handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
Cidadão SP
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
  • /governosp
[CURSO MIS ]

Artes Contemporâneas nas Áfricas

INSCREVA-SE

A variedade de métodos e experimentações é aspecto recorrente nos processos artísticos desenvolvidos ao longo da segunda metade do século XX. O conceito de arte contemporânea constitui-se, nesse período, associado tanto às instituições – museus, centros culturais, institutos de artes, galerias – quanto a iniciativas independentes de artistas e coletivos.  

O curso parte da análise das trajetórias e de obras de artistas africanos para pensar e problematizar noções de arte contemporânea. A complexidade de realidades, culturas e discursos desse vasto continente reverbera-se também na diversidade de produções criativas. Alguns artistas reavivam ou fortalecem suas relações ancestrais com seus ascendentes, outros as refutam, outros, ainda, transpõem suas fronteiras locais e estabelecem laços identitários com distintos povos e formas de vida.  

Aula 1| Arte contemporânea nas Áfricas: conceitos iniciais.  

Aula 2| Circuitos expositivos africanos na segunda metade do século XX.  

Aula 3| Análise de trajetórias artísticas: Nástio Mosquito, Naomi Wanjiku Gakunga, Esther Mahlangu, Frédéric Bruly Bouabré, entre outros.  

Aula 4| Projetos artístico-pedagógicos: a atuação de artistas como Barthélémy Toguo e Germaine Acogny. 

  • Sobre a professora Adriana Palma add

    Adriana Palma é historiadora e mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Atua como pesquisadora, curadora e professora. Foi pesquisadora junto ao Museu Afro Brasil. Realizou a coordenação de cursos de História da Arte junto à Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde também atuou como pesquisadora. Fez a curadoria da exposição “Rodrigo Linhares: experiências de vida através de reflexos” no Museu de Arte Contemporânea USP, mostra ganhadora do 1º Edital de Exposições Temporárias do Museu.  

      

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas 
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias. 

     → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

     → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas. 

       → Cancelamento de matrícula 
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.  

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.  

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula. 

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos

Assista #misemcasa