handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

História do cinema Super 8 brasileiro: entre polêmicas, ciclos regionais e festivais de cinema

INSCREVA-SE

O curso apresenta um panorama da amplitude e diversidade da produção superoitista brasileira, de seu surto de produção mais consistente do fim da década de 1960 ao início da década de 1980, até sua renovação como formato nos dias atuais. Assim, procura mostrar as diversas formas de produção desenvolvidas, propostas estéticas, polêmicas internas, grupos e coletivos, surtos regionais e principais mostras e festivais que surgiram em torno da bitola cinematográfica Super 8, país a fora. Dá ênfase a certames como os Super Festivais Nacionais do Filme Super8mm do GRIFE, em São Paulo; os festivais promovidos pela antiga Escola Técnica Federal do Paraná, em Curitiba; as Jornadas Nacionais do Curta Metragem da Bahia, em Salvador; e o espaço dedicado ao cinema Super 8 no Festival de Cinema de Gramado, no Rio Grande do Sul. Além disso, fazer referência às inúmeras conexões com outros países da América Latina e de outras partes do mundo como México, Venezuela, França e Irã. 

O MIS possui diversas obras em Super 8, com destaque para o fundo Abrão Berman, tendo servido de base para a pesquisa que deu origem a este curso. 

Aula 1 | Nasce o Super 8: o surgimento da tecnologia e as primeiras produções no Brasil (1965-1972). 

Aula 2 | Super Festivais I: o início e a expansão dos principais festivais de cinema Super 8 no Brasil – surtos regionais superoitistas (1973-1976). 

Aula 3 | Super Festivais II: da consolidação à decadência dos festivais de cinema Super 8 no Brasil – polêmicas e mudanças tecnológicas (1977-1983). 

Aula 4 | Ciclos Regionais Superoitistas – Nordeste: principais polos de produção superoitistas no Brasil, grupos e realizadores. 

Aula 5 | Ciclos Regionais Superoitistas – Sul/Sudeste: principais polos de produção superoitistas no Brasil, grupos e realizadores. 

Aula 6 | “O Super8 não morreu, viva o Super 8”: as sucessivas voltas do formato que nunca morreu, o cenário atual de cinema Super 8 brasileiro e as principais mostras superoitistas da América Latina. 

  • Sobre o professor Flavio Rocha add

    Flavio Rocha pesquisa a produção e a circulação de filmes Super 8 na década de 1970 no Brasil. É mestre em Imagem e Som pela UFSCAR, especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC-Pr e graduado em História pela UFPR. É documentarista, fotógrafo e videomaker com enfoque em: teatro, artes visuais, música, culturas populares e populações tradicionais. Seu trabalho está diretamente ligado às práticas e manifestações cultuais do povo do litoral paranaense. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa