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[CURSO MIS ]

História da Arte – Da Arte rupestre à Arte dos Séculos XVIII e XIX

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O curso, dividido em cinco módulos independentes, percorre da arte rupestre ao academicismo do século XIX a partir de imagens selecionadas e discutidas em aula com uma metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecem de modo dialogado com os participantes. Também propõe analisar as obras em relação ao contexto histórico de produção, apontando para a arte como fonte histórica. Em relação aos contextos de recepção de tais obras na contemporaneidade, discute as possibilidades de trabalho com essas obras em museus e salas de aula. O foco do curso está nas artes visuais, mas dialoga com outras linguagens da arte. 

Módulo I – Da Arte Rupestre à Antiguidade clássica  

Este primeiro módulo do curso de História da Arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais rupestres, a visualidade no Egito antigo, Grécia e Roma clássicas, problematizando o próprio conceito de arte atribuído às produções da Antiguidade como uma construção do mundo ocidental.   

Aula 1 | Conceitos de arte e de cultura visual. Arte como fonte histórica. Arte rupestre. Egito antigo.   

A aula introduz os conceitos de arte e cultura visual, que serão retomados na segunda aula, bem como nos módulos seguintes.  

Aula 2 | Grécia antiga (períodos arcaico, clássico e helenístico).  

Nesta aula, será analisada a produção cultural visual de cada período citado, percebendo o contexto de produção das obras e as transições entre eles.  

Aula 3 | Roma antiga. Seguindo o período da Antiguidade europeia, serão analisadas as características das obras executadas no período romano, percebendo as semelhanças e diferenças em relação ao mundo grego.  

Aula 4 | Possibilidades expositivas e educativas com a arte e visualidade da Antiguidade.  

Na aula de encerramento do módulo, serão retomadas questões e dúvidas sobre os estudos da cultura visual que permearam as aulas e será discutida a ideia de patrimônio cultural. Também será abordado o olhar contemporâneo para tais produções do passado, problematizando o contexto de recepção, seja no museu, seja na escola.  

  

Módulo II – Arte Medieval: A Conversa entre Religião e Visualidade 

Este segundo módulo do curso de História da Arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais, seja pintura, escultura e arquitetura, do período medieval e sua relação com a religiosidade, seja na Europa Ocidental ou Oriental. Serão abordados o cristianismo e o islamismo como influenciadores da produção visual e a visualidade católica.  

Apresenta também a produção cultural medieval e a reverberação de tal visualidade na contemporaneidade, especialmente a visualidade católica na cultura brasileira. Estuda as transformações e contextos dos últimos séculos do Império Romano e as influências desse contexto na chamada arte paleocristã e na arte românica. Apresenta as características da arte islâmica. Identifica as características estéticas da arte gótica e sua relação com o contexto da época. E discute as possibilidades expositivas e educativas da produção cultural medieval na contemporaneidade.  

Aula 1 | Alta Idade Média. Arte paleocristã. A função social da arte religiosa e a relação de sua função com as transformações estéticas. 

Serão retomados alguns conceitos do módulo I, como arte e cultura visual, basilares para continuar os estudos de arte medieval. Em seguida, serão consideradas as transformações sociais com o final do Império Romano do Ocidente e o surgimento da arte religiosa denominada paleocristã ou primitiva cristã.  

Aula 2 | Arte Bizantina e Muçulmana. Império Romano do Oriente.  

Transformações ocorridas no momento em que a capital do Império Romano se transfere para Constantinopla e produção cultural visual e características estéticas da arte religiosa bizantina e muçulmana.   

Aula 3 | Novos estilos: povos bárbaros, carolíngeos, otonianos e românicos. A fé militante.  

Europa ocidental e a produção visual nova construída por povos e reinos diferentes. Será aberto um espaço para problematização da produção estética e visual de povos não europeus dessa mesma época.  

Aula 4 | Baixa Idade Média. Gótico.  

Encerramento do longo período da História denominado medieval a partir das produções visuais do gótico. Características estéticas da arte gótica, transformações políticas, sociais e econômicas da cidade medieval e período de transição para o que na História da Arte convencionou-se denominar, Renascimento.  

  

Módulo III – Renascimento 

Este terceiro módulo do curso de História da Arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais, seja pintura, escultura e arquitetura, do período denominado Renascimento nas Artes (séculos XIV, XV e XVI). Seria mesmo um renascimento? O foco do curso são as artes visuais, sem perder o diálogo com as outras linguagens da arte e com as possibilidades de tal visualidade na contemporaneidade.   

O objetivo do curso é apresentar o contexto político, social e econômico no período de transição entre as denominadas eras medieval e moderna, que no Renascimento italiano é chamada de Trecento (século XIV). Estudar as obras e contextos dos séculos XV e XVI. Identificar as características estéticas da arte e de artistas do Quattrocento e do Cinquecento. Conhecer e reconhecer os artistas renascentistas das cidades da península itálica e de outras regiões da Europa. Analisar criticamente os conceitos de renascimento, beleza e genialidade.  

Aula 1 | Renascimento – Trecento (séc. XIV). Transformações sociais e estéticas do período.  

A primeira aula abordará de forma crítica o conceito de Renascimento, apresentará características da produção cultural visual produzida no período denominado Trecento, contextualizando-as com o tempo em que foram realizadas e expostas, bem como com a contemporaneidade.  

Aula 2 | Renascimento – Quattrocento. Características estéticas e os artistas do século XV.  

Nesta aula serão apresentadas as características estéticas da arte e de artistas do século XV. Será discutido o contexto histórico de tais produções e artistas, retomando a crítica ao conceito de “Renascimento” da aula anterior, acrescentando um olhar crítico às noções de beleza e genialidade nas artes visuais.  

Aula 3 | Renascimento – Cinquecento. Características estéticas e os artistas do século XVI  

A terceira aula tratará do último período da Renascença italiana. Serão apresentadas e discutidas as características estéticas do período e os artistas mais citados, bem como o contexto de transição para o Maneirismo que virá a seguir.  

Aula 4 | A Renascença fora da Península Itálica. Contexto político, social, cultural e econômico.  

A última aula deste módulo está reservada para a apresentação e discussão de artistas dos Países Baixos, Flandres, Sacro Império Germânico e Península Ibérica do mesmo período do Renascimento que ocorria na Itália, quando encerraremos a discussão sobre o conceito de renascimento e as possibilidades de leituras de tais obras na contemporaneidade.  

  

Módulo IV – Maneirismo, barroco e rococó 

Este módulo do curso de História da Arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais maneiristas, barrocas e do rococó, entendendo seus contextos de produção, o exagero e desequilíbrios estéticos pós-Renascença. Serão apresentadas as características estéticas da arte e dos artistas dos três estilos na Europa e no Brasil, com destaque para as possibilidades estéticas do Barroco no Brasil colonial.   

O objetivo deste curso é compreender as transformações e contexto político, econômico, cultural e social da época. Perceber a arte barroca e sua ligação com a contrarreforma religiosa. Identificar as características estéticas de artistas maneiristas, barrocos e do Rococó. Tecer considerações críticas a respeito da relação direta do Barroco com as questões religiosas e suas diferentes consequências na arte. Analisar a estética aberta do Barroco e do Rococó presente nas produções visuais do Barroco na América Latina, especialmente no Brasil.  

Aula 1 | Maneirismo. 

Artistas maneiristas e suas obras e o contexto histórico e cultural do século XVI, com a revisão dos valores clássicos privilegiados pela Renascença. Expressões do Maneirismo no Brasil.  

Aula 2 | Barroco – Europa. 

Características estéticas da arte barroca na Europa e seus artistas. Análise do contexto social, cultural e político e a relação direta do Barroco com a contrarreforma e com o absolutismo ibérico e francês, especialmente. Características da arte barroca nos Países Baixos e península itálica, entre outras regiões europeias.   

Aula 3 | Barroco – América Latina em geral, Brasil em especial 

Estética barroca e as possibilidades que ela trouxe na representação de uma religiosidade latino-americana no geral e brasileira em particular. Características regionais do barroco brasileiro.  

Aula 4 | Rococó – Europa e Brasil. 

A última aula deste módulo apresenta as características e os artistas do estilo Rococó, que surgiu na França no século XVIII como um desdobramento do barroco. Também apresentará obras que podem ser consideradas como arte Rococó ou influenciadas por ela, no Brasil.  

  

Módulo V – Arte séculos XVIII e XIX: o academicismo na construção do nacionalismo 

Este módulo do curso de História da Arte analisa, a partir de fontes historiográficas e dos estudos da cultura visual, produções culturais visuais dos séculos XVIII e XIX, na Europa e no Brasil, destacando o neoclassicismo, romantismo e realismo nas artes visuais, dialogando com outras linguagens da arte, bem como com o contexto político, social e econômico. Ainda será abordado o surgimento dos museus nacionais e o papel da arte nesses espaços.  

O objetivo do curso é apresentar a produção cultural academicista dos séculos XVIII e XIX e compreender a reverberação de tal visualidade na contemporaneidade. Estudar as características do estilo neoclássico e a influência do contexto político e social nos estilos romântico e realista. Analisar criticamente o papel da arte nos museus nacionais europeus e brasileiros. Perceber as fontes visuais como documentos históricos e sua potência educacional.  

Aula 1 | Arte acadêmica: neoclassicismo europeu. Arte e identidade nacional. Surgimento dos museus.  

Nesta aula, serão abordados o estilo neoclássico e o contexto sociocultural que fomentou a estética que resgata valores clássicos da Antiguidade. Além disso, como a arte acadêmica foi utilizada para a construção da identidade nacional na Europa pela sua difusão nos grandes museus.   

Aula 2 | Arte acadêmica no Brasil: Missão artística francesa (1816). Arte e identidade nacional nos museus brasileiros. 

Produção artística brasileira no século XIX, com o surgimento da Escola de Belas Artes. Tentativa da construção de uma identidade nacional a partir do uso da cultura visual.  

Aula 3 | Romantismo. Imagens que criam imaginários. Era das revoluções.  

Construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Industrial, Independências). Cultura visual presente na vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.)  

Aula 4 | Realismo. Ciência e crítica social. 

Nesta aula de encerramento do módulo, serão estudadas a pintura e a escultura realista como crítica social para a partir daí, tecer considerações críticas contextualizadas à arte acadêmica, ao nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo neoclassicismo que reverbera na atualidade.  

  • Sobre a professora Valeria Peixoto de Alencaradd

    Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. Colaboradora da empresa Arteducação Produções, desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em História, Pedagogia e Licenciatura em Artes, nas disciplinas relacionadas a Patrimônio cultural e História da Arte. Atualmente é professora no Centro Universitário FMU.  

  • Condições dos cursos MISadd

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