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[CURSO MIS ]

Introdução à História da Arte – da arte rupestre ao modernismo – 5 módulos

Sempre, diante da imagem, estamos diante do tempo. (Georges Didi-Huberman)  

O que é essa tal de arte, afinal? Ou melhor, o que e por que começamos a classificar determinada produção cultural como arte? Definir algo como arte ou não arte é assunto complexo que sempre vem carregado de juízos de valor com os quais lidamos sem ao menos sabermos, muitas vezes, de onde vieram tais julgamentos. Vale a mesma reflexão para as chamadas “belas artes” e a ideia de beleza, qualidade, patrimônio cultural…  

Este curso tem seu foco nas artes visuais e seu principal objetivo é proporcionar caminhos para a interpretação de obras de arte e imagens produzidas ao longo do tempo, bem como refletir sobre as ideias contidas em tais produções culturais visuais que permaneceram ao longo da história ocidental. Assim, algumas questões que norteiam o curso são as seguintes: como podemos entender a história a partir das imagens? Como saber sobre as histórias das imagens? A produção cultural visual das sociedades nos dá pistas sobre como pensavam e como queriam fazer pensar?  

A proposta é discutir o conceito de arte considerando os estudos da História da Arte e da Cultura Visual, apresentando, a partir de um recorte na história ocidental, de forma cronológica, um viés mais tradicional sem, no entanto, excluir as produções de artistas mulheres, negros/as e de povos nativos das Américas, produções que ao longo do tempo foram apagadas da História.  

O curso é dividido em cinco módulos que vão tratar da produção cultural visual e manifestações artísticas desde a chamada “pré-história” até os movimentos artísticos que surgiram na primeira metade do século 20. Ao todo serão 30 encontros de duas horas e meia semanais no decorrer do primeiro semestre do ano. Em cada encontro serão abordados os principais aspectos relacionados à estética do período estudado, os principais artistas e o contexto histórico, cultural e social em que tais obras foram produzidas.  

O curso tem sua metodologia pautada na mediação cultural, ou seja, as aulas acontecerão de modo dialogado com os participantes, a partir de imagens selecionadas e exibidas para análise, bem como seus contextos (produção e recepção).  

 

Módulo I

Aula 1 | Arte Rupestre e Egito Antigo

Conceitos de Arte e de Cultura Visual. Arte como fonte histórica. Arte rupestre. Egito antigo.

A partir das análises de imagens previamente selecionadas, os temas citados serão discutidos. O momento inicial da aula é introdutório, pois os conceitos de arte e cultura visual serão retomados na segunda aula, bem como nos módulos seguintes.

Aula 2 | Grécia antiga (períodos arcaico, clássico e helenístico).

A partir de imagens previamente selecionadas, nesta aula analisaremos a produção cultural visual de cada período citado, percebendo o contexto de produção das obras, e as transições deles.

Aula 3 | Arte na Roma antiga.

Seguindo o período da Antiguidade europeia, analisaremos as características das obras executadas no período romano, percebendo as semelhanças e diferenças em relação ao mundo grego além do surgimento de uma estética paleocristã.

Aula 4 | Arte Bizantina e Islâmica.

Seguiremos trazendo as transformações ocorridas no momento em que a capital do Império Romano se transfere para Constantinopla e trataremos da produção cultural visual e características estéticas da arte religiosa bizantina e islâmica.

Aula 5 | Alta Idade Média – novos estilos: povos bárbaros, carolíngeos, otonianos e românicos. A fé militante.

Nesta aula, nos voltaremos para a Europa ocidental novamente e trataremos de uma produção visual nova, construída por povos e reinos diferentes. Será ainda, aberto um espaço para refletirmos e problematizarmos sobre a produção estética e visual de povos não europeus nessa mesma época.

Aula 6 | Baixa Idade Média. Gótico.

Nesta aula, encerraremos o longo período da História denominado Medieval a partir das produções visuais do gótico. Iremos estudar as características estéticas da arte gótica, percebendo as transformações políticas, sociais e econômicas da cidade medieval e o período de transição para, o que na História da Arte convencionou-se a denominar, Renascimento.

Módulo II

Aula 7 | Renascimento – Trecento (séc. XIV). Transformações sociais e estéticas do período.

Esta aula abordará de forma crítica o conceito de “renascimento”, apresentará características da produção cultural visual produzida no período denominado “trecento”, contextualizando-as com o tempo em que foram realizadas e expostas, bem como com a contemporaneidade.

Aula 8 | Renascimento – Quattrocento. Características estéticas e os artistas do século XV.

Nesta aula serão apresentadas as características estéticas da arte e de artistas do século XV. Será discutido o contexto histórico de tais produções e artistas, retomando a crítica ao conceito de “Renascimento” da aula anterior, acrescentando um olhar crítico às noções de beleza e genialidade nas artes visuais.

Aula 9 | Renascimento – Cinquecento. Características estéticas e os artistas do século XVI

A aula tratará do último período da Renascença italiana. Serão apresentadas e discutidas as características estéticas do período e os artistas mais citados. Estudaremos esta fase e o seu contexto de transição para o Maneirismo que virá a seguir.

Aula 10 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 1).

Contexto político, social, cultural e econômico.

Apresentação e discussão de artistas dos Países Baixos, Flandres, Sacro Império Germânico, Inglaterra e Península Ibérica do mesmo período do Renascimento que ocorria na Itália, quando encerraremos a discussão sobre o conceito de “Renascimento” e as possibilidades de leituras de tais obras na contemporaneidade.

Aula 11 | A Renascença fora da Península Itálica (parte 2)

Aula 12 | Maneirismo.

Iremos conhecer os artistas maneiristas e suas obras percebendo o contexto histórico e cultural do século XVI e a revisão dos valores clássicos privilegiados pela renascença. Também analisaremos expressões do Maneirismo no Brasil.

Módulo III

Aula 13 | Barroco – Europa (parte 1)

Nesta aula iremos apresentar e discutir as características estéticas da arte barroca na Europa, bem como seus artistas. Analisaremos o contexto social, cultural e político e a relação direta do Barroco com a contrarreforma e com o absolutismo ibérico e francês, especialmente. Também serão apresentados nesta aula, as características da arte barroca nos países baixos e península itálica, entre outras regiões europeias.

Aula 14 – Barroco – Europa (parte2)

Aula 15 | Barroco – América Latina em geral, Brasil em especial

Uma vez conhecidas as características do barroco europeu e seu contexto histórico, iremos discutir a estética barroca e as possibilidades que ela trouxe na representação de uma religiosidade latino-americana no geral e brasileira em particular. Apresentaremos também as características regionais do barroco brasileiro.

Aula 16 | Rococó – Europa e Brasil

A última aula deste módulo apresenta as características e os artistas do estilo Rococó, que surgiu na França no século XVIII como um desdobramento do barroco. Também apresentará obras que podem ser consideradas como arte Rococó ou influenciadas por ela, no Brasil.

Aula 17 | Arte acadêmica: neoclassicismo europeu. Arte e identidade nacional. Surgimento dos museus.

Nesta aula será abordado o estilo neoclássico e contexto sociocultural que fomentou a estética que resgata valores clássicos da antiguidade. Além disso, como a arte acadêmica foi utilizada para a construção da identidade nacional na Europa pela sua difusão nos grandes museus.

Aula 18 | Arte acadêmica no Brasil: Missão artística francesa (1816). Arte e identidade nacional nos museus brasileiros.

Esta aula é uma continuação da aula anterior, agora com foco na produção artística brasileira no século XIX, com o surgimento da Escola de Belas Artes. Também discutiremos a tentativa da construção de uma identidade nacional a partir do uso da cultura visual.

Módulo IV

Aula 19 | Romantismo. Imagens que criam imaginários. Era das revoluções.

Esta aula analisará a construção de um imaginário e da identidade nacional a partir da análise de produções artísticas visuais românticas, na Europa e no Brasil, num contexto revolucionário (Revolução Francesa, Industrial, Independências). Trataremos também da cultura visual presente na vida cotidiana (cédulas e moedas, imprensa etc.)

Aula 20 | Realismo. Ciência e crítica social.

Nesta aula de encerramento do módulo iremos estudar a pintura e escultura realista como crítica social para a partir daí podermos, também, tecer considerações críticas contextualizadas a arte acadêmica, ao nacionalismo e ao ideal de beleza resgatado pelo neoclassicismo que reverbera na atualidade.

Aula 21 | Impressionismo e pós-impressionismo. Fotografia.

Esta aula será dedicada ao conceito de moderno/modernidade nas artes, entendendo o contexto histórico e cultural da época. Trataremos da primeira vanguarda europeia: o impressionismo e seu desdobramento, o pós-impressionismo. Também abordaremos o surgimento da fotografia e as experiências artísticas com esta nova técnica.

Aula 22 | Simbolismo. Fauvismo. Expressionismo.

Seguindo a apresentação de artistas das vanguardas europeias, trataremos dos movimentos citados, relacionando a produção ao contexto, sem desconsiderar nosso olhar atual sobre tais produções.

Aula 23 | Cubismo. Futurismo. Suprematismo.

Nesta aula, seguimos com as vanguardas e a relação com o contexto político europeu.

Aula 24 | Brasil modernista antes da semana de 1922. Semana de arte moderna.

Nesta aula retomamos o conceito de moderno/modernidade com o olhar para as produções de artistas brasileiros na chamada fase inicial do modernismo brasileiro.

Módulo V

Aula 25 | Abstracionismo, dadaísmo, ready-made e surrealismo.

Retomaremos as discussões acerca do conceito de moderno/modernidade, contextualizaremos histórica e culturalmente a Europa entre guerras. Diante deste contexto abordaremos os movimentos abstracionista e dadaísta, com destaque para as obras ready-made e sua provocação sobre o conceito de arte. Trataremos também do surrealismo e seu contexto.

Aula 26 | Art nouveau e outros processos de uso das artes gráficas. Art déco.

Nesta aula trataremos o estilo conhecido como Art nouveau e outras propostas de artes gráficas para entender a utilização de imagens em publicidade, sejam imagens para vender produtos, sejam imagens para vender propostas de governos. Também falaremos da Bauhaus e do art déco.

Aula 27 | Modernismo na América Latina.

Perceberemos os impactos do modernismo na América Latina, onde os maiores expoentes são o movimento muralista mexicano e as obras de Frida Kahlo. Trataremos de trazer outras/os artistas latino-americanos do período, contextualizando suas obras.

Aula 28 | Modernismo no Brasil do Estado Novo.

Após a semana de Arte Moderna de 1922, as/os artistas modernistas seguiram criando. Veremos outras fases do modernismo brasileiro, e o uso de imagens durante o regime ditatorial do Estado Novo.

Aula 29 | A arte no pós-guerra: concretismo, neoconcretismo e expressionismo abstrato. Nesta aula abordaremos, a partir de algumas obras, o pensamento plástico após as desilusões da II Guerra Mundial.

Aula 30 | Caminhos da arte na segunda metade do século XX: Pop art, op art, performances e contracultura.

Na última aula do curso discutiremos a década de 1960, os movimentos de contracultura como a Tropicália, por exemplo, para que possamos conhecer a produção artística que baseou a chamada arte contemporânea.

  • Sobre a professora Valeria Peixoto de Alencaradd

    Valeria Peixoto de Alencar possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Artes (2008) e doutorado em Artes (2015) pelo Instituto de Artes da Unesp. Possui experiência na área de Educação em Museus, Educação Patrimonial e Mediação Cultural. É colaboradora da empresa Arteducação Produções desde 2001, atuando como educadora, supervisora, coordenadora e formadora de educadores para exposições. Como docente, tem experiência como professora de História na Educação Básica e, no Ensino Superior, como professora nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Artes, nas disciplinas relacionadas a patrimônio cultural e história da Arte.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Aulas gravadas
    As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas
    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

    → Problemas técnicos
    Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

    → Realização das aulas
    Todas as aulas dos cursos online são realizadas exclusivamente ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas.

    → Cancelamento de matrícula
    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
    Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

    → Certificado
    Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

    → Descontos
    10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
    30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
    Gratuidade na compra do 11º curso
    50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

    → Desconto para pessoas a partir de 60 anos
    A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

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