as configurações sócio-políticas da tecnologia; a relação entre instituições sociais, economia e conhecimento. Trabalhou como professor, pesquisador e gestor público em diferentes instituições, atuando em áreas relacionadas à sociologia da tecnologia, desenvolvimento sócio-econômico, políticas públicas, tecnologia social, direitos humanos e comunicação. Paralelamente, como fotógrafo realizou diversos trabalhos de documentação e produção artística, tanto individualmente como através de coletivos em que foi colaborador.

Orientou o residente Lot Amorós.

Jonny Gitti

Fotógrafo e designer desde 1998. Participou de workshops na área de still photography e esteve presente em diversos outros nas áreas de fotografia publicitária, moda e cinema. Sempre se envolveu em trabalhos destinados a campanhas publicitárias nacionais e internacionais, editoriais, capas para revistas, jornais e livros, anúncios, cobertura de desfiles de moda, exposições culturais nacionais e internacionais, além de reportagens publicadas em diversos veículos da mídia impressa e eletrônica. Atualmente, cursa cinema e assina a direção de arte e fotografia da Onyti Imagens & Negócios.

Orientou a residente Anaisa Franco.

José Mannis

Compositor, performer eletroacústico, sound designer, professor universitário, pesquisador. Suas composições abrangem os mais variados gêneros: música instrumental, eletroacústica, trilhas para vídeo, cinema, teatro, criações radiofônicas e instalações multimídias. Desenvolve pesquisas no campo da acústica aplicada à música. Membro da Academia Campineira de Música. Atualmente dirige as equipes de áudio na produção dos documentários Paraíso (projeto premiado pela TV Cultura em 2004) bem como a série de documentários Science & Regilion, realização Digerati International.

Orientou o residente Alexandre Fenerich.

Leonardo Crescenti

Artista e arquiteto pela FAU/USP. Atua no mercado publicitário como fotógrafo desde 1980 e como diretor de fotografia em comerciais e curtas-metragem desde 1984. Tem como especialidade a fotografia de produtos e produção de efeitos especiais em fotografia e cinema, e filmagem de produtos. Como artista investiga e desenvolve projetos em várias mídias e suportes. Como diretor realizou 13 curtas metragens obtendo 21 premiações nacionais e 14 internacionais, 28 participações hors-concours, inclusive 3 na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes.

Orientou a residente Anaisa Franco.

Lucas Bambozzi
Orientador

Artista multimídia, documentarista e curador. Doutor pelo CAiiA-STAR Centre/i-DAT (Planetary Collegium) na Inglaterra, Professor da pós-graduação do Senac-SP. Dedica-se à exploração crítica de novos formatos de mídia independente e trabalha em meios diversos como vídeo, cinema, instalação e mídias interativas, com exibições em mostras em mais de 40 países. É um dos coordenadores e curadores do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis.

Orientou os residentes Caetano Dias, Anaisa Franco, Claudio Bueno.

luiz duVa
Orientador

Criador experimental no campo da vídeoarte, desenvolve desde o fim dos anos 1980 narrativas pessoais em vídeo, bem como uma série de experiências com vídeoinstalações. A partir de 2000 , dedica-se a Live Images, termo por ele cunhado para designar a manipulação de imagens e sons em tempo real. Ele tem trabalhado também com a criação de projetos audiovisuais imersivos e com o desenvolvimento de conteúdo e ambientes específicos para novas mídias.

Orientou os residentes Caetano Dias, Alexandre Fenerich, Paulo Meira.

Marcelo Bicudo

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela USP, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.  Atualmente é professor na FAU-USP, diretor de criação da Epigram e professor de pós-graduação na Faculdade Anhembi Morumbi. Tem experiência nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Comunicação e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design, marca, comunicação, sinalização, manual de identidade corporativa, cartaz e produção de eventos.

Orientou os residentes Felipe Sztutman e Rodrigo Bellotto.