handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Produção cultural para criativos

INSCREVA-SE

O profissional criativo que deseja trabalhar na área de cultura e eventos encontra, atualmente, os mais diversos desafios no mercado cultural. Além de um amplo repertório cultural e uma instrumentalização para realizar projetos de destaque, o produtor cultural contemporâneo deve desenvolver habilidades de criação, planejamento e gestão, ao mesmo tempo que assimila a tecnologia como ferramenta que cada vez mais atravessa o campo da arte. A proposta do curso é trazer novas perspectivas do fazer cultural, passando pelas lógicas pública e privada, criação e formatação de projetos e os diversos caminhos para viabilizar propostas artísticas. O curso é voltado a artistas, produtores, criativos e interessados em arte, cultura e produção cultural que buscam ferramentas para transformar suas ideias em projetos ou ações artísticas.

Aula 1 | Início da jornada: Apresentação. Eixos da produção cultural. A importância da rede de contatos.

Aula 2 | Carta de navegação "pública e privada": lógica pública x lógica privada/documentos públicos.

Aula 3 | Planejando o projeto: da ideia à ação.

Aula 4: Captando recursos: fomento, apoio, patrocínio e novas plataformas.

  • Sobre a professora Gabrielle Araújoadd

    Gabrielle Araújo é multiartista, empresária e curadora. Tem formação em Comunicação Social e Artes Cênicas. Trabalha há 15 anos com comunicação e cultura, atuando ativamente no setor cultural paulistano como artista e realizadora de projetos, com passagens em instituições como TV Cultura, Brazucah Produções e MIS - Museu da Imagem e do Som, onde atuou como curadora de projetos e diretora de produção de exposições de destaque como "Stanley Kubrick", "Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição" e "O mundo de Tim Burton" .Também ocupou a Coordenadoria de Programação e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, dirigindo a curadoria e a organização de eventos como Virada Cultural, Circuito Municipal de Cultura e Aniversário de São Paulo. Ao longo da sua carreira nas artes cênicas, trabalhou como atriz e produtora de diversos espetáculos de destaque na cena teatral, participando de festivais nacionais e internacionais. Desde 2012 é diretora da Caboclas Produções, produtora independente que realiza projetos culturais com foco nas artes cênicas, performance e projetos híbridos, contemplada em 2020 com o Prêmio por Histórico de Realização em Teatro no estado de São Paulo pela Lei Aldir Blanc. Entre seus projetos artísticos recentes, destaca-se a realização dos espetáculos virtuais "Microalucinações amorosas" (dir. Lavínia Pannunzio) e "Alguma coisa acontece…" (dir. Luiz Fernando Marques [Lubi]), o podcast ficcional "Onde mora o Natal em SP?", realizado para Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, além da produção e direção artística de "Revelando Hilda Hilst", projeto multilinguagem realizado em 2020 em comemoração aos 90 anos de Hilda Hilst no MIS - Museu da Imagem e do Som.

  • Sobre o professor Vander Linsadd

    Vander Lins é graduado em Comunicação Social e Artes Cênicas e tornou-se executivo chefe de projetos nas áreas culturais e corporativas em 2002. Já integrou a equipe de produção de importantes megaeventos, tais como Lollapalooza Brasil, Planeta Terra, Nokia Trends, Tomorrowland Brasil, Brahma Valley, Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, entre outros, além de desenvolver ações personalizadas para marcas atuantes no mercado nacional e internacional. Na administração pública foi supervisor de projetos especiais na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e um dos coordenadores responsáveis pelo planejamento, curadoria e produções dos megaeventos municipais: Aniversário de São Paulo, Carnaval de Rua, Desfiles Oficiais das Escolas de Samba de São Paulo, Virada Cultural, Mês da Cultura Independente (MCI), Festival Feira Preta, Jornada do Patrimônio, Festival de Natal de São Paulo, Réveillon na Paulista, entre outros. Nesse período, foi delegado representante de São Paulo nas unidades temáticas de cultura da rede Merco cidades e UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-americanas). Atualmente, é coordenador de eventos na Secretaria Municipal de Turismo, e é responsável pela implantação e coordenação dos eventos da cidade, sejam de iniciativas públicas ou projetos proprietários, aprovações de apoios e patrocínios, além de coordenar as ações com órgãos públicos, orçamento municipal dedicado e do projeto Triângulo SP, que consiste na requalificação urbana do atual Centro Histórico.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa