handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

Programação em

FILMES
OFICINAS E PALESTRAS
Exercícios de antropologia fílmica para observar e descrever com imagens

[Oficina]

Entre a ciência e a arte, o Cinema Antropológico é uma expressão original do documentário. Os filmes de Robert Flaherty, Jean Rouch, David MacDougall, Stephane Breton, Timothy Asch, Chris Marker, Alain Cavalier, entre outros, permitem uma profunda renovação do olhar interessado à vida das sociedades contemporâneas, próximas e distantes. A partir de atividades práticas, a oficina propõe uma desestabilização de sentidos e percepções.Inspirada em trabalhos desenvolvidos na escola de Nanterre, fundada por Jean Rouch, figura pioneira do filme etnográfico, essa oficina se interessa em como o uso da câmera modifica o olhar do observador sobre a realidade, e como essa experiência pode provocar reflexões e transformações. 

Em maio:

Arujá - 30 a 31/05 (quinta a sexta-feira) às 17h30

 

Laboratório de atuação para o cinema

[Oficina]

O laboratório de atuação para Cinema é uma oficina prática, onde serão realizados exercícios com câmera introduzindo o trabalho do ator na linguagem audiovisual.  Com ênfase na presença e organicidade da atuação para esta linguagem, buscamos um caminho para exposição do ator, com segurança, na intensidade adequada, de forma natural, não interpretada.  As dinâmicas propostas envolvem exercícios para tirar a tensão e trazer o ator para o momento presente (aqui e agora), exercícios de respiração buscando contato e percepção interior, estimulando a disponibilidade corporal, sensorial e emocional do ator, exercício de contracenação e ampliação da escuta.  Esse trabalho envolve também como educar o olhar para o entendimento da linguagem audiovisual (e suas diferenças com o teatro), explorando a relação ator/personagem e as relações da atuação com outras áreas da criação: fotografia, roteiro, som, direção de arte, etc.

Em maio:

Mogi das Cruzes - 07/05 (terça-feira) às 18h00

Jacareí - 08/05 (quarta-feira) às 14h00

Guararema - 09/05 (quinta-feira) às 14h00

São José dos Campos - 10/05 (sexta-feira) às 18h00

Suzano - 15/05 (quarta-feira) às 18h00

Enquadramento e composição fotográfica - Módulo II

[Oficina]

A existência de “regras” representa um desafio para o fotógrafo ousado. Embora em geral devam ser seguidas certas diretrizes para a composição, pode-se muitas vezes ignorá-las com bons resultados, e nenhum fotógrafo deve permitir que essas normas levem a melhor sobre o seu próprio gosto ou instinto artístico. Para cada regra, existem centenas de fotografias excelentes, onde ela foi deliberadamente desobedecida. Para aqueles que já possuem noções básicas no conceito e prática em enquadramento e composição fotográfica, será proposta uma continuidade no aprendizado. Unindo teoria e prática para desobedecer as regras clássicas e experimentar novas possibilidades de olhar. O participante entenderá que para desconstruir uma imagem, primeiramente ele deverá conhecer a construção da mesma nos métodos clássicos. Além disso, haverá uma parte prática com câmeras digitais e/ou analógicas para que os participantes possam treinar os conceitos mostrados em aula.

Em maio:

Cunha - 29/05 (quarta-feira) às 13h00

São Luiz do Paraitinga - 30/05 (quinta-feira) às 14h00

O poder da imagem

[Oficina]

A Oficina consiste em ensinar os conceitos técnicos básicos da Fotografia e utilizá-la como forma de expressão artística, fazendo um exercício de reflexão sobre a inclusão dos alunos na sociedade, na família e seus papéis sociais e históricos, demonstrando o poder que uma imagem tem de transmitir uma mensagem na sociedade atual. 

Em maio:

Dois Córregos - 14/05 (terça-feira) às 18h00

Bariri - 15/05 (quarta-feira) às 13h00

Jaú - 15/05 (quarta-feira) às 19h00

Iacanga - 17/05 (sexta-feira) às 13h00

 

 

O cinema dos meus sonhos

[Oficina]

Na oficina, os participantes realizam vídeos baseados em seus próprios sonhos. Os vídeos são roteirizados, gravados, editados, finalizados e exibidos durante o período da oficina, que tem como objetivo despertar a sensibilidade para o reconhecimento da linguagem audiovisual, utilizando celulares e câmeras como ferramentas de expressão.

Em maio:

Iporanga - 08/05 (quarta-feira) às 08h00

Cananeia - 09/05 (quinta-feira) às 18h00

Ilha Comprida - 10/05 (sexta-feira) às 14h00

Oficina de direção cinematográfica artística

[Oficina]

A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a maquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme. A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do “aluno”, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. 

Em maio:

Hortolândia - 06/05 (segunda-feira) às 18h30

Cosmópolis - 07/05 (terça-feira) e 08/05 (quarta-feira) às 19h00

Americana - 08/05 (quarta-feira) às 13h00

Nova Odessa - 09/05 (quinta-feira) e 10/05 (sexta-feira) às 19h00

 

 

Da ideia ao roteiro: aspectos elementares da criação

[Oficina]

A oficina irá oferecer ao participante noções técnicas e conceituais sobre o processo de criação do roteiro cinematográfico, bem como o desenvolvimento e a transformação de uma situação dramática em cena, exercitando os elementos expostos teoricamente.

Em maio:

Santa Cruz do Rio Pardo - 27/05 (segunda-feira) às 14h00

Ourinhos - 28/05 (terça-feira) às 14h00

Cine Terror

[Oficina]

Na oficina audiovisual os participantes realizam um filme de curta metragem inspirado em suas próprias ideias, tendo como tema o cinema de terror. A oficina pode ser adaptada para público de todas as idades, de crianças a adultos de todas as idades e aborda temas do imaginário popular e do cinema mundial.

Em maio:

Itaoca - 06/05 (segunda-feira) às 13h00

Iporanga - 07/05 (terça-feira) às 08h00

Oficina de dublagem

[Oficina]

A oficina livre de dublagem irá explorar de maneira descontraída a arte de dublar cenas e personagens. Primeiro serão análisados os diversos empregos dessa técnica na TV e no Cinema, a história da dublagem e sua evolução. Em seguida os participantes irão interpretar sequencias, inserindo nelas suas vozes e criando efeitos sonoros, usando recursos digitais. Serão apresentadas práticas vocais, captação de áudio, edição de áudio e vídeo e sincronização de som e imagem. Para isso serão aplicadas soluções de baixíssimo orçamento e o uso de programas gratuitos.

Em maio:

Guarujá - 23/05 (quinta-feira) às 14h00

Cubatão - 24/05 (sexta-feira) às 08h00

Oficina de produção de storyboard

[Oficina]

O storyboard é um desenho de cada plano a ser filmado numa cena, como se fosse uma história em quadrinhos do filme. Pode não parecer, mas esta é uma etapa essencial que ajuda o diretor a desenvolver seu olhar para os planos de cada filmagem e instruir sua equipe. Misturando teoria e prática, esta oficina irá analisar algumas obras de grandes diretores, mostrar embasamento sobre planos de cinema, conceitos de arte e de montagem, e, por fim, realizar um exercício prático de leitura de um roteiro e desenvolvimento de um Storyboard desenhado da cena por cada participante. Ressaltamos que não é necessário saber desenhar e sim, detalhar os elementos de cada plano de forma clara. 

Em maio:

Buritama - 10/05 (sexta-feira) às 13h00

Filme pintado

[Oficina]

A oficina de Filme Pintado estimula o contato com a materialidade da película (filme super 8mm) com a cor e principalmente, com a criação comum. A proposta é uma aventura para realização de imagens de um filme que surja do tato, dos gestos e da nossa intuição.

Em maio e junho:

Porangaba - 28/05 (terça-feira) às 08h00

Tatuí - 29/05 (quarta-feira) às 13h00

São Roque - 30/05 (quinta-feira) às 14h00

Laranjal Paulista - 01/06 (sábado) às 09h00

Oficina de produção de quadrinhos

[Oficina]

A oficina propõe desenvolver técnicas e olhares para realização de uma história em quadrinhos, de forma que cada participante entenda as ferramentas necessárias para se criar uma narrativa visual dividida em quadros, com balões, onomatopeias e desenvolvimento de personagens.

Em maio:

Guaiçara - 09/05 (quinta-feira) às 08h00

Buritama - 10/05 (sexta-feira) às 08h00

Fotografia e iluminação - teoria e prática

[Oficina]

A oficina visa preparar o participante para o uso e compreensão dos mecanismos de uma máquina fotográfica em modo manual,  como também proporcionar um contato técnico e pratico com a iluminação de estúdio ( Flash, Luz contínua e Acessórios), de modo que o participante venha a obter maior controle e profundidade sobre o processo da fotografia em geral.

Em maio:

Santo André - 13/05 (segunda-feira) às 18h30

São Caetano do Sul - 14/05 (terça-feira) às 14h00

Cotia - 15/05 (quarta-feira) às 18h00

São Bernardo do Campo - 16/05 (quinta-feira) às 17h00

Rio Grande da Serra - 17/05 (sexta-feira) às 13h00

Cine Camiseta - O cinema de ontem e sempre

[Palestra]

Vivência cinematográfica lúdica para crianças e adultos, com a demonstração de um projetor de cinema, um Super 8mm; projetando nas camisetas das pessoas. A camiseta vira uma tela viva, aguçando a imaginação e despertando os sentidos de ver, refletir e discutir sobre a história do cinema, que começou totalmente mecânico com película, depois passando pelas mídias físicas VHS/Beta, LaserDisc, DVD/Blu Ray, depois o cinema digital em HDs, até chegar aos dias de hoje: o cinema virtual (sem mídia).

Em maio:

Itatiba - 14/05 (terça-feira) às 13h00

Amparo - 15/05 (quarta-feira) às 13h00

Várzea Paulista - 16/05 (quinta-feira) às 19h00

Enquadramento e composição fotográfica - Módulo I

[Oficina]

A oficina de Enquadramento e Composição Fotográfica é um convite a observação do espaço, da natureza e cotidiano a partir de qualquer aparelho fotográfico: do celular à câmera profissional. O participante terá a oportunidade de afinar a sensibilidade do seu olhar. Tem como objetivo a introdução dos participantes às regras clássicas de enquadramento e composição fotográfica. Por meio de exemplos, os participantes conhecerão a “regra dos terços”, a influência do ponto de vista no efeito desejado, o rompimento de paradigmas fotográficos, entre outros conceitos de grande importância para uma linguagem bem trabalhada. Além disso, haverá uma parte prática com câmeras digitais e/ou analógicas para que os participantes possam treinar os conceitos mostrados em aula.

Em maio:

  • Presidente Venceslau - 02/05 (quinta-feira) horário a confirmar
  • Anhumas - 03/05 (sexta-feira) às 13h00
  • Presidente Prudente - 04/05 (sábado) às 08h00
  • Presidente Epitácio - 04/05 (sábado) às 13h30
  • Lorena - 28/05 (terça-feira) às 13h00
  • Guaratinguetá - 28/05 (terça-feira) às 19h00
  • Redenção da Serra - 31/05 (sexta-feira) às 13h00

 

História da atuação no cinema

[Palestra]

A palestra apresenta um panorama da história do ator no cinema. Por meio da análise de trechos de filmes, são apresentados diversos modos de aparecimento dos atores em distintas escolhas estéticas, suas técnicas, sua relação na criação do filme e com a direção. A palestra é voltada para aqueles querem saber mais sobre atuação e direção de atores no cinema e interessados na arte do ator em geral.

Em maio:

Miracatu - 21/05 (terça-feira) às 08h30

Itariri - 22/05 (quarta-feira) às 13h00

Registro - 23/05 (quinta-feira) às 19h00

Itanhaém - 24/05 (sexta-feira) às 13h30

 

Oficina de webclipe

[Oficina]

Oficina de 04 horas de duração, sendo a primeira hora dedicada para a introdução do conceito de webclipes através de exemplos e anúncio da música escolhida para o exercício prático (os participantes podem enviar suas próprias músicas, no caso de nenhuma música ser enviada antes, o exercício será feito em cima de uma música com direitos autorais liberados). As 03 horas restantes serão gastadas em concepção da ideia para o webclipe, captação de imagens e edição. O resultado do exercício é um vídeo de 01 minuto com parte da música escolhida, que será publicado nas plataformas do programa e poderá ser compartilhado por todos os participantes.

Em maio:

Avaré - 20/05 (segunda-feira) às 18h00

Piraju - 21/05 (terça-feira) às 18h00

Timburi - 22/05 (quarta-feira) às 18h00

Fartura - 23/05 (quinta-feira) às 13h00

Bernardino de Campos - 24/05 (sexta-feira) às 12h30

 

Figurino: Luz, câmera, ação!

[Oficina]

Esta oficina pretende apresentar e desenvolver diferentes processos de criação e construção de figurinos, partindo da análise de produções audiovisuais, como curtas metragens, publicidade, reality shows e obras cinematográficas, os participantes serão introduzidos aos principais conceitos e características que envolvem a criação de figurinos: pesquisa de referências e de materiais; apresentação visual do figurino através do croqui; estudo e decupagem do roteiro. Os alunos serão orientados em um exercício prático, na construção de figurinos a partir da transformação / customização / envelhecimento de peças diversas.

Em maio:

São Bento do Sapucaí - 19/05 (domingo) às 16h30

Monteiro Lobato - 21/05 (terça-feira) às 14h00

Pindamonhangaba - 22/05 (quarta-feira) às 14h00

Taubaté - 23/05 (quinta-feira) às 13h00