handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Feminismos e cinema da América Latina

INSCREVA-SE

O curso parte de uma revisão dos vínculos entre feminismos e cinema e de uma análise das representações das personagens mulheres na filmografia latino-americana de diferentes períodos, em uma perspectiva crítica às suas condições simbólicas de resistência ou de passividade. A discussão envolve estudos que permitem aprofundar as reflexões sobre os conceitos de cinema e de políticas que se definem na dimensão feminista das produções realizadas por autoras latino-americanas. As abordagens às questões do feminino e dos feminismos ampliam as discussões sobre a subjetividade das personagens mulheres no cinema e a condição social da mulher na produção cinematográfica latino-americana.

Os estudos sobre as relações entre as representações das mulheres latino-americanas e a política desse cinema de autoria feminina suscitam uma análise voltada às estratégias, estéticas e narrativas desenvolvidas por suas diretoras para a elaboração de seus conteúdos. Discutir essas representações através de diferentes leituras objetiva ampliar a reflexão crítica dos participantes sobre o cinema e suas relações como os feminismos da América Latina.

Aula 1 | Aula introdutória. O lugar político da mulher no cinema latino-americano. Feminino, feminismos e a história da mulher. Questões políticas das representações das personagens mulheres: estratégias, estéticas e narrativas. Da filmografia clássica ao cinema moderno.

Aula 2 | Cinema Argentino. As relações entre as questões políticas e sociais e as formas de representações das personagens mulheres no cinema contemporâneo. A filmografia relacionada será analisada dialogando abertamente com as questões políticas feministas na Argentina.

Aula 3 | Cinema Brasileiro. Visões conservadoras e revolucionárias sobre as mulheres no cinema brasileiro. Com uma seleção de filmes dos períodos clássico, moderno e contemporâneo, serão apresentadas as caracterizações das mulheres na trajetória do cinema brasileiro realizado por diretoras.

Aula 4 | Cinema Peruano. Reflexão e crítica sobre as mulheres no contexto histórico da produção do cinema peruano. De Nora de Izcue a Joanna Lombardi: ciclos e movimentos do cinema de autoria feminina no Peru. Personagens mulheres e o imaginário andino no cinema de Claudia Llosa.

Aula 5 | Cinema Cubano. Mulheres, Revolução cubana e subdesenvolvimento. Análise do filme “De cierta manera” de Sara Gomes.

Aula 6 | Cinema uruguaio e outras cinematografias latino-americanas. Mulheres no cinema uruguaio: trabalho, resistência e subversão. Outras cinematografias latino-americanas.

  • Sobre o professora Ana Daniela de Souza Gilloneadd

    Ana Daniela de Souza Gillone é professora e pesquisadora de cinema, pós-doutorada pelo Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Coordenou cursos de extensão universitária promovidos pelo Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL – Memorial da América Latina) e ministrou cursos de cinema na FESPSP, no Centro de Estudios Brasileños da Universidad de Salamanca e no Programa de Mestrado em Estudios Latino-americanos da Universidad de Salamanca, além de cursos livres no MIS e nas unidades do Sesc. É pesquisadora do grupo de estudos Cinema Latino-americano e vanguardas artísticas, vinculado à Unifesp e ao CNPq.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    → 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

    → 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

    → Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

    → 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos