handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp

O MIS e o MIS Experience estão com as atividades presenciais suspensas.

[CURSO MIS ]

Muralismo, arte pública monumental: história, política, e seu renascimento na contemporaneidade

Ao analisar o muralismo a partir de relações históricas da prática da pintura sobre paredes, busca-se possibilitar ao público do curso um amplo repertório para compreensão da potência e entendimento da disseminação de uma arte pública, que, a partir da modernidade, obteve grande notoriedade mundial. De sua potência na relação com o público, às questões políticas e politizadas de seu fazer, veremos a partir do movimento muralista no México, e sua potencialização dada pelo graffiti hip hop estadunidense, uma explosão da visualidade pública urbana, sendo esta responsável, na atualidade, por fortes mudanças e quebra de paradigma nas paisagens das cidades pelo mundo a fora.

Aula 1 | México como expoente de dispersão de uma nova estética de pintura pública. Política, rupturas, influências, poética e contradições.

Aula 2 | Muralismo pelo mundo e a reinvindicação do espaço visual público. Muralismo no Brasil Modernista. Análises e motivações.

Aula 3 | Relações entre o muralismo e as pinturas sobre parede na história da arte, potencialização da estética no México e a influência do gaffiti hip hop numa passagem para uma arte mural mundial contemporânea.

Aula 4 | O novo muralismo na contemporaneidade. Influências, análises e motivações. Relações históricas, políticas, técnicas e poéticas em sua ampla disseminação pelo mundo.

Sobre o professor

Otavio Fabro (Ota) é artista e pesquisador. É mestre e doutor em Artes Visuais pela Unesp, tendo iniciado sua trajetória como grafiteiro no ano de 1998 na cidade de São Paulo. Colaborador da ONG Projeto Quixote desde o ano de 2001, inicialmente através do hip hop Urra, atualmente é coordenador do núcleo Usina de Imagens, atuando como professor em Artes Visuais e proferindo aulas de audiovisual e empreendedorismo através da street art/ graffiti a jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social. É diretor de arte e fundador da empresa Yo Street, especializada na estética do graffiti. Como pesquisador, profere palestras e publica artigos em livros, anais de congressos nacionais e internacionais sobre seus temas e processos de pesquisa artística. Ministrou aulas em seu estágio de docência para alunos do primeiro e terceiro anos no Instituto de Artes da Unesp durante os anos de 2011 e 2015 na disciplina Linguagem Tridimensional III e IV.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa