handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Música e psicologia na obra de John Lennon

INSCREVA-SE

O curso avalia o processo criativo de John Lennon, especialmente a partir de seu primeiro disco solo de 1970, e estendendo-se para o período novaiorquino, como uma experiência carregada de valor psicológico, que se entende como um estilo de “composição confessional”. Com base nos conhecimentos da Musicoterapia e da Psicologia Social, as canções são analisadas levando em conta tanto aspectos musicais (melodia, harmonia, arranjo, interpretação, instrumentação), como técnicos (captação, mixagem) e líricos (texto/letra), sempre no contexto do histórico de seu autor. O curso apresenta uma exploração crítica do processo de composição por meio de uma análise musical, psicossocial e prática, com uso de demonstração dos recursos composicionais ao vivo.

O objetivo deste curso é realizar uma observação detalhada sobre a obra de John Lennon, a partir de uma perspectiva musical e psicológica, sua relação com a vida pessoal do compositor e com a cidade de Nova York. O curso intenta, assim, apresentar um apanhado histórico da obra, com seu detalhamento musical e sua importância social, e em seguida, uma análise psicológica do contexto cultural e pessoal do autor, levando os alunos a conhecer detalhes do processo de composição de John Lennon em um contexto mais amplo.

Aula 1 | A criação artística na visão de Freud e de Jung

Aula 2 | Composição confessional em John Lennon

Aula 3 | Análise teórica e prática: Plastic Ono Band

Aula 4 | Análise teórica e prática: John Lennon em Nova York

 

Sobre o professor: Marcello Gabbay é colecionador, possuindo um acervo de mais de 400 itens sobre os Beatles, entre Lps, CDs, homevideos e livros, alguns deles cedidos para a John Lennon em Nova York no MIS. Doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio na Université Paris-Descartes (Sorbonne V), onde estudou com o sociólogo junguiano Michel Maffesoli. Especialista em Musicoterapia Preventiva e Social (FMU) e aluno de Psicologia Junguiana pelo Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa (IJEP). Professor universitário, pesquisador e autor do livro Comunicação poética e música popular (Ed. Appris, 2017), além de diversos artigos publicados no Brasil, América Latina e Europa. Músico e compositor.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)