MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Núcleo experimental de cinema

 O MIS apresenta uma nova oportunidade para aqueles que desejam adentrar o mundo cinematográfico. Além de oferecer diversos cursos na área e promover o projeto Cine MIS, que seleciona mensalmente filmes inéditos por meio de convocatória, para exibição gratuita, o Museu inaugura em março o Núcleo Experimental de Cinema do MIS. Conheça!

 

Data

14/03/2016 a 30/04/2016

Horários

Participe!

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail experimentalmis@mis-sp.org.br 

Clique aqui para acessar a Convocatória 



 

Apoio: quadradao.com.br 

O MIS divulga o nome dos selecionados para a 2ª etapa da primeira edição do Núcleo Experimental de Cinema.

A execução do trabalho do Núcleo consistirá na produção coletiva e finalização de um curta-metragem do gênero terror, que será posteriormente exibido dentro da programação do MIS. Os selecionados também participarão de encontros com diretores e produtores de grande importância para o cinema nacional, com o objetivo de debater o processo criativo e de produção de um filme. Todo o trabalho será executado a partir de junho deste ano, nas dependências do Museu.

Pré-selecionados
Clique aqui para acessar a lista completa com os pré-selecionados

Selecionados
Clique aqui para acessar a lista completa com os aprovados para a 2ª fase do Núcleo Experimental de Cinema

Clique aqui para acessar a lista da 2ª Chamada dos aprovados para a 2ª fase do Núcleo Experimental de Cinema

Sobre os Workshops e os convidados:

Os selecionados na entrevista participarão de encontros com diretores e produtores de grande importância para o cinema nacional, com o objetivo de debater o processo criativo e de produção de um filme. 

Convidados confirmados: 

Alê Abreu – Animador e diretor de cinema brasileiro. Diretor de O Menino e o mundo, animação indicada ao Oscar.
Formado em comunicação social, além de ter desenvolvido diversos trabalhos para publicidade, realizou os curtas Sirius (1993), Espantalho (1998) e, em 2007, a animação Passo, exibida em vários festivais pelo mundo. Nesse mesmo ano, o Anima Mundi homenageou o diretor com uma retrospectiva de seus filmes. Em 2008, lançou o longa-metragem Garoto cósmico e, em 2010, foi lançado seu segundo livro como autor, o infantil Mas será que nasceria a macieira? (FTD), em parceria com Priscilla Kellen. Ainda em 2010, foi convidado a criar a imagem dos 18 anos de Anima Mundi. Seu último longa, O menino e o mundo (2013), foi lançado em mais de 80 países, participou de mais de 150 festivais, além de ter vencido 37 prêmios, incluindo o Cristal du long métrage do Annecy International Animation Film Festival (França) e o Grand Prix – best feature film do World Festival of Animated Film – Animafest Zagreb (Croácia). Atualmente trabalha na pré-produção de seu terceiro longa-metragem.

Andrea Barata Ribeiro – Produtora. É umas das sócias fundadoras da O2 Filmes. 
Formada em comunicação social, produziu os longas Cidade de Deus, Domésticas, Viva voz, Não por acaso, Cidade dos homens, Ensaio sobre a cegueira, Xingu, A busca, A noite da virada, A deriva, entre outros. Para TV, produziu algumas temporadas das séries Cidade dos homens, Antonia, Som e fúria, Felizes para sempre e Os experientes. Além delas, é de Andrea a produção das séries Filhos do carnaval, A vaga e Destino. Em 2005, foi considerada pela publicação Variety uma das cinco produtoras mais influentes do mundo. Atualmente produz as séries A vaga, Destino e a primeira temporada de Rua Augusta, além dos longas Zoom e Malasartes e o duelo com a morte, ambos de Paulo Morelli, e os documentários Exodus e o Sentido da vida. 

Rodrigo Teixeira – Produtor 
É CEO da RT Features, que fundou nos anos 2000. Nesse mesmo ano, criou a marca Camisa Treze e lançou seu primeiro projeto editorial, uma coleção de livros sobre os maiores times de futebol do Brasil, que inspirou O Casamento de Romeu e Julieta (2005), primeiro longa produzido por Rodrigo Teixeira e dirigido e coproduzido por Bruno Barreto. Em 2006, lançou sua segunda coprodução, O cheiro do ralo, dirigida por Heitor Dhalia. Em 2010, a RT lançou três longas: a ficção Natimorto, baseada na obra homônima de Lourenço Mutarelli, e os documentários B1 e O vale dos esquecidos. Em 2011, lançou nos cinemas o longa Heleno. Em 2012, apresentou o longa dirigido por Karim Aïnouz, O abismo prateado, na quinzena dos realizadores do Festival de Cannes. Em 2013, realizou sua primeira produção internacional, Frances Ha, dirigida por Noah Baumbach. Em 2014, Rodrigo lançou três filmes brasileiros no cinema: Quando eu era vivo, Alemão  e Tim Maia . Ainda em 2014, lançou mais duas produções internacionais: Night Moves e Love is Strange e, em 2015, as produções Mistress America, A Bruxa e também Love.

Nara Sakarê – Idealizadora e diretora do Grupo de Pesquisa em Cinema com foco no trabalho do ator / AP43
Como diretora de atores participou dos longas Prova de coragem, de Roberto Gervitz, e Uma noite não é nada, de Alain Fresnot. Integrou a equipe de preparação de elenco dos filmes Desmundo, de Alain Fresnot; Cidade de Deus, de Fernando Meirelles; Não por acaso, de Philippe Barcinski, Jogo subterrâneo, de Roberto Gervitz; 14 Bis, de André Ristum; Pisando no branco, de André Pellenz. Codirigiu com André Meirelles Collazzi o curta-metragem Cylene e dirigiu os atores dos curtas Dois em uma torre, de Athanasios Kalogiannis; DES, do diretor Igor Bonacci, com as atrizes Laura Neiva, Camila Finn e o ator Bruno Gagliasso; e Grafitty, de Lilian Solá Santiago. Também dirigiu os atores no casting do longa Carisma imbecil, do diretor Sérgio Bianchi. Como atriz integrou o elenco dos filmes Tríade, de Amilcar Claro (a ser lançado em 2016); Lucas, de Rafael Yoshida; A encarnação do demônio, de José Mojica Marins; e Jogo subterrâneo, de Roberto Gervitz. Foi consultora de direcão de ator nas Oficinas Kinoforum 2015 e 2016 e é professora de interpretação para cinema na Escola de Arte Dramática (EAD-USP).

Otávio Bertolo – Designer de som e produtor musical
Formado em produção audiovisual, já desenvolveu diversos trabalhos para publicidade. Trabalha há 10 anos com criação de sound design, finalização, mixagem, edição de som, captação, foley, composição e produção de trilha sonora original. Já editou e mixou diversos longas e curtas, entre eles Incógnito (2015), no qual dividiu a direção com André Pagnossim, e também participou da edição de som e no som direto desse documentário que participou do 26º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo. No curta Bem aéreo (2014), realizou codireção e áudio. Já no longa Centro de gravidade (2011), dirigido por Steven Richter, participou da edição de som, sound design, mixagem e dublagem. No longa-metragem Vlado- 30 anos (2005), realizou edição de som e mixagem.  

Guta Bodick – Professora de maquiagem
Trabalha com composição de personagens (caracterização – maquiagem, cabelo e efeitos especiais) para cinema, fotografia, moda e eventos institucionais. Como arte educadora elabora e realiza projetos sociais e culturais, próprios ou em equipe, a serviço de conteúdos educacionais multi e interdisciplinares. Atua como professora e proponente do plano pedagógico Oficina de cabelo e maquiagem para adolescentes no Instituto Criar de TV e Cinema desde junho de 2004. Foi professora na disciplina de maquiagem para vídeo no programa de qualificação profissional do curso Locutor Noticiarista de TV e Apresentador de TV realizado no Senac São Paulo (2000 a 2014). É mediadora da oficina de audiovisual do projeto Vídeo na Escola do Instituto Criar de TV e Cinema desde agosto de 2011. Integra o Coletivo Grito (coletivo de produção de cinema) na área de direção de arte e caracterização – cabelo e maquiagem.

Fabio Danesi – Roteirista
Indicado ao Emmy, Fabio Danesi é roteirista-chefe da série O Negócio (HBO), eleita a Melhor Série da América Latina pelo prêmio argentino ATVC 2015. Criou e escreveu a série Julie e os Fantasmas (Nickelodeon), pela qual ganhou o APCA e foi indicado ao International Emmy Kids Awards. Foi roteirista das séries Mothern (GNT) e Descolados (MTV), e escreveu o filme Confia em Mim. 

Camila Raffanti – Roteirista
Atriz e escritora, Camila Raffanti desenvolveu e escreve a série O Negócio (HBO). Foi protagonista e roterista da série Mothern (GNT), indicada ao International Emmy Awards na categoria Melhor Série Dramática, e escreveu a série de animação Sítio do Picapau Amarelo (Globo). Para o teatro, adaptou a peça Confissões das Mulheres de 30, de Domingos de Oliveira, que ficou mais de cinco anos em cartaz e foi vista por mais de trezentas mil pessoas. 

Alexandre Soares Silva – Roteirista
Roteirista e autor de vários romances, Alexandre Soares Silva é roteirista da série O Negócio (HBO). Também escreveu a série de animação Sítio do Picapau Amarelo (Globo) e a sitcom Agora Vai (Sony). 

Matias Liebrecht – animador 
O animador brasileiro Matias Liebrecht, especializado na técnica de stop-motion há mais de uma década, vem atuando nas mais ousadas produções dos últimos anos na Europa, no Brasil e nos EUA. Matias começou a trilhar sua carreira como animador enquanto cursava Design na Alemanha, na Universidade de Ciências Aplicadas de Mainz, quando fez seu primeiro curta-metragem, e em pouco tempo estaria animando em séries de TV, comerciais e longas-metragens, ou fazendo story-boards, dirigindo, e criando personagens. Seu currículo como animador inclui 8 longa-metragens, entre eles Frankenweenie, assinado por Tim Burton, o brasileiro Minhocas, além de Boxtrolls e Kubo, os dois mais recentes trabalhos do renomado estúdio de animação americano Laika.

Beto Ribeiro
Beto Ribeiro é diretor e roteirista do filme Entre Mortos e Vivos, novo filme nacional de terror em desenvolvimento pela produtora Medialand, que será exibido no Canal Brasil. O longa faz parte de um projeto chamado Filme B, uma série de 5 filmes, que adota o formato de antologia, sendo um filme independente do outro. Roteirista, diretor e produtor executivo de diversas séries como: Investigação Criminal, P.O.L.I.C.I.A, Receitas Brasil, Operação Policial, Divisão de Homicídios, Anjos da Guarda, Os Amargos, Muito além do medo e Força de Elite. Beto é ainda membro oficial do Emmy e escritor.

Carla Albuquerque
Carla Albuquerque é diretora geral do projeto Filme B e do filme Entre Mortos e Vivos, novo filme nacional de terror em desenvolvimento pela produtora Medialand, que será exibido no Canal Brasil. O longa faz parte de um projeto chamado Filme B, uma série de 5 filmes, que adota o formato de antologia, sendo um filme independente do outro. Membro do Emmy e fundadora da Medialand, Carla é responsável por mais de vinte séries no ar – de realidade à ficção. Criou o primeiro programa de realidade policial do país e realizou também a primeira produção original da BBC no Brasil, a série Brazil Cookbook. 

Governo do Estado de SP