handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

A história do cinema de horror IV – O horror contemporâneo – 2000s-2010s

INSCREVA-SE

A trajetória do horror nas telas – desde as primeiras experiências visuais de pioneiros do cinema, como os Irmãos Lumière e Georges Méliès, até os mestres contemporâneos, como Jordan Peele, Ari Aster e Robert Eggers – é a proposta deste panorama do gênero, que passa por todos os períodos em mais de um século de produção audiovisual ininterrupta. O curso é apresentado cronologicamente em quatro módulos, contextualizando a produção de horror de cada período conforme o ambiente histórico e sócio-político da época, demonstrando a capacidade do gênero em captar os temores, anseios e preocupações de cada geração e transformar em narrativas fantásticas que dialogam de maneira metafórica, simbólica ou explícita com essas questões.

 

Módulo 4 — O horror contemporâneo: 2000s-2010s

A ascensão do horror nas duas últimas décadas, impulsionado pela popularização dos filmes asiáticos de fantasmas e suas refilmagens ocidentais. O horror extremo no qual a morte não é mais a pior das ameaças, e o sangue novo dos atuais mestres de um gênero imortal.

Aula 1 | Voltando do além: O chamado, O grito, A herança e outros fantasmas orientais

Aula 2 | Pior do que a morte: o “torture porn” de Jogos mortais e o horror extremo francês

Aula 3 | A superprodução de horror nos universos compartilhados: Invocação do mal e Annabelle.

Aula 4 | Os novos mestres do horror: Ari Aster, Robert Eggers, Jordan Peele, Osgood Perkins etc.


Sobre o professor: Carlos Primati é jornalista, crítico, tradutor e pesquisador, especializado no gênero fantástico, inclusive na cena brasileira do horror e fantasia, desde Zé do Caixão e Ivan Cardoso até a produção contemporânea. Ministrou uma aula magna na mostra de Alfred Hitchcock no CCBB, em São Paulo, em 2011, e participou da retrospectiva completa do cineasta em Belo Horizonte, em 2013, com artigos para o catálogo, uma palestra e uma mesa de debate. É organizador, juntamente de Beatriz Saldanha, da antologia Única, primeira publicação brasileira dedicada exclusivamente a estudar a obra de Hitchcock.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Apoie o MIS ;)