handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Introdução à História da Arte – Módulo V – do Abstracionismo a Contracultura

INSCREVA-SE

Sempre, diante da imagem, estamos diante do tempo. (Georges Didi-Huberman)  

O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e a ideia de beleza, qualidade, patrimônio cultural…  

Este curso tem seu foco nas artes visuais e seu principal objetivo é proporcionar caminhos para a interpretação de obras de arte e imagens produzidas ao longo do tempo, bem como refletir sobre as ideias contidas em tais produções culturais visuais que permaneceram ao longo da história ocidental. Assim, algumas questões que norteiam o curso são as seguintes: como podemos entender a história a partir das imagens? Como saber sobre as histórias das imagens? A produção cultural visual das sociedades nos dá pistas sobre como pensavam e como queriam fazer pensar?  

A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da História da Arte e da Cultura Visual, apresentando, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da História.  

O curso é dividido em cinco módulos que vão tratar da produção cultural visual e manifestações artísticas desde a chamada “pré-história” até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20. Ao todo serão 30 encontros de duas horas e meia semanais no decorrer do primeiro semestre do ano. Em cada encontro serão abordados os principais aspectos relacionados à estética do período estudado, os principais artistas e o contexto histórico, cultural e social em que tais obras foram produzidas.  

O curso tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecerão de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas e exibidas para análise, bem como seus contextos (produção e recepção).  

Módulo V

Aula 25 | Abstracionismo, dadaísmo, ready-made e surrealismo.

Retomaremos as discussões acerca do conceito de moderno/modernidade, contextualizaremos histórica e culturalmente a Europa entre guerras. Diante deste contexto abordaremos os movimentos abstracionista e dadaísta, com destaque para as obras ready-made e sua provocação sobre o conceito de arte. Trataremos também do surrealismo e seu contexto.

Aula 26 | Art nouveau e outros processos de uso das artes gráficas. Art déco.

Nesta aula trataremos o estilo conhecido como Art nouveau e outras propostas de artes gráficas para entender a utilização de imagens em publicidade, sejam imagens para vender produtos, sejam imagens para vender propostas de governos. Também falaremos da Bauhaus e do art déco.

Aula 27 | Modernismo na América Latina.

Perceberemos os impactos do modernismo na América Latina, onde os maiores expoentes são o movimento muralista mexicano e as obras de Frida Kahlo. Trataremos de trazer outras/os artistas latino-americanos do período, contextualizando suas obras.

Aula 28 | Modernismo no Brasil do Estado Novo.

Após a semana de Arte Moderna de 1922, as/os artistas modernistas seguiram criando. Veremos outras fases do modernismo brasileiro, e o uso de imagens durante o regime ditatorial do Estado Novo.

Aula 29 | A arte no pós-guerra: concretismo, neoconcretismo e expressionismo abstrato. Nesta aula abordaremos, a partir de algumas obras, o pensamento plástico após as desilusões da II Guerra Mundial.

Aula 30 | Caminhos da arte na segunda metade do século XX: Pop art, op art, performances e contracultura.

Na última aula do curso discutiremos a década de 1960, os movimentos de contracultura como a Tropicália, por exemplo, para que possamos conhecer a produção artística que baseou a chamada arte contemporânea.

  • Sobre a professora Valeria Peixoto de Alencaradd

    Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Descontos
    10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
    30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
    Gratuidade na compra do 11º curso
    50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos