handstalk, o conteúdo é acessivel com Vlibras!
[CURSO MIS ]

A história do Jornalismo em Quadrinhos e sua prática

INSCREVA-SE

Os quadrinhos nasceram no jornalismo. Publicações de jornais de 1600 já traziam desenhos que relatavam o cotidiano das grandes cidades, como as histórias de Giuseppe Maria Mitelli (1634-1718), que publicava em Bolonha, na Itália, casos como o A honorável vida de um preguiçoso, dedicado aos estudiosos do Ócio e em honra deles (Imageria/Veneta).

A proposta do curso é apresentar o contexto histórico em que o jornalismo em quadrinhos se desenvolveu como linguagem, fazendo um retrospecto de referências do século XVI até os dias atuais. No curso, serão abordadas as técnicas necessárias para produção de HQs jornalísticas, estudos de casos e de mercado, além da produção na prática de uma matéria em quadrinhos passando por todas as etapas do processo.

Durante a produção, acontecerão reuniões de avaliação de cada etapa e troca de experiências.

Sobre o professor

Alexandre de Maio é quadrinista. Em 2006 lançou sua primeira história em quadrinhos Os inimigos não mandam. Em 2010 começou a desenvolver o jornalismo em quadrinhos em diversos veículos midiáticos. Em 2013 ganhou o Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e lançou o livro em quadrinhos Desterro, publicado também na França em 2016, junto com os livros Génération Favela e Je Suis Rio. Em 2018, lançou o livro de jornalismo em quadrinhos Raul, a história de um golpista de cartão de crédito.

  • Condições dos cursos MISadd

    → Cancelamento do curso ou mudança de datas

    Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

    → Vagas remanescentes e lista de espera

    Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

    → Cancelamento de matrícula

    Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

    Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

    → É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

    Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Galeria de Fotos