MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Midiateca

A Midiateca é o espaço de pesquisa ao acervo MIS. Abriga cópias digitalizadas do acervo museológico,  assim como o acervo bibliográfico.

Horário de funcionamento

Terça a sexta
13h às 18h

Último sábado de cada mês
13h às 18h

Contato

midiateca@mis-sp.org.br

O acervo bibliográfico é formado por livros, catálogos, periódicos, áudios e vídeos que possuem estreita relação com as temáticas encontradas no acervo museológico: fotografia, cinema, música, artes visuais, rádio e televisão. A construção desse acervo também se relaciona com os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Museu, dessa forma há publicações sobre a cidade de São Paulo – seus bairros e sua história – sobre o circo no Brasil e sobre a cultura popular brasileira, por exemplo.

Também é possível encontrar no acervo bibliográfico obras consideradas raras. Trata-se de publicações com tiragem reduzida de até 300 exemplares, edições de luxo, obras esgotadas e exemplares com anotações manuscritas, incluindo dedicatórias.

Localizado no piso Bucareste do Museu, esse espaço multimídia é dotado de sala de pesquisa equipada com televisores, aparelhos de Blu-Ray, CD, DVD e fita cassete, além de um computador para acesso ao Acervo On-line. A Midiateca conta também com duas moviolas, mesas de edição cinematográfica que hoje em dia são utilizadas para pequenas exibições de filmes em película 16 mm e 35 mm.

Orientação ao pesquisador

São atendidas pesquisas espontâneas e agendadas. Sugerimos a pesquisa agendada para consultas específicas e detalhadas ao acervo. O agendamento é realizado pelo e-mail midiateca@mis-sp.org.br

O acervo está disponível apenas para consulta local. Acesse aqui para informações sobre reprodução e uso de obras e documentos.

Para melhor preservar o acervo do Museu, não é permitida a entrada com alimentos e bebidas de qualquer espécie, bem como com bolsas, sacolas, mochilas, pastas e outros volumes de grandes dimensões.

Livros, catálogos e periódicos

A coleção conta com mais de seis mil livros e cerca de 2.600 catálogos. É possível consultar catálogos de mostras e festivais de cinema, exposições e outros eventos relacionados à produção cultural realizados nos últimos 50 anos, tanto em instituições paulistas como de outros estados do Brasil.
Também estão disponíveis catálogos das exposições produzidas pelo MIS.

Cinema, fotografia e música brasileira são os temas que podem ser pesquisados na coleção de periódicos. Trata-se de revistas especializadas, nacionais e internacionais, com caráter tanto informativo quanto técnico. Há publicações clássicas como a Cahiers du Cinèma, a Bianco e Nero e a Cinearte.

Áudio e video

Na Midiateca do MIS, é possível escutar os primeiros registros em áudio produzidos pela equipe do Museu na década de 1970, tais como a entrevista de Tarsila do Amaral, o debate sobre a Semana de Arte Moderna na residência de Guiomar Novaes e as entrevistas com os fotógrafos lambe-lambe que atuavam nos parques de São Paulo.

Também é possível ter acesso ao resultado de todos os projetos de História Oral realizados pelo Museu ao longo de sua história, registrados tanto em áudio quanto em vídeo.

O acervo também conta com DVDs de filmes nacionais e estrangeiros, dos gêneros animação, documentário, ficção, experimental e institucional.

Governo do Estado de SP