handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!

[CURSO MIS ]

Mestres do horror: David Cronenberg

INSCREVA-SE

O canadense David Cronenberg, que completa 80 anos em 2023, é um dos cineastas mais provocativos e influentes de sua geração. Com 22 longas-metragens realizados e diversos curtas e telefilmes em quase 60 anos de carreira, o diretor é pioneiro no chamado “body horror” (horror corporal), tema que sempre abordou de maneira instigante e subversiva. Para além do horror, é um cineasta interessado em questões de sexualidade, em especial as consideradas desviantes, e os fetiches, bem como explorou de maneira singular o gênero da ficção científica, transitando entre o cinema independente e alguns sucessos de bilheteria, sem abrir mão de um olhar autoral. Cronenberg segue atuante e relevante, tendo provocado reações acaloradas na última edição do Festival de Cannes com a estreia de seu filme mais recente, “Crimes do futuro” (2022). 

A proposta do curso é apresentar um olhar detalhado à filmografia de David Cronenberg, passando por sua produção inicial com curtas e longas experimentais, e aos filmes que produziu ao lado da companhia Cinépix, “Calafrios” (1975) e “Enraivecida na fúria do sexo” (1977). Em seguida, serão abordados os filmes realizados com apoio estatal canadense, “Os filhos do medo” (1979), “Scanners: sua mente pode destruir” (1981) e “Videodrome: a síndrome do vídeo” (1983), e a alavancada do realizador ao cinema mainstream em Hollywood, que tem início com “A hora da zona morta” (1983), adaptado da obra de Stephen King, e atinge seu ápice com “A mosca” (1986). Serão discutidas, ainda, as produções adaptadas de literatura “inadaptável”, como “Mistérios e paixões” (1991), da obra de William S. Burroughs, e “Crash: estranhos prazeres” (1996), de J.G. Ballard, bem como suas representações do submundo do crime, com “Marcas da violência” (2005) e “Senhores do crime” (2007). Após o panorama completo da filmografia cronenberguiana, em uma abordagem ao mesmo tempo histórica, temática e analítica, o curso se encerra com “Crimes do futuro” (2022), filme que reúne diversas de suas idiossincrasias e marca uma espécie de retorno ao tema das transformações corporais, pelo qual Cronenberg é mais conhecido e celebrado até hoje. 

Aula 1 | Os primeiros experimentos e os anos Cinépix 

Aula 2 | O desejo que extrapola e psicossomatiza os corpos 

Aula 3 | A “crise” dos 1950 anos: um cineasta maduro e genial 

Aula 4 | Novos/velhos desafios e as histórias de crimes e violência 

Aula 5 | O cineasta (re)descobre Hollywood e reinventa seus astros 

Aula 6 | O ciclo se completa: Cronenberg “morre” e volta às origens 

  • Sobre a professora Beatriz Saldanhaadd

    Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, escreve regularmente para a revista eletrônica Les diaboliques, para catálogos de mostras, capítulos de livros e encartes de home video. Entre estes textos estão artigos sobre “Os filhos do medo” e “Scanners: sua mente pode destruir”, publicados nos encartes dos lançamentos oficiais dos respectivos filmes. Doutoranda em comunicação audiovisual, ministra cursos e palestras sobre cinema de horror. Integrou curadorias e júris de diversos festivais pelo país e realizou a mostra Les diaboliques, dedicada às diretoras de filmes de horror. 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP