handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Como realizar um curta-metragem em casa

INSCREVA-SE

A diretora Luiza de Andrade, a roteirista Luísa Guanabara, o fotógrafo Marcelo de Andrade e o montador Inti Grespan são os professores deste curso que pretende guiar os alunos durante a realização de um curta-metragem com as limitações técnicas que podem ser impostas por poucos recursos. Cada aluno realizará o seu próprio curta-metragem dentro de casa. Em um primeiro momento, os alunos terão uma introdução teórica sobre o universo do curta-metragem. Em seguida, as aulas serão focadas na parte prática de como realizar um curta, com apresentação de softwares específicos de roteiro e edição, além de conceitos de fotografia e direção. Na aula prática de fotografia, será abordada a edição sob o ponto de vista da direção. Ao fim, os professores vão comentar as obras realizadas durante o curso.  

Módulo I 

Introdução: como realizar um curta-metragem  

Neste 1º momento, os alunos terão uma introdução teórica sobre como realizar um curta-metragem, com fundamentos de roteiro, direção, fotografia e montagem.  

Aula 1 | A professora de direção, Luiza de Andrade, vai abordar as responsabilidades de um diretor e as etapas da direção de um filme.  

Aula 2 | Luísa Guanabara, professora de roteiro, vai falar sobre como ter e desenvolver uma ideia, detalhando o processo criativo na escrita de um curta-metragem.  

Aula 3 | Como fotografar? Marcelo Andrade ensina teoria sobre o olhar fotográfico.  

Aula 4 | O professor Inti Grespan ensinará sobre conceito de montagem baseado nos teóricos Eisenstein e Walter Murch e apresentará o programa de edição Adobe Premiere.  

Aula 5 | Luiza Andrade vai analisar a direção de fotografia a partir do ponto de vista do Diretor. 

Aula 6 | Luísa Guanabara fala sobre construção de personagens e estrutura narrativa, explicitando a diferença entre o curta-metragem e outros formatos. 

Módulo II

Desenvolvimento: como escrever e desenvolver um curta-metragem 

Nesta etapa, os alunos iniciarão o processo de escrita do próprio curta-metragem. Irão se aprofundar em técnicas de direção, fotografia e montagem para que possam iniciar as gravações dos próprios curtas.  

Aula 1 | O equipamento e a gravação serão os tópicos da aula de Marcelo Andrade.  

Aula 2 | Nesta aula, Inti Grespan ensinará como utilizar de forma básica o Adobe Premiere, para que o aluno possa editar seu próprio filme.  

Aula 3 | A professora Luísa Guanabara irá ensinar a escrever um roteiro, utilizando um software específico, com dicas de formatação de diálogos, cabeçalhos, rubricas e transições.  

Aula 4 | Luiza de Andrade vai analisar a direção de arte do ponto de vista da direção e discutir as possibilidades de direção de ator.  

Aula 5 | Marcelo Andrade ensina mapa de luz e fotometria – iluminação no set de gravação.  

Aula 6 | Os quatro professores vão analisar um curta-metragem produzido durante a pandemia, explicando escolhas de direção, fotografia, roteiro e montagem.  

Módulo III

Finalização: como executar e finalizar um curta-metragem  

Os alunos poderão evoluir com os roteiros de seus curtas. Terão uma aula prática de fotografia e aprenderão sobre a edição sob o ponto de vista da direção. Ao fim, os professores vão comentar as obras dos alunos realizadas durante o curso.  

Aula 1 | Luísa Guanabara ensina como escrever uma cena: intenção, contexto, ação e diálogo.  

Aula 2 | Marcelo Andrade ensina montagem de luz ao vivo (online).  

Aula 3 | Luiza de Andrade falará sobre a pós-produção do filme. Como selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme para alcançar o resultado desejado.  

Aula 4 | Nesta aula, Inti Grespan ensinará como utilizar de forma avançada o Adobe Premiere, para que o aluno possa editar seu próprio filme.  

Aula 5 | Os alunos são convidados para apresentar o curta-metragem que produziram durante a oficina. Os professores de direção, roteiro, fotografia e montagem participam da aula.  

Aula 6 | Na última aula, seguiremos com as apresentações dos curtas que foram produzidos durante a oficina. Os professores de direção, roteiro, fotografia e montagem participam da aula.  

  • Sobre os professoresadd

    Luísa Guanabara é roteirista e professora de roteiro. É graduada em Rádio e TV, pós-graduada em Roteiro para Cinema e TV pela FAAP e mestra em Literatura e Crítica Literária. Criou a série documental “Verdades escondidas” (vencedora do Prêmio Cabíria 2020) e roteirizou o longa-metragem “O papai é pop” (com Lázaro Ramos e Paolla Oliveira) da Prodigo Films. No MIS, é professora de roteiro e curadora do programa Roteiros & Roteiristas. 

    Luiza de Andrade é diretora formada em Cinema pela FAAP, onde dirigiu seu primeiro curta-metragem “Tudo por Real”, que foi selecionado em diversos festivais, incluindo o e Festival Internacional de Curtas-Metragens de Faro (Faro, Portugal). Em 2007, foi para a Califórnia para se aperfeiçoar em técnicas de edição e montagem no Santa Barbara City College. Depois de formada, estudou diferentes técnicas de direção de atores, como os cursos sobre o método Meisner de atuação. Após adquirir experiência em montagem e direção de atores, em 2014 tornou-se diretora, já tendo realizado filmes publicitários para marcas como SKY, Avon, Schin, Danone, Nerf, 99 taxis, entre outras. Realizou outros projetos de cinema, incluindo seu segunda curta-metragem “À margem de nós mesmos” (2016), que participou de dezenas de festivais nacionais e internacionais, merecendo destaque para os prêmios de Melhor Direção no New Renaissance Film Festival (Amsterdã, Holanda), Melhor Atriz no Brazil International Film Festival (Rio de Janeiro), além de Melhor Filme LGBT e Melhor Edição no Lake View International Film Festival (Mohali, Índia). Em 2020, finalizou o curso para formação de roteiristas da Roteiraria (SP).   

    Marcelo Andrade é publicitário especializado em fotografia. Já fotografou para diversas editoras e agências de publicidade e fotografa em seu estúdio atores, modelos, famílias, crianças, personalidades. Foi professor na Escola de Fotografia Riguardare, no Senac e em cursos e workshops oferecidos no Estúdio H2O, onde é o fotógrafo chefe e proprietário. Conheça mais sobre seu trabalho em www.marceloandrade.com.br.  

    Inti Grespan é formado em Audiovisual pela ECA-USP. Trabalha no mercado como montador desde 2004 e já editou uma enorme gama de vídeos, séries, filmes publicitários e os longas-metragens, entre eles “Odeio o dia dos namorados”, “Copa de elite” e “Historietas assombradas, o filme”. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa