handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

O universo LGBTQIA+ no cinema musical

INSCREVA-SE

Um estranho no ninho do mundo cinematográfico. Assim sempre foi a posição dos filmes musicais na história do cinema – deslumbrante, incrível, empolgante, fascinante, mas muito esquisito. Esquisito? Estranho? Em inglês, queer. Assim como o vocábulo “gay” (que na língua inglesa significa “alegre”, e foi ao longo do século 20 ressignificado a ponto de hoje a palavra ser usada exclusivamente para referências às questões homossexuais), o termo “queer” originalmente definia aquilo que era estranho, esquisito e inusitado. E logo foi remanejado para designar as questões de sexualidade e identidade de gênero “desviantes” do padrão heteronormativo. Portanto, nada mais natural do que a junção dos “patinhos feios”: um gênero cinematográfico “diferentão” (o musical) e a representatividade de questões LGBTs, gays e queer. Essa conexão será abordada neste curso, no qual será feita uma reavaliação (e muitas vezes uma ressignificação) de diversos filmes musicais, num mergulho nessa fervilhante produção mundial, discutindo ainda teorias de gênero, teoria queer e estéticas cinematográficas salpicadas de camp, kitsch, trash e pop, visando demonstrar que, sim, o cinema musical tem tudo a ver com o universo LGBTQIA+. 

Aula 1 | Além do arco-íris: os anos dourados de Hollywood  

Aula 2 | Do Oscar ao underground: décadas de 1960 e 1970  

Aula 3 | We are in Xanadu: a renovação kitsch-camp dos anos 1970 e 1980  

Aula 4 | O musical queer no início do século 21  

Aula 5 | Muitas garotas românticas: a França de Jacques Demy, François Ozon, Chantal Akerman...  

Aula 6 | Musicais politicamente LGBTs  

Aula 7 | Yes, nós temos bananas: o cinema musical brasileiro 

Aula 8 | Musical queer: hoje & além 

 

  • Sobre o professor Lufe Steffenadd

    Lufe Steffen é cineasta, roteirista, escritor e jornalista. Dirigiu dois longas documentais, os premiados “São Paulo em Hi-Fi” (2016) e “A volta da pauliceia desvairada” (2012), ambos sobre a noite LGBTQIA+ paulistana. Roteirizou e dirigiu “Cinema diversidade”, série documental para TV em dez episódios sobre o cinema brasileiro LGBTQIA+ do século 21, exibida pelo canal Prime Box Brazil e inspirada em seu próprio livro “O cinema que ousa dizer seu nome” (2016, Editora Giostri). Publicou ainda o livro “Tragam os cavalos dançantes” (2008). Ministra oficinas de cinema sobre temas como LGBTs no cinema brasileiro e cinema queer mundial. Em 2018, criou e realizou o 1º workshop de roteiro audiovisual para pessoas trans. Em 2019, realizou a 1ª Mostra queer terror. Atualmente está em fase de finalização de seu 1º longa-metragem ficcional, o musical queer “Nós somos o amanhã”. 

  • Sobre o professor Luiz Ulianadd

    Luiz Ulian é pesquisador graduado em cinema e audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (2016) e mestre em comunicação e cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu a pesquisa “Estranhos que cantam e dançam: potências dissidentes no cinema musical” (2019), disponível no acervo ECO/UFRJ. Ministrou aulas na UFRJ e na UFF, nas disciplinas “Seminário nascido em chamas: cinema queer”, ao lado do prof. Denilson Lopes (2017), e “Musicais: utopias queer no audiovisual”, juntamente com o prof. Jocimar Dias Jr. (2018). Investiga cinema, estética, comunicação e suas possíveis ligações com questões queer e LGBT. Diretor do curta-metragem “Sétimo dia” (2016) e curador de mostra de cinema LGBT realizada em escola pública do Rio de Janeiro (mostra “Todas as cores”, 2014), além de organizador de oficinas realizadas em escolas públicas nas áreas de linguagem cinematográfica, roteiro, cinema e questões LGBT. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP