Cinearte foi uma revista especializada em cinema, publicada de 1926 a 1942 no Rio de Janeiro. Constitui uma fonte indispensável para quem pesquisa a história do cinema e da crítica cinematográfica nacional. Além de representar um destaque na história das artes gráficas, por ser a primeira revista impressa no sistema de offset no Brasil.
Cinearte derivou da seção de cinema da revista Para Todos, cujo sucesso fornece o ensejo para uma revista inteiramente voltada ao assunto. À frente do empreendimento estavam os jornalistas Mário Behring e Adhemar Gonzaga.
A Cinearte não é a primeira revista direcionada exclusivamente para o tema; já existiam algumas publicações brasileiras anteriores: Cinema (1913, impressa em Paris); A Fita (1913); Revista dos Cinemas (1917); Palcos e Telas (1918); Cine Revista (1919); A Tela e Artes e Artistas (1920); Telas e Ribaltas, a Scena Muda (1921) e Foto Film (1922).
Essas publicações demonstram o desenvolvimento do interesse da sociedade pelo assunto e refletem o crescimento de uma incipiente indústria cinematográfica nacional que, no momento da primeira edição da Cinearte, estava completando aproximadamente trinta anos de existência, contando a partir da primeira película produzida no Brasil, atribuída a Paschoal Segreto.
Uma das seções da revista era direcionada ao cinema nacional (passou por diversos nomes ao longo das publicações: “seção filmagem brasileira”, “cinema do Brasil” e “cinema brasileiro”). Nela, eram divulgadas as produções em andamento, abertura de novas salas de cinema pelo país, matérias sobre os filmes em exibição, sinopses, críticas, entrevistas com os intérpretes e curiosidades da parte técnica.
O Brasil era um importante centro de importação de filmes, notadamente norte-americanos, que já dominavam a cena cinematográfica de então. Nessa vertente, Cinearte possuía uma seção dedicada ao cinema hollywoodiano, com páginas repletas de imagens dos atores e atrizes. Essa seção ajuda a promover o culto às estrelas de cinema, conhecido como star system, e vai difundir o ideal do padrão de beleza norte-americano, tão alheio por aqui.
O star system consistia em fomentar a curiosidade pela vida dos atores para além das telas do cinema, com reportagens, fotos e entrevistas. Essa publicidade impulsionaria os filmes em exibição, fator importante para as companhias cinematográficas. Tanto a mídia impressa quanto a cinematográfica vão se promover, conscientes da ajuda mútua que fornecem para garantir seus sucessos comerciais.
O star system foi um dos responsáveis pela consolidação de Hollywood, e um dos maiores incentivadores desse sistema foi a revista norte-americana Photoplay (1910), cujo design influenciou diretamente as páginas da Cinearte.
Cinearte reproduzia o modelo de star system, com atores e atrizes dos filmes do cinema nacional: