handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

Vincent Van Gogh: a expressão da tragédia nietzscheana em sua vida e obra

INSCREVA-SE

O curso aborda a relação entre vida e obra em Vincent van Gogh, e é nesse sentido que a tragédia, enquanto fenômeno ontológico inerente ao indivíduo e à um determinado período histórico, transpassa da vida à arte através do mestre holandês e se revela tanto em sua consciência sobre a realidade, o que é possível observar através das cartas, como também sua expressão de mudança constante, as vibrações e movimentos, pictóricos, através do uso de certa brutalidade nas pinceladas, velocidade, pintura a plein air, escolha de temas e cores, contrastes e harmonizações. Este curso propõe revelar, neste ínterim, o estreitamento entre a vida e a obra em Vincent van Gogh, e, ademais, como através da arte ele transpassava sua consciência trágica (que pode ser pensada a partir da tragédia nietzcheana) sobre a vida, e como de sua tristeza e desespero ele lograva extrair tão viva as suas pinturas em sensações estéticas impactantes, à exemplo dos girassóis. 

Aula 1 | A tragicidade nietzscheana: a dualidade apolínea/ dionisíaca. A arte como alívio ou cura das dores existenciais, e como superabundância de vida ou transbordamento do viver. A aula trata da fundamentação teórica que melhor explica a consciência trágica do pintor holandês Vincent van Gogh. Em um segundo momento, ainda nesta aula, há que se revelar elementos da vida do pintor, especialmente a história de seus antepassados e a infância em seu contexto histórico. 

Aula 2 | Vincent van Gogh, o professor, o missionário e o artista. Neste momento é abordado todo o processo de desenvolvimento humano e cultural em Vincent van Gogh, bem como o conflito moral e interpessoal naquele determinado período histórico, tenha sido com sua família ou com os movimentos artísticos de vanguarda, com as mulheres e suas paixões. Ademais, será abordado também a fase holandesa do Vincent pintor, suas influências pictóricas, literárias e religiosas, suas experiências e como isso afetou sua produção artística e suas ideias. Cronologicamente, esta aula se encerra quando Vincent se muda para PARIS no ano de 1886. 

Aula 3 | Esta aula aborda o período mais denso e tenso da vida e obra de Vincent van Gogh, desde o momento em que ele se moderniza vivendo em Paris, passando por Arles e sua internação em Saint Remy, até sua morte nos campos de trigo em Auvers Sur Oise. Nesta última aula, a questão da tragédia fica exposta à inúmeras reflexões sobre a psicologia do pintor holandês, e como ele parecia encarar a vida como uma realidade inevitável e uma expressão do devir, no qual a arte começa a ganhar, definitivamente, um caráter de expressão máxima da visão do artista sobre a realidade, e o único sentido existencial. As várias mutações de sua arte, o exagero no empastamento, a velocidade das pinceladas, a proximidade à abstração da imagem, o flerte com a morte e a intensidade das cores, em tudo há expressão da visão de mundo e da condição psíquica do pintor 

  • Sobre o professor Mestre Felipe Quartim Barbosa Caçãoadd

    Mestre Felipe Quartim Barbosa Cação graduou-se em História pela UNITAU – Universidade de Taubaté – 2007. Realizou Mestrado em História Social da Arte (PUC – SP/ Capes e CNPQ, 2019, 2020, 2021) sobre a expressão da tragédia nietzscheana na vida e obra de Vincent van Gogh. É especialista (Latu senso) em Política e Sociedade no Brasil Contemporâneo pela Universidade de Taubaté, UNITAU, SP. Publicado o artigo de título: Papel dos escravos negros após a abolição. Orientador: Cyro de Barros Rezende Filho. Atualmente é artista e trabalha na produção e venda de pinturas. Currículo Lattes - CV: http://lattes.cnpq.br/9986724701702066 

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Governo do Estado de SP